COPA DOS CAMPEÕES: Brasil estreia com vitória sobre os Estados Unidos
Uma partida com todos os ingredientes de uma decisão marcou a estreia da seleção brasileira feminina de vôlei na Copa dos Campeões. Do outro lado da rede estavam os Estados Unidos, o adversário das últimas duas finais olímpicas e, mais uma vez, quem levou a melhor foram as brasileiras. O Brasil estreou na competição nesta TERÇA-FEIRA (12.11) com vitória sobre as americanas por 3 sets a 0 (26/24, 26/24, e 25/20), em 1h28 de jogo, no Nagoya Nippongaishi Hall, em Nagoya, no Japão.
O próximo desafio do time verde e amarelo na Copa dos Campeões será a Tailândia, atual campeã asiática, que foi superada na estreia pela República Dominicana por 3 sets a 0 (25/23, 25/21 e 25/23). As brasileiras jogarão com as tailandesas à 1h10 (horário de Brasília) desta QUARTA-FEIRA (13.11). O SporTV transmitirá ao vivo.
As ponteiras Natália e Fernanda Garay foram as maiores pontuadoras do Brasil na partida com 13 pontos cada. A oposto Sheilla, que marcou oito pontos no jogo, foi eleita a melhor atleta do confronto. Apesar da derrota, os EUA deixaram a quadra com a maior pontuadora do duelo, a oposto Murphy com 14 acertos.
A campeã olímpica Natália comentou que a partida, apesar do resultado de 3 sets a 0, foi bastante disputada.
“Foi um jogo que qualquer uma das duas equipes poderia ter ganho. Os dois primeiros sets foram muito apertados e começamos atrás no terceiro. Conseguimos buscar no meio da terceira parcial o que foi muito importante para a nossa vitória. Começar uma competição como essa com um resultado positivo é muito importante”, afirmou Natália.
O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da vitória do Brasil sobre os Estados Unidos.
“Estou feliz com a vitória por 3 sets a 0 mas precisamos estar sempre de olhos abertos pelo que foi feito e criado dentro da quadra. Erramos muito o nosso contra-ataque. Fomos nos ajustando ao longo do jogo. O nosso saque funcionou em alguns momentos e conseguiu quebrar o passe dos Estados Unidos. Assim, nossa defesa e nosso bloqueio cresceram. Nos finais do primeiro e do segundo set conseguimos tocar em bolas importantes nesses dois fundamentos. No terceiro set, a Monique e a Claudinha entraram muito bem quando estávamos perdendo por cinco pontos e conseguimos virar o placar. Depois, a volta da Fabíola e da Sheilla foi importante para fecharmos o jogo. O mais importante foi a vitória. ”, analisou o treinador brasileiro.
O técnico do Brasil ainda comentou sobre a sequência da Copa dos Campeões e o jogo desta quarta-feira contra a Tailândia.
“Esse será um campeonato bastante duro. Serão cinco jogos em sequência com um dia de descanso. O que precisamos fazer é colocar todas as jogadoras para jogar e preservar a integridade física das atletas. Amanhã vamos trocar algumas jogadoras para não sobrecarregar ninguém. Será um jogo complicado. A Tailândia perdeu hoje para a República Dominicana e vai entrar em quadra sem nada a perder”, disse José Roberto Guimarães.
O JOGOA partida começou equilibrada. Os Estados Unidos foram para a primeira parada técnica com um de vantagem (8/7). As duas equipes se alternaram na liderança do placar. No segundo tempo técnico, as americanas ainda lideravam por um ponto (16/15). O técnico José Roberto Guimarães colocou a ponteira Michelle em quadra para sacar. Com bons saques, as brasileiras viraram o marcador e abriram dois (18/16). O set seguiu disputado, mas o Brasil foi melhor no final e venceu a primeira parcial por 26/24.
O Brasil começou bem o segundo set e fez 8/5. Com um ace da ponteira Natália, o Brasil abriu três (10/7). Os Estados Unidos aproveitaram os erros do Brasil e viraram o marcador (14/12). O técnico José Roberto Guimarães trocou as ponteiras. Entrou Tandara e saiu Fê Garay. A substituição fez bem as brasileiras que empataram: 19/19. Assim como a primeira parcial, a final da segunda foi disputada ponto a ponto e o Brasil, mais uma vez, saiu-se melhor e fechou por 26/24.
Os EUA voltaram para o terceiro set dispostos a prolongar o jogo e fizeram 10/5. O técnico José Roberto Guimarães inverteu o cinco e um. Entraram Claudinha e Monique e saíram Sheilla e Fabíola. A substituição surtiu efeito e o Brasil virou o marcador (12/10). Com Fabíola e Sheilla já de volta à quadra, as brasileiras seguiram melhores e venceram o set por 25/20 e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPESBRASIL – Fabíola, Sheilla, Fê Garay, Natália, Fabiana e Adenízia. Líbero – Fabi
Entraram – Monique, Michelle, Tandara e Claudinha
Técnico – José Roberto Guimarães
ESTADOS UNIDOS – Alisha Glass, Murphy, Hildebrand, Larson, Paoline e Gibbemeyer. Líbero – Banwarth
Entraram – Hagglund, Lichtman, Fawcett e Hill
Técnico – Karch Kiraly
Nenhum comentário:
Postar um comentário