CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Juliana e Larissa se despedem com o pódio no Rio de Janeiro
Uma dupla que por nove anos acostumou-se às vitórias só poderia se despedir vencendo. Se não foi na final, como elas esperavam, Juliana e Larissa (CE/PA) escreveram o ponto final da história de uma das parcerias mais vitoriosas da história do vôlei de praia mundial garantindo o terceiro lugar da etapa carioca do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 com a vitória por 2 sets a 1 (21/15, 16/21 e 15/12) diante de Karin e Shaylyn (SUE/CE), nas areias de Copacabana. Assim, elas subiram juntas ao pódio pela 165ª e última vez.
Em 2013, as duas seguirão caminhos distintos. Enquanto Larissa se afastará das quadras por tempo indeterminado, motivada pelo desejo de realizar o sonho de ser mãe, Juliana seguirá nas areias, agora ao lado de Maria Elisa (PE).
“É um momento que mistura muitas emoções para mim. Ao mesmo tempo estou triste, por estar encerrando não só uma dupla, mas uma história que foi muito bonita e teve tantos momentos marcantes, e feliz, por ter sido uma decisão minha e da qual tenho absoluta certeza. Não mudaria nada, nem uma vírgula, na nossa história. O começo vai ser difícil, vou sentir falta, mas preciso ser forte. Já falei com o Reis (técnico) que vou aparecer para bater bola com ele de vez em quando e vou seguir assistindo aos jogos. Quero que a Juliana seja muito feliz na sequência da carreira dela. Vamos estar sempre juntas”, disse Larissa.
Após a vitória na disputa de terceiro lugar, Juliana e Larissa foram homenageadas pela Confederação Brasileira de Voleibol com a exibição de um vídeo dos melhores momentos da dupla.
“Foi uma história exemplar. Apanhamos juntas, crescemos muito uma com a outra e superamos todas as dificuldades. Foram muitos momentos de alegria e de vitórias. Aprendi muito com a Larissa e vou levar tudo isso para minha carreira e para minha vida pessoal também. Agora quero aproveitar esse final de ano para descansar e recarregar minhas baterias para recomeçar uma nova história com a Maria Elisa”, afirma.
Em nove anos de parceria, Juliana e Larissa conquistaram 1.016 vitórias e venceram 109 torneios. Estes resultados deram à dupla sete títulos do Circuito Mundial, cinco do Circuito Banco do Brasil, dois dos Jogos Pan-Americanos e um do Campeonato Mundial, além da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.
A dupla também ficou marcada pelos recordes que estabeleceu. No cenário internacional, Juliana e Larissa formam a dupla mais vezes campeã do Circuito Mundial (sete), com maior número de etapas vencidas (44) e com maior número de títulos em uma mesma temporada (oito, na temporada 2009).
Participaram ainda do jogo com maior número de pontos marcados na história do Circuito Mundial, quando derrotaram as eternas rivais Walsh e May, dos Estados Unidos, por 2 a 1 (28/26, 40/42 e 15/13), na final da etapa mexicana, em 2005.
No Circuito Banco do Brasil, estabeleceram o recorde de invencibilidade (60 jogos) e de títulos consecutivos (11), entre os anos de 2010 e 2011. Na temporada 2011, venceram 11 etapas, novo recorde de conquistas em um mesmo ano.
Técnico da dupla em toda sua trajetória, Reis Castro comentou o fim da parceria e revelou sua torcida para que Larissa volte às quadras em pouco tempo.
“A Larissa é uma guerreira e dedicou sua vida à dupla nestes últimos dez anos. Agora ela precisa descansar e tomou a decisão correta. Espero que ela decida voltar depois de um ano para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016”, acredita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário