sábado, 9 de novembro de 2013

COPA DOS CAMPEÕES: Fernanda Garay é a anfitriã brasileira no Japão

A campeã olímpica Fernanda Garay é uma conhecedora dos costumes japoneses. Com a experiência de ter disputado uma temporada no Japão, pela equipe do NEC, em 2010, a jogadora ajuda as companheiras no período de aclimatação, no centro de treinamento do Hisamitsu Springs, em Kobe. As brasileiras se preparam para a disputa da Copa dos Campeões, de 12 a 17 de novembro, em Nagoya e Tóquio. O time verde e amarelo busca o quinto título do ano, depois de vencer os torneios de Montreux e Alassio, o Grand Prix e o Sul-Americano.
Fernanda Garay comentou sobre a expectativa para a Copa dos Campeões e lembrou os desfalques no grupo brasileiro com a contusão das centrais Thaísa e Juciely, da levantadora Dani Lins e da ponteira Gabi.
“Queremos fazer boas apresentações. Estamos sem algumas jogadoras importantes que vinham nos ajudando bastante. As atletas que chegaram estão muito motivadas, cheias de disposição e querendo mostrar serviço. Mesmo com o pouco tempo de preparação queremos fazer esse time render bem para conquistarmos mais um título. Sabemos que é um campeonato curto e rápido com somente cinco jogos e vamos buscar mais essa vitória”, disse a atacante.
A jogadora, que nesta temporada atua pela equipe do Fenerbahçe, da Turquia, lembra com carinho do ano que viveu em solo japonês.
“Recebi uma mensagem de uma antiga companheira da minha equipe aqui no Japão que dizia: 'bem-vinda à casa'. Realmente me sinto em casa nesse país. Mesmo sem falar o japonês, consigo me virar bem aqui. Também é a segunda vez que fazemos aclimatação no CT do Hisamitsu”, comentou Fernanda Garay.
A campeã olímpica também ressaltou a importância do período de aclimatação na luta por mais um título pelo Brasil.
“Gosto muito do Japão. Os japoneses têm uma cultura diferente da nossa. O fuso horário sempre é complicado. Por isso, é importante chegarmos antes para fazermos esse período de aclimatação. Desta vez, estamos respondendo bem e quando começarem os jogos estaremos preparadas”, garantiu a ponteira.
Quando questionada sobre suas principais recordações do período em que viveu em terra nipônica, Garay não escondeu a admiração pelo país.
“O Japão é um país com uma cultura muito interessante. Surpreendia-me com cada nova experiência. Por exemplo, o respeito que eles têm pelas pessoas mais velhas é sensacional. O japonês também não joga lixo na rua e acabamos aprendendo a separar o nosso próprio lixo em casa. O transporte público funciona muito bem”, afirmou Fernanda Garay.
A equipe brasileira que disputará a Copa dos Campeões é formada pelas levantadoras Fabíola e Claudinha, as centrais Adenízia, Fabiana, Carol Gattaz e Walewska, as ponteiras Fernanda Garay, Natália, Michelle e Tandara, as opostos Sheilla e Monique, e as líberos Camila Brait e Fabi.
O Brasil terá como adversários Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão. As brasileiras têm um título na competição, em 2005, e ficaram com a medalha de prata na última edição, em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário