COPA DOS CAMPEÕES: Brasil faz o primeiro treino no Japão
A seleção brasileira feminina de vôlei já está no Japão. As brasileiras chegaram à cidade de Kobe na manhã desta QUARTA-FEIRA (06.11), depois de mais de 25 horas de viagem, e começaram o período de aclimatação no país asiático. O time verde e amarelo, que se prepara para a disputa da Copa dos Campeões, de 12 a 17 de novembro, em Nagoya e Tóquio, ficará concentrado no centro de treinamento do Hisamitsu, em Kobe.
Mesmo depois da longa viagem, as brasileiras não tiveram moleza. Após se alojarem no centro de treinamento, a equipe fez o primeiro treino em solo japonês. A líbero Fabi fez questão de elogiar a atividade física escolhida pela comissão técnica do Brasil.
“O primeiro dia de fuso é sempre complicado. Ainda estamos na adrenalina da chegada e começando a adaptação. No entanto, o nosso preparador físico, José Elias Proença, fez algumas brincadeiras para tirar o sono. Estamos fazendo exercícios em um horário que o nosso corpo quer dormir. Isso é difícil, mas hoje encaramos o primeiro dia com sono, mas com um sorriso no rosto. Temos pouco tempo de treinamento por aqui e precisamos nos adaptar o mais rápido possível”, disse Fabi.
José Elias Proença comentou a importância de exercícios diferenciados no primeiro dia de treinos no Japão.
“Com o fuso, temos que treinar em um horário que normalmente estaríamos dormindo. Tentamos contornar isso com atividades mais lúdicas com foco na percepção do corpo. Usamos bolas de ginástica para estimular a percepção corporal, a contração do abdômen, dos braços, pernas e a concentração. Tudo isso de uma forma lúdica para poder manter o corpo desperto. Depois das atividades com as bolas, fizemos exercícios de deslocamento para trabalhar o sistema cardiorrespiratório. Para finalizar, optamos por um trabalho muscular com os exercícios mais conhecidos de perna, braço e tronco, com duas passagens, para ir acostumando a musculatura”, explicou José Elias Proença.
A equipe brasileira que disputará a Copa dos Campeões é formada pelas levantadoras Fabíola e Claudinha, as centrais Adenízia, Fabiana, Carol Gattaz e Walewska, as ponteiras Fernanda Garay, Natália, Michelle e Tandara, as opostos Sheilla e Monique, e as líberos Camila Brait e Fabi.
A Copa dos Campeões será disputada nas cidades de Nagoya e Tóquio, no Japão. O Brasil terá como adversários Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão. As brasileiras têm um título na competição, em 2005, e ficaram com a medalha de prata na última edição, em 2009. Neste ano, o time verde e amarelo disputou quatro competições - os Torneios de Montreux e Alassio, o Grand Prix e o Sul-Americano - e venceu todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário