terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Rodrigão estreia nas areias no Rio de Janeiro


Campeão olímpico e tricampeão mundial com a camisa da seleção brasileira de vôlei, o paulista Rodrigão inicia, neste final de semana, um novo desafio em sua carreira. Depois de 16 anos de muitas vitórias nas quadras, o atleta de 33 anos disputará sua primeira competição nas areias, a etapa carioca do Circuito Banco do Brasil Nacional 2012/2013. A sexta etapa da competição acontece entre SEXTA-FEIRA (30.11) e DOMINGO (02.12), nas quadras de areia da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro (RJ), e a entrada é gratuita. O torneio classifica os dois finalistas no masculino e no feminino para a sexta etapa do Circuito Banco do Brasil, que acontecerá no próximo final de semana, em Copacabana.
Integrante da seleção brasileira entre 1999 e 2012, Rodrigão encerrou seu ciclo com a camisa amarela com a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Londres, sua terceira. Como ficou fora da 19ª edição da Superliga, optou por migrar para a areia. Em sua primeira competição, Rodrigão terá a seu lado o experiente Carlão (SP).
“Sempre tive uma vontade grande de jogar vôlei de praia e, como não participarei da próxima edição da Superliga e não quero mais morar fora do país e, este é o melhor momento para que isso aconteça. Vou para esta primeira etapa com a expectativa de ver de perto como as coisas funcionam e aprender. O Carlão, que já joga há bastante tempo, está me ajudando muito nisso”, revela.
Rodrigão começou os treinamentos nas areias de Santos (SP) depois de defender o Al-Rayan, do Catar, no Mundial de Clubes, em outubro. Pelo pouco tempo no vôlei de praia, o campeão olímpico espera dificuldades em sua primeira competição oficial.
“Acompanho o vôlei de praia há bastante tempo, mas estou treinando profissionalmente há cerca de um mês e ainda tenho muito a aprender. Por isso, sei que terei muitas dificuldades nesse primeiro torneio. Jogarei contra atletas que participam das principais competições há bastante tempo e vêm com ritmo melhor que o meu. Se conseguir vencer uma partida, já será muito bom”, analisa.
Rodrigão e Carlão formam uma das oito duplas masculinas garantidas na fase principal da competição e só entrarão em quadra no SÁBADO (01.12). As outras sete são Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Jorge/Renatão (PB), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES), Marcus/Guto (RJ), Edson Filipe/Márcio Gaudie (ES/EJ), Juca/Luizão (BA/AM) e Bernardo/Léo (RJ).
No feminino, têm presença assegurada na fase principal Josi/Thais (SC/RJ), Maria Clara/Carolina (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Chell/Luciana (DF/CE), Naiana/Bruna (CE/PB), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Natasha Valente/Flávia (RJ) e Aline/Fabrine (BA).
A competição terá início na sexta, às 8h30, com o qualifying, que definirá as últimas quatro duplas classificadas em cada naipe. No masculino, são 24 times na disputa: Fred/Marcos Cabral (RJ), Rhuan/Carlos Luciano (RJ), Jô/Ramon (PB/RJ), Guto/Gilmário (SP/PB), Brian/Bob Filho (SC/DF), Tocantins/Ricardo Sousa (TO/PA), Lobeira/Paulo Amado (DF), Lucas Palermo/Victor Palis (MG/RJ), Eder/Juliano (ES), Miguel/Mauricio Dantas (MS), Bernardo Lima/Anderson Melo (CE/RJ), Saymon/Betinho (MS), Ailton/Paulo Frank (BA), Felício/Márcio Bonfim (AC/AM), Leo Morais/Eduardo (PB/RJ), Fabião/Gustavo (SP), Fernando Santos/Mateus Silva (PR/CE), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Fabio/Allison (CE/SC), Itamar/Assis (DF/CE), Paulo Vitor/Leonardo (RJ), Dedé/Pedro Marins (RJ), Carlos/Léo Santos (GO/DF) e Diogo Abreu/Hugo (GO).
O feminino, 17 times lutarão pela classificação: Mayana/Fabíola (TO/DF), Semírames/Rafaela (ES/PA), Drê/Leize (PR/SC), Haissa/Juliana Simões (PR), Sandra Mathias/Rachel (RJ), Shirleny/Evelyn (ES/DF), Mayara/Gabby Baeta (CE/RJ), Amanda/Fernanda Nunes (RJ), Sandressa/Rosimeire Lima (AL), Rossana/Márcia Medeiros (DF/GO), Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), Camila/Letícia (RJ), Érika/Bárbara Ferreira (RN/RJ), Ana Maria/Giscele (DF), Bruna Dealtry/Ingrid (RJ), Thamara/Alba (BA) e Keli/Solange (DF/GO).
Na fase principal, as 12 duplas em cada naipe formarão quatro chaves. Após os confrontos da primeira fase, avançarão às quartas de final as duas melhores parcerias de cada grupo. As semifinais, finais e disputas de terceiro lugar acontecerão no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário