sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SELEÇÃO FEMININA: Walewska e Carol Gattaz retornam para a Copa dos Campeões

A seleção brasileira feminina de vôlei começou nessa semana a preparação para a Copa dos Campeões – que será disputada de 12 a 17 de novembro, no Japão - tendo como novidade duas velhas conhecidas do torcedor brasileiro. As centrais Walewska e Carol Gattaz atenderam a um pedido do treinador José Roberto Guimarães e retornaram ao grupo. Ao lado de outras 12 jogadoras, as atacantes se readaptam à vida no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, e querem ajudar o Brasil a conquistar o quinto título do ano.
A equipe brasileira que disputará a Copa dos Campeões é formada pelas levantadoras Fabíola e Claudinha, as centrais Adenízia, Fabiana, Carol Gattaz e Walewska, as ponteiras Fernanda Garay, Natália, Michelle e Tandara, as opostos Sheilla e Monique, e as líberos Camila Brait e Fabi.
A Copa dos Campeões será disputada nas cidades de Nagoya e Tóquio, no Japão. O Brasil terá como adversários Estados Unidos, Tailândia, Japão, Rússia e República Dominicana. O Brasil tem um título na competição, em 2005, e ficou com a medalha de prata na última edição, em 2009. Neste ano, o time verde e amarelo disputou quatro competições - os Torneios de Montreux e Alassio, o Grand Prix e o Sul-Americano - e venceu todas.
Para o treinador José Roberto Guimarães, o retorno das duas centrais será importante para equilibrar o grupo brasileiro, que perdeu por problemas físicos as centrais Thaísa e Juciely e a ponteira Gabi.
“A Michelle fez parte de todo o contexto desse ano. Eu tentava a volta da Walewska à seleção há alguns anos. Então, não é novidade. É um campeonato curto e não podemos fazer testes. Quero revezar as jogadoras porque todas estão em um momento de disputar muitos campeonatos. As jogadoras estão sobrecarregadas. A ideia é revezar mais a equipe”, disse o treinador, que fez questão de ressaltar ainda a história das duas centrais com a camisa do Brasil.
“A Walewska tem uma ligação forte com a seleção brasileira. Ela aceitou voltar por termos tido essas dispensas de jogadoras importantes e também por ser um campeonato curto que não demanda um tempo grande de preparação. É uma jogadora que sempre se cuidou. O mais importante é a experiência que ela vai trazer. Jogadoras como a Walewska e a Carol Gattaz são importantes para termos como parâmetro para as mais jovens. Vejo um brilho nos olhos delas e isso é muito interessante”, comentou José Roberto Guimarães.
Sobre o retorno ao grupo brasileiro, a campeã olímpica Walewska afirmou que está vivendo um dia de cada vez.
“Esse retorno está sendo muito positivo. Ainda estou me readaptando a Saquarema. O ar de novidade é muito legal. Muitas coisas mudaram no Aryzão. Cinco anos se passaram desde meu último jogo pela seleção. Eu não pensava em voltar, mas com o pedido e a conversa do Zé, reconsiderei minha posição e decidi pensar por etapas. Primeiro vou disputar a Copa dos Campeões. O pensamento é um dia após o outro”, disse Walewska.
A central Carol Gattaz, que disputou uma partida pela última vez pela seleção no Mundial de 2010, garante que o retorno é uma grande realização.
“É um sonho essa volta. Fiquei um tempo parada com problemas físicos e esse ano foquei muito no meu retorno. Acho que pela dedicação que tive acabou sendo um reconhecimento. Ainda tenho muita vontade de jogar pela seleção e de representar o meu país. Quero ajudar e prestar serviços ao grupo”, afirmou Carol Gattaz.
José Roberto Guimarães analisa rivaisO treinador tricampeão olímpico ainda fez uma análise sobre os rivais das brasileiras na Copa dos Campeões.
“Todos os adversários vão dar trabalho. São os campeões continentais, exceto a República Dominicana, que foi convidada, mas também é um adversário difícil que tem um técnico brasileiro. O Japão sempre é um jogo complicado pela característica de volume, defesa e técnica. A Tailândia, que foi campeã asiática, sempre deu muito trabalho para todos os times. Os Estados Unidos e a Rússia são as equipes mais fortes da competição”, finalizou José Roberto Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário