terça-feira, 26 de julho de 2011
Campeonato Juvenil
RIO DE JANEIRO, 26.07.2011 - Já diz o ditado “O bom filho à casa torna”. Trinta e quatro anos depois, o Campeonato Mundial Juvenil está de volta ao Rio de Janeiro. Em 1977, os cariocas sediaram a primeira competição, vencida pela antiga URSS. O Brasil terminou com a medalha de bronze e a China com a prata. Em 2011, entre os dias 1º e 10 de agosto, a cidade receberá 16 delegações para a disputa da 16ª edição do torneio, com sedes nos ginásios do Maracanãzinho e Caio Martins (Niterói).
De volta ao mesmo cenário, o campeonato trás recordações especialmente aos que estiveram em quadra naquela ocasião. José Montanaro foi um deles. Na época, com 19 anos, Montanaro era um novato, com apenas dois anos de vôlei. E a fase foi de grande aprendizado e mudanças para todos.
“Claro que tivemos gerações anteriores que nos influenciaram, mas acredito que ali começou toda essa história que é conhecida até hoje no vôlei. Com a realização daquele Mundial, tivemos que montar um time competitivo e nos transferimos todos para o Rio de Janeiro, onde moramos durante o ano de 77. Acho que a nossa geração revolucionou”, disse Montanaro, hoje com 53 anos.
A rotina era pesada. O grupo, que contava com Montanaro, Renan, Amauri, entre outros, passou a morar junto e a treinar diariamente em tempo integral. A disciplina era um dos pontos fortes do time.
“Morávamos e treinávamos em zona militar e acredito que a disciplina, que era muito exigida naquele tempo, vem sendo mantida até os dias de hoje. De repente, esse ponto foi um dos mais importantes de todo esse processo”, comentou José Montanaro.
Do Telex ao mundo digital
Sediar uma edição de Campeonato Mundial e receber 16 seleções, em 2011, não é uma tarefa fácil. Exige uma estrutura de estadia, alimentação, quadra para treinos e jogos, transporte, entre outros muitos detalhes necessários para recepcionar atletas, comissões técnicas, arbitragem, dirigentes, imprensa, entre outros. Mas fazer tudo isso, em 1977, quando aconteceu a primeira edição do campeonato, foi bem mais complicado.
Segundo Paulo Márcio, atual assessor técnico da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e, na época, responsável por toda a parte técnica do Mundial, a forma de trabalho era completamente diferente. “Tínhamos que passar as informações das 34 equipes, que estavam divididas em quatro sedes, e fazer isso sem computador, internet e nem fax não era fácil. Usávamos telex naquele tempo”, contou Paulo Márcio.
O desafio foi lançado a partir do momento em que o Brasil decidiu sediar o campeonato. “Até hoje não sei como conseguimos. Na época, não tínhamos a estrutura necessária, mas as pessoas queriam contribuir. Era um orgulho pessoal cumprir tudo que foi planejado. E conseguimos. Tudo foi feito da melhor forma e mostramos ao mundo que o Brasil tinha condições de receber um evento desta dimensão e que era capaz de subir ao pódio no vôlei”, concluiu Paulo Márcio.
Em busca do penta
Estar de volta ao Rio de Janeiro representa reviver um momento de glória. A medalha de bronze logo na primeira edição do campeonato chegou a surpreender mesmo os que lutavam por ela. Dali em diante, o Brasil subiu ao pódio em 11 dos 15 Mundiais disputados. Essas conquistas chegam em 2011 como um estímulo a mais para a atual geração que defenderá o país em um dos principais palcos do vôlei mundial.
A equipe brasileira, comandada pelo técnico Leonardo de Carvalho, buscará o pentacampeonato. Atual campeão mundial na categoria, o Brasil conquistou a medalha de ouro nas edições de 93, 01, 07 e 09.
Os grupos
O Brasil está na chave A ao lado dos Estados Unidos, da Bulgária e do Japão. No grupo B estão as equipes da Argentina, da Tunísia, da Espanha e de Porto Rico. Já Rússia, Alemanha, Índia e Egito integram a chave C. E, no grupo D, estão os times do Irã, da Sérvia, da Bélgica e do Canadá.
Os jogos das chaves A e C serão realizados no ginásio do Maracanãzinho e, os grupos B e D, no Caio Martins, em Niterói. A entrada para todos os jogos é gratuita e os portões serão abertos duas horas antes de cada partida.
CAMPEONATO MUNDIALN JUVENIL 2011
FASE CLASSIFICATÓRIA
TABELA
GRUPO A (Maracanãzinho)
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Estados Unidos x Bulgária, às 16h
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Brasil x Japão, às 18h30
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Japão x Bulgária, às 16h
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Brasil x Estados Unidos, 18h30
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Estados Unidos x Japão, às 16h
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Bulgária x Brasil, 18h30
GRUPO B (Caio Martins)
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Argentina x Porto Rico, às 10h
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Tunísia x Espanha, às 12h30
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Porto Rico x Espanha, às 10h
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Argentina x Tunísia, 12h30
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Espanha x Argentina, às 10h
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Tunísia x Porto Rico, 12h30
GRUPO C (Maracanãzinho)
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Índia x Alemanha, às 10h
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Rússia x Egito, às 12h30
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Egito x Alemanha, às 10h
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Rússia x Índia, 12h30
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Índia x Egito, às 10h
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Alemanha x Rússia, 12h30
GRUPO D (Caio Martins)
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Irã x canadá, às 16h
01.08 (SEGUNDA-FEIRA) – Sérvia x Bélgica, às 18h30
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Canadá x Bélgica, às 16h
02.08 (TERÇA-FEIRA) – Irã x Sérvia, 18h30
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Bélgica x Irã, às 16h
03.08 (QUARTA-FEIRA) – Sérvia x Canadá, 18h30
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Brasília recebe a Copa Internacional de Vôlei com a participação de quatro seleções
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Paraibanos e cearenses vencem a sexta etapa
domingo, 15 de maio de 2011
CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: Semifinalistas definidos em João Pessoa
sexta-feira, 13 de maio de 2011
O RJX, equipe patrocinada pelo empresário Eike Batista e que estreará na Superliga Masculina na próxima temporada, fechou com mais um grande reforço nesta quarta-feira. Trata-se do central Lucão, que rescindiu o contrato com o Vôlei Futuro.
Com a aquisição, a equipe carioca já acertou com cinco jogadores de Seleção Brasileira (todos foram pré-convocados por Bernardinho para a próxima Liga Mundial). São eles: Dante, Marlon, Théo, Alan e, agora, Lucão.
O levantador Guilherme; os ponteiros Luiz Felipe Chupita, Vinícius e Thiago Senz; os centrais Riad, que estava no Trentino, da Itália, e Ualás também foram contratados.
De acordo com informações, a ideia inicial era trazer um jogador estrangeiro para compor a rede com Riad. Mas as negociações emperraram e a opção foi buscar alguém no mercado nacional.
Enquanto o RJX vai se reforçando com craques do vôlei nacional, o Vôlei Futuro, time que se destacou no início da temporada anterior pelo mesmo motivo, vai perdendo seus astros.
Após a saída do oposto Leandro Vissotto, que não teve o contrato renovado por opção da diretoria, Lucão - que ainda tinha um ano de vínculo - também deu adeus. O Vôlei Futuro parou nas semifinais da Superliga ao ser eliminado pelo Sada CruzeiroZé Roberto Guimarães é campeão turco pelo Fenerbahce
Técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães conquistou, nesta quarta-feira, o título do Campeonato Turco feminino pelo Fenerbahce. A equipe derrotou o VakifGunes por 3 sets a 2, parciais de 25/12, 25/20, 18/25, 19/25 e 15/12. Com o triunfo, o Fener fechou a série melhor de cinco em 3 a 0.
Em dezembro, o treinador brasileiro, que renovou o contrato por mais uma temporada, já havia conquistado o título Mundial. Após o troféu turco faturado nesta quarta (o terceiro consecutivo do time Istambul), Zé Roberto volta suas atenções para a Seleção. Seu próximo compromisso será a Copa Copa Pan-americana, entre os dias 29 de junho e 9 de julho.
Destaque do último Mundial, realizado no Japão, a russa Sokolova foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da temporada turca. Na ocasião, a Rússia derrotou o Brasil na final.
A levantadora brasileira Fofão, 41 anos, continuou sem ser relacionada no Fenerbahce. Como o regulamento prevê apenas três estrangeiras em cada partida, a veterana acabou sendo preterida, assim como grande parte da temporada. Desta forma, a possibilidade de um retorno ao Brasil é alto.
CBV repete europeus e muda sistema de pontuação das Superligas
Seguindo os passos dos principais campeonatos europeus, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) alterou o sistema de pontuação das Superligas Masculina e Feminina. A partir da próxima temporada, a equipe que perder no tie break (3 a 2) ganhará um ponto.
Com o intuito de deixar a disputa ainda mais equilibrada, a nova fórmula dará três pontos por triunfo com o placar de 3 sets a 0 ou 3 sets a 1. Em caso de vitória por 3 a 2, o time vencedor leva 2 tentos e o derrotado soma um. Desta forma, a briga pelo título fica mais intensa e os times intermediários passam a ter um maior incentivo.
Os campeonatos nacionais da Itália, principal do mundo, da Turquia, do Japão, entre outros, seguem este tipo de sistema há anos. Além disso, em competições entre seleções, como a Liga Mundial e o Grand Prix, também levam em consideração os mesmos parâmetros.
SELEÇÃO JUVENIL FEMININA: Brasil vence Rússia pela segunda vez consecutiva
RIO DE JANEIRO, 12.05.2010 – A seleção brasileira juvenil feminina venceu, pela segunda vez consecutiva, a Rússia. Nesta QUARTA-FEIRA (11.05), as brasileiras repetiram o placar do primeiro desafio e ganharam por 3 sets a 1 (25/17, 25/22, 27/29 e 25/21), em Moscou, na Rússia. Os amistosos fazem parte da preparação da equipe para o Mundial da categoria, que será disputado no Peru, entre os dias 22 e 31 de julho deste ano.
A levantadora Juliana Carrijo, convocada pela primeira vez este ano, fez sua estreia com a camisa da seleção verde-amarela. “Entramos concentradas e determinamos o ritmo da partida. Foi muito bom estrear na seleção. Trabalhei muito para estar aqui. Por isso, não vou desperdiçar essa oportunidade. Estou muito feliz”, disse a jogadora.
O Brasil tem seis títulos mundiais da categoria (87,89, 01, 03, 05 e 07) e lutará para recuperar a hegemonia, depois de terminar em terceiro lugar no último Mundial, em 2009.
Além de Juliana, o Brasil jogou com Sthefanie, Samara, Gabi Marjorie, Bia e a líbero Thaís.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Amanda Jogará 7º temporada pela equipe do Unilever.
CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: Sexta etapa movimenta João Pessoa
RIO DE JANEIRO, 12.05.11 – Um dos mais belos e tradicionais cenários do vôlei de praia nacional, a Praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), recebe a partir desta SEXTA-FEIRA (13.05), as disputas da sexta etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil 2011. A competição movimentará o litoral paraibano até DOMINGO (15.05), com entrada gratuita.
O primeiro dia de competição na capital paraibana é reservado à definição das últimas oito duplas garantidas na fase principal, que começa no SÁBADO (14.05). Estarão em quadra no qualifying 22 duplas – 13 masculinas e nove femininas.
No qualifying feminino, a disputa será entre Mainá/Pity (BA), Alba/Meirinha (BA/AL), Renata Teixeira/Evania (RN), Mônica Silva/Polyana (SE), Tatiana Silva/Danielle (RN), Luana/Nicole (CE), Bruninha/Raiane (PB), Taninha/Jucy (BA) e Malu/Mah (PB).
As quatro duplas classificadas se juntarão a Thati/Julia Schmidt (PB/ES), Aline/Haissa (BA/PR), Luiza Amélia/Carolina Horta (CE), Neide/Rebecca (AL/CE), Mayara/Shaylyn (CE), Lucí/Carol Castro (PB), Angélica/Thais (PB/RJ) e Yasmin/Renatinha (PB) na fase principal.
No masculino, a disputas pelas quatro vagas em jogo será mais acirrada, com 13 duplas envolvidas: Paulo Frank/Silas (BA), Pastor/Leandro (MA/PB), Ailton/Maicon (BA), Tiago/Márcio Gaudie (BA/RJ), Vinny/Washington (RN), Daniel Pontes/Henrique (RN), João Paulo/Yuri (PB/BA), Jayron/Gallo (RN), Renato Evangelista/Luizão (PB), Lipe/Gustavo (CE/RJ), Pablo/Felipe Rocha (MA), Evandro/Marcelo França (MA) e Renan/Betão (PB/MA).
Jô/Gilmário (PB), Fabiano/Ícaro (PE/PB), Bernardo Lima/Klaus (CE/PB), André Cunha/Rico (CE/PB), Valredes/Josias (CE/PB), Thiaguinho/Rodrigo (PB), Waldir/Leo (PB) e Franco/Marcus (CE/RJ) estão pré-classificados para a fase principal.
No torneio principal, as 12 parcerias em cada naipe formarão quatro chaves com três componentes cada. Ao fim da primeira fase, avançarão às quartas-de-final os dois melhores times de cada chave. As finais e disputas de terceiro lugar estão marcadas para a manhã de domingo.
Disputam o torneio na capital paraibana atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de jogadores da categoria Sub-21 de todo o território nacional.
CALENDÁRIO – CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL 2011
1ª Etapa: Fortaleza (CE) – 17 a 20 de fevereiro (Grupo 1)
Campeões: Neide/Rebecca (AL/CE) e Tiago/Gilmário (BA/PB)
2ª Etapa: Campo Grande (MS) – 24 a 27 de março (Grupo 3)
Campeões: Isabel Grael/Marcella (RJ/ES) e Júlio/Luciano (ES)
3ª Etapa: Natal (RN) – 31 de março a 03 de abril (Grupo 1)
Campeões: Thati/Júlia Schmidt (PB/ES) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB)
4ª Etapa: Goiânia (GO) – 28 de abril a 01 de maio (Grupo 3)
Campeões: Val/Sandressa (RJ/AL) Beto Pitta/Marcus (RJ)
5ª Etapa: Macapá (AP) – 05 a 08 de maio (Grupo 2)
Campeões: Izabel/Júlia Schmidt (PA/ES) e Bruno/Vitor Felipe (AM/PB)
6ª Etapa: João Pessoa (PB) – 12 a 15 de maio (Grupo 1)
7ª Etapa: Brasília (DF) – 19 a 22 de maio (Grupo 3)
8ª Etapa: Palmas (TO) – 26 a 28 de maio (Grupo 2)
9ª Etapa: Recife (PE) – 09 a 12 de junho (Grupo 1)
10ª Etapa: Belo Horizonte (BH) – 16 a 19 de junho (Grupo 3)
11ª Etapa: Belém (PA) – 23 a 26 de junho (Grupo 2)
12ª Etapa: Maceió (AL) – 07 a 10 de julho (Grupo 1)
13ª Etapa: Vitória (ES) – 14 a 17 de julho (Grupo 3)
14ª Etapa: Cuiabá (MT) – 21 a 24 de julho (Grupo 2)
15ª Etapa: Porto Velho (RO) – 04 a 07 de agosto (Grupo 2)
16ª Etapa: Aracajú (SE) – 11 a 14 de agosto (Grupo 1)
17ª Etapa: Rio de Janeiro (RJ) – 18 a 21 de agosto (Grupo 3)
18ª Etapa: Manaus (AM) – 25 a 28 de agosto (Grupo 2)
19ª Etapa: Salvador (BA) – 08 a 11 de setembro (Grupo 1)
20ª Etapa: Rio Branco (AC) – 15 a 18 de setembro (Grupo 2)
21ª Etapa: São Paulo (SP) – 15 a 18 de setembro (Grupo 3)
22ª Etapa: Teresina (PI) – 29 de setembro a 02 de outubro (Grupo 1)
23ª Etapa: Boa Vista (RR) – 13 a 16 de outubro (Grupo 2)
24ª Etapa: Florianópolis (SC) – 20 a 23 de outubro (Grupo 3)
25ª Etapa: São Luis (MA) – 03 a 06 de novembro (Grupo 1)
26ª Etapa: Maringá (PR) – 17 a 20 de novembro (Grupo 3)
27ª Etapa: Porto Alegre (RS) – 01 a 04 de dezembro (Grupo 3)
Juliana / Larissa levando 90 mulheres equipes Myslowice Open
Juliana / Larissa levando 90 mulheres equipes Myslowice Open
Myslowice, na Polónia, 11 de maio, 2011 - Liderados por defender Champions Tour Juliana Felisberta Silva / Larissa Franca do Brasil, um total de equipes de 90 mulheres de 33 países foram oficialmente inscritas EUA semana que vem 190 mil dólares Myslowice Open, o primeiro 2011 FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour na Europa e no segundo de três géneros única mulher eventos deste ano. Este será o quarto evento de mulheres no Swatch FIVB 2011 World Tour calendário seguintes etapas, em Brasília, Sanya e Xangai.
Comemorando seu 25 º aniversário em 2011, o internacional de voleibol de praia volta do circuito para a quarta temporada consecutiva a Myslowice e oitavo ano consecutivo, na Polónia. O Open de Myslowice, para ser jogado no Summer Sports Resort na comunidade do sudoeste polonês, será a segunda vez e pela primeira vez desde 2008 que uma mulher FIVB Swatch World Tour será realizada aqui. Também será a sétima vez nos últimos seis anos que as mulheres estarão jogando na Polônia. A segunda Swatch FIVB World Tour na Polônia
Os 33 países com equipes oficialmente inscritas no evento as mulheres Myslowice são Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, República Checa, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, Japão, Cazaquistão , da Letónia, Maurícias, México, Holanda, Noruega, Polônia, Rússia, República Eslovaca, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Estados Unidos e Venezuela.
A equipe feminina de posição superior na Europa é o Brasil reinante do Swatch FIVB World Tour campeões Juliana e Larissa, que são o tempo todo de carreira FIVB vencedores da medalha de ouro para as mulheres com 38. Entram neste ano Myslowice Open líder de 2011 Swatch FIVB World Tour, depois de vencer os dois primeiros eventos em Brasília e Sanya e terminando na semana passada quinto em Xangai.
Em 2010, começando com o título de Larissa / Brasília, Brasil, Juliana combinados para ganhar sete medalhas de ouro depois de vencer o título da temporada em 2009 com uma medalha de ouro FIVB recorde de oito. Juliana / Larissa conquistaram o Swatch FIVB World Tour coroa temporada cinco dos últimos seis anos. Eles também ganharam a medalha de ouro nos últimos eventos do Grand Slam em Stare Jablonki ea parada da turnê de 2007, em Varsóvia para dar-lhes três medalhas de ouro. Eles não jogar em Myslowice, em 2008, Juliana estava se recuperando de cirurgia no joelho.
"Temos que gostava de jogar na Polónia ao longo dos anos e após o nosso jogo em Xangai na semana passada, Larissa e eu estamos ansiosos para começar nossa agenda europeia fora com um revestimento de topo", comentou Juliana. "Estamos decepcionados com a forma como jogamos em Xangai, e sei que será mais focado em cada ponto esta semana em Myslowice."
Também retornando para Myslowice são três das quatro finalistas a partir de 2010, incluindo os vencedores da medalha de ouro Carolina e Maria Clara Salgado, do Brasil, medalhistas de prata Katrin Holtwick / Ilka Semmler da Alemanha e da equipe em quarto lugar de Sona Novakova / Tobiasova Tereza da República Checa.
Além de Juliana / Larissa, este ano o Myslowice campo Abrir inclui também as outras equipes medalha de vencedor dos dois últimos torneios em Stare Jablonki. Enquanto Juliana / Larissa conquistou a medalha de ouro nos dois anos, também jogando em Myslowice este ano será Chen chinesa Xue / Xi Zhang, medalhistas de prata em 2010, Louise da Austrália Bawden / Becchara Palmer, medalhistas de prata em 2009 e os vencedores dupla do Brasil a medalha de bronze-Maria Antonelli Antunes / Talita.
Dois dos outros adversários de topo em Myslowice, na próxima semana serão os quatro primeiros times a partir do evento da semana passada em Xangai. Sanne Keizer / Marleen Van Iersel veio de trás para ganhar sua primeira medalha de ouro ao derrotar FIVB defender FIVB World Champions Jennifer Kessy / April Ross, dos Estados Unidos em três sets (15-21, 26-24 e 15-13) em 62 minutos medalhistas de bronze junto com Doris e Stefanie Schwaiger, da Áustria, que venceu Lauren dos EUA Fendrick / Brooke Hanson.
Duas vezes medalhista de ouro olímpico Kerri Walsh, dos Estados Unidos entrou em Myslowice com Brittany Hochevar. Depois de não jogar juntos desde que venceu as Olimpíadas de 2008, Walsh começou a temporada com seu companheiro de equipe medalha de ouro olímpica, Misty May-Treanor, ganhando uma medalha de prata no Brasil e conseguir um quarto em Sanya após May-Treanor machucou o joelho na partida semifinal. Walsh, que ficou de fora na semana passada, e May-Treanor, que supostamente sofreu um entorse MCL menor, espera-se continuar a jogar juntos novamente no Grand Slam de Pequim, 06-11 junho, o primeiro Grand Slam do ano.
O calendário de 2011 conta com 15 mulheres e eventos 14 homens dentro de todas as cinco confederações FIVB mais um evento especial de mulheres de 24 times, entre homens e mulheres simples do teste realizado 09-14 agosto no Horse Londres Guards Parade, o local de vôlei de praia em Londres em 2012 os Jogos Olímpicos. O 2011 Swatch FIVB World Tour está a oferecer $ 7,64 milhões em prêmios em dinheiro. Doze dos torneios são combinadas dos homens e eventos das mulheres, incluindo o Campeonato Mundial em Roma de 13-16 junho e todos os seis Grand Slam pára.
A equipe medalha de ouro em Myslowice irá dividir $ 30.000, a prata $ 21.000 eo bronze US $ 15.000. Aqui estão as entradas oficiais, de 11 de maio:
Women’s Myslowice Open Entries (as of 11/05/11)
Women’s Main Draw Entries, Country
Barbara Hansel/Sara Montagnolli, Austria
Doris Schwaiger/Stefanie Schwaiger, Austria
Juliana Felisberta Silva/Larissa Franca, Brazil
Maria Antonelli/Talita Antunes, Brazil
Carolina Salgado/Maria Clara Salgado, Brazil
Heather Bansley/Elizabeth Maloney, Canada
Marie-Andree Lessard/Annie Martin, Canada
Chen Xue/Xi Zhang, China
Kristyna Kolocova/Marketa Slukova, Czech Republic
Andrezza "Rtvelo" Martins/Cristine "Saka" Santanna, Georgia
Sara Goller/Laura Ludwig, Germany
Jana Kohler/Julia Sude, Germany
Vassiliki Arvaniti/Maria Tsiartsiani, Greece
Greta Cicolari/Marta Menegatti, Italy
Bibiana Candelas/Mayra Garcia, Mexico
Sanne Keizer/Marleen Van Iersel, Netherlands
Renata Bekier/Daria Paszek, Poland
Karolina Sowala/Katarzyna Urban, Poland
Martyna Wardak/Joanna Wiatr, Poland
Liliana Fernandez/Elsa Baquerizo, Spain
Simone Kuhn/Nadine Zumkehr, Switzerland
Angie Akers/Nicole Branagh, United States
Lauren Fendrick/Brooke Hanson, United States
Jennifer Kessy/April Ross, United States
Women’s Qualification Tournament Entries, Country
Louise Bawden/Becchara Palmer, Australia
Tamsin Hinchley (Barnett)/Alice Rohkamper, Australia
Elisabeth Klopf/Valerie Teufl, Austria
Eva-Maria Pichler/Cornelia Rimser, Austria
Katrien Gielen/Liesbeth Mouha, Belgium
Priscilla Lese Lima/Renata Ribeiro, Brazil
Liliane Maestrini/Angela Vieira, Brazil
Evelina Tcholakova/Maria Todorova, Bulgaria
Jamie Lynn Broder/Ashley Voth, Canada
Kacie MacTavish/Julie Rodrigue, Canada
Ying Huang/Yuan Yue, China
Yuanyuan Ma/Fan Wang, China
Martina Bonnerova/Barbora Hermannova, Czech Republic
Romana Elblova/Stepanka Stastna, Czech Republic
Lenka Hajeckova/Hana Klapalova, Czech Republic
Sona Novakova/Tereza Tobiasova, Czech Republic
Karolina Rehackova/Michaela Vorlova, Czech Republic
Natalja Bratuhhina/Polina Bratuhhina, Estonia
Emilia Nystrom/Erika Nystrom, Finland
Melody Benhamou/Deborah Giaoui, France
Geeske Banck/Anja Gunther, Germany
Rieke Brink-Abeler/Angelina Grun, Germany
Karla Borger/Britta Buthe, Germany
Katrin Holtwick/Ilka Semmler, Germany
Stefanie Huttermann/Anni Schumacher, Germany
Lucy Boulton/Denise Johns, Great Britain
Zara Dampney/Shauna Mullin, Great Britain
Joanna Papgeorgiou/Christina Roubanis, Greece
Elisa Celia/Valeria Rosso, Italy
Chiara Ferretti/Laura Giombini, Italy
Daniela Gioria/Giulia Momoli, Italy
Laura Menon/Anna Scardigno, Italy
Junko Komada/Keiko Urata, Japan
Ayumi Kusano/Mutsami Ozaki, Japan
Sayaka Mizoe/Shinako Tanaka, Japan
Samalikova Bakhtygul/Marina Pilipenko, Kazakhstan
Tatyana Mashkova/Irina Tsimbalova, Kazakhstan
Inese Jursone/Inguna Minusa, Latvia
Elodie LI Yuko Lo/Natacha Rigerobert, Mauritius
Marielle Kloek/Merel Mooren, Netherlands
Madelein Meppelink/Marloes Wesselink, Netherlands
Jolien Sinnema/Margo Wiltens, Netherlands
Roos Van der Hoeven/Jantine Van der Vlist, Netherlands
Ragnhild Aas/Janne Kongshavn, Norway
Rita Eritsland/Cindy Treland, Norway
Kathrine Maaseide/Ingrid Torlen, Norway
Karolina Baran/Katarzyna Kociolek, Poland
Monika Brzostek/Kinga Kolosinska, Poland
Aneta Gancarczyk/Sylwia Pilarek, Poland
Martyna Kozinska/Agata Oleksy, Poland
Dariam Acevedo/Yarleen Santiago, Puerto Rico
Ekaterina Khomyakova/Evgenia Ukolova, Russia
Elizaveta Ryabova/Anastasia Vasina, Russia
Ekaterina Syrtseva/Anna Vozakova, Russia
Natalia Dubovcova/Dominika Nestarcova, Slovak Republic
Lucia Michalovicova/Zuzana Sajmovicova, Slovak Republic
Erika Fabjan/Simona Fabjan, Slovenia
Martina Jakob/Andreja Vodeb, Slovenia
Nadia Campisi/Cristina Hopf, Spain
Berta Antequera/Ester Ribera, Spain
Tora Hansson/Camilla Nilsson, Sweden
Rivia Oliveira/Nora Tawhid, Sweden
Svitlana Baburina/Viktoriia Smetaniuk, Ukraine
Inna Makhno/Iryna Makhno, Ukraine
Brittany Hochevar/Kerri Walsh, United States
Orquidea Vera/Ahizar Zuniaga, Venezuela
Superliga 2011/2012 terá sistema de pontuação alterado
Com Bernardinho no comando, seleção está quase completa
Com o grupo praticamente completo, a seleção masculina de vôlei segue sua preparação para a Liga Mundial, que começa no dia 27 de maio. O grupo está concentrado no Aryzão, em Saquarema (RJ), e nesta semana ganhou o reforço de cinco atletas e do técnico Bernardinho. Campeão da Superliga Feminina 10/11 pela Unilever (RJ), o treinador apresentou-se no início da semana e assumiu o comando dos trabalhos, que vinham sendo liderados pelos assistentes técnicos Rubinho e Chico dos Santos.
A 16 dias da estreia na Liga Mundial, contra Porto Rico, em San Juan, Bernardinho sabe que tem pouco tempo para preparar a equipe para o primeiro desafio da temporada 2011.
“A Superliga e os outros campeonatos nacionais não nos deram muito tempo para fazer a preparação da maneira adequada, já que precisamos dar um descanso aos atletas entre o término delas e o início dos treinamentos com a seleção. A Liga Mundial é uma competição longa e desgastante, e por isso precisamos refletir bastante sobre a utilização dos atletas no início”, acredita o treinador.
Atualmente, treinam no Aryzão o levantador Marlon, os líberos Alan (recuperando-se de um fratura no punho direito), Sérgio, Mario Junior; os opostos Leandro Vissotto, Theo e Wallace, os ponteiros Murilo, Giba, Thiago Alves, João Paulo Bravo e João Paulo Tavares e os centrais Gustavo, Lucas e Sidão. O levantador Bruno chega a Saquarema nesta quinta-feira (12.05). O central Rodrigão, liberado para alguns dias de folga, se reapresentará em alguns dias. Já o ponteiro Dante iniciará os treinamentos no dia 23, e não viajará com a equipe para Porto Rico.
“Temos um grupo que mantém as características das últimas temporadas. De um lado, temos os atletas mais experientes, que sabem o caminho das vitórias e fazem questão de manter nossos conceitos. De outros, temos os jovem, que chegam com disposição e força”, explica Bernardinho.
Na primeira fase da Liga Mundial, o Brasil divide o Grupo A com Porto Rico, Polônia e Estados Unidos. Nos dias 27 e28 de maio, os brasileiros enfrentarão os porto-riquenhos em San Juan. Depois, jogarão nas três semanas seguintes no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e São Paulo, contra Polônia, Estados Unidos e Porto Rico, respectivamente. Os compromissos seguintes serão contra os Estados Unidos, em Tulsa, e contra a Polônia, em Katowice, encerrando a primeira fase.
“É um grupo forte, que conta com três seleções que estão entre as candidatas ao título. Por outro lado, chegando à Fase Final, já estaremos com um ritmo bom. A seleção de Porto Rico, que teoricamente está em um patamar inferior, também é muito perigosa, pois joga sem responsabilidade. Os poloneses já estão garantidos na Fase Final e utilizarão a primeira fase como preparação. Os Estados Unidos, mesmo quando não estão bem, costumam dificultar muito a vida do Brasil”, avalia.
Na Liga Mundial, as 16 seleções são divididas em quatro chaves, de onde sairão as duas melhores para a Fase Final, que acontece em Gsdank, na Polônia. Por receberem a etapa decisiva, os poloneses já estão garantidos. No Grupo B, lutarão pela classificação Rússia, Bulgária, Japão e Alemanha. Enquanto isso, Argentina, Sérvia, Finlândia e Portugal formam a chave C. O Grupo D é composto por Itália, França, Cuba e Coreia do Sul.
SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL FEMININA: Em Moscou, Brasil vence a Rússia
No dia 11.05.2011. A seleção brasileira juvenil feminina de vôlei venceu, nesta QUARTA-FEIRA (10.05), a Rússia, de virada, por 3 sets a 1 (16/25, 25/20, 26/24 e 25/14), em Moscou, na Rússia. O amistoso faz parte da preparação do Brasil para o Mundial da categoria que será disputado no Peru entre os dias 22 e 31 de julho deste ano.
Para o treinador do Brasil, Luizomar de Moura, o jogo serviu para o time brasileiro se adaptar ao estilo de jogo da escola européia.
“Tivemos dificuldade no início da partida devido à aclimatação. A diferença do fuso de sete horas é complicada. Também não conhecíamos o adversário que não esteve no último Mundial Infanto-Juvenil, em 2009. No entanto, o confronto foi importante para nós enfrentarmos uma equipe alta com características européias de bola alta e força física”, disse o treinador.
O Brasil tem seis títulos mundiais da categoria (87,89, 01, 03, 05 e 07) e lutará para recuperar o título mundial depois de terminar em terceiro lugar no último Mundial, em 2009.
O Brasil jogou com Priscila, Sthefanie, Samara, Gabriela, Francine e Bia. Líbero: Tais
Entrou: Carol.