CIRCUITO BB CHALLENGER: Em Aracaju, anfitriãs Duda e Tainá elevam nome do Estado
Apesar de Aracaju (SE) estar sempre entre as cidades que recebem etapas das principais competições do vôlei de praia brasileiro, não tem a tradição de revelar grandes nomes nas areias. Mas uma dupla pode vir a mudar esse cenário. De SEXTA (09.08) a DOMINGO (11.08), a capital sergipana será sede da quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger e terá como anfitriãs as campeãs mundiais sub-19, Duda e Tainá, que jogarão pela primeira vez um torneio adulto.
Duda, que tem apenas 15 anos, e Tainá, de 19, são apontadas há algum tempo como gratas promessas da nova geração. Na arena montada na Praia de Atalaia, as sergipanas não só jogarão em casa como terão a oportunidade de debutar numa competição de gente grande. Só que, ao contrário do habitual, elas não atuarão juntas. Por opção da técnica de ambas, a ex-jogadora Cida Santos, que é mãe de Duda, sua filha formará parceria com a carioca Thaís, com quem foi vice-campeã mundial sub-23 este ano, enquanto Tainá terá a catarinense Piluca a seu lado.
O desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Aracaju, assim que retornaram com o ouro do Mundial Sub-19, na cidade do Porto, em Portugal, mostra o quanto Duda e Tainá já são reconhecidas e queridas no Estado de Sergipe. Um orgulho para Cida, que acompanha esse crescimento e essa evolução de perto. Não só de sua filha, apaixonada pelo esporte desde pequena, mas também de Tainá, pincelada das quadras por ela.
“Descobri a Tainá quando ela ainda jogava vôlei de quadra no colégio. Percebi a garra que ela tinha, além de bons fundamentos. Era fisicamente muito forte. Conversei com os pais dela e a convidei para jogar na areia. Vi que teria mais futuro no vôlei de praia. Já a Duda me acompanha nos torneios desde pequena. Tem a cabeça muito boa para a pouca idade que tem, de repente por ter acompanhado de perto minha carreira. Mas é impressionante o dom que ela tem para o vôlei. Não sente o peso. Joga como adulto.”
Há alguns anos, Cida mantém um centro de treinamento que leva o seu nome, na sua cidade natal, São Cristóvão (SE). Duda, inclusive, foi revelada neste projeto, que atende crianças de 8 anos até jovens de 25. Hoje, já são mais de 50 jovens atletas que treinam diariamente e que podem fazer com que, no futuro, Sergipe também seja visto como mais um celeiro de revelações do vôlei de praia brasileiro.
Serão 56 duplas na briga pelo título do Challenger de Aracaju
Pelo qualifying masculino do Challenger de Aracaju, nada menos do que 27 duplas lutarão pelas últimas quatro vagas no torneio principal. São elas: Lipe/Beto Pitta (CE/RJ), Averaldo/Jô (TO/PB), Ícaro/Luciano (PB/ES), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Lucas/Jefferson (MG/DF), Paulo Amado/Lobeira (DF), Álvaro Andrade/Victor Palis (SE/RJ), Daniel Lazzari/Marcus (SC/RJ), Índio/Marquinho (ES), Bernat/João Paulo (RJ/CE), Luccas Lima/Marcos Cabral (SP/RJ), Edson Filipe/Márcio Gaudie (ES/RJ), Éder/Juliano (ES), Luizão/Thomaz (AM/PA), Léo/Eduardo (PB/RJ), Vinícius Santana/Yuri (SE/BA), Rodrigo Saunders/Zé Írio (CE/MS), Thiaguinho/Thayan (PB/RJ), Itamar/Nelsinho (DF/SC), Márcio Araújo/Moca (CE/BA), Fábio/Saymon (CE/MS), Rodrigo/Anderson (SE), Vinícius/Marcelo (RJ/RS), Dólar/Felipe Vale (PR), Rafa/Augusto (SE), Artur/Raul (SE) e Paulo Frank/Aílton (BA).
As quatro duplas classificadas se juntarão as oito melhores do ranking, formadas por Léo Gomes/Daniel Souza (RJ), Bruno/Fernandão (AM/ES), Gilmário/Benjamin (PB/MS), Harley/Renatão (DF/PB), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Allison/Guto (SC/RJ) e Oscar/Thiago (RJ/SC). Allison e Guto, aliás, voltam a jogar juntos em areias brasileiras após a conquista do título mundial sub-21 no mês passado, em Umag, na Croácia.
No feminino, serão 15 duplas partindo do qualifying em busca das últimas quatro vagas. São elas: Josi/Raquel (SC/RJ), Luciana/Naiana (CE), Fabíola/Rachel (DF/RJ), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Semírames/Camila (ES/RJ), Sandressa/Fabrine (AL/BA), Bárbara/Priscila (RJ), Aline/Rafaela (BA/PA), Michelle/Amanda (RJ), Haissa/Karine (MS/CE), Mayara/Carol (CE/RJ), Fernanda Nunes/Pauline (RJ), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Piluca/Tainá (SC/SE) e Mainá/Camila Guimarães (BA/PE).
Quem avançar se juntará a Vivian/Pri Lima (PA/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Izabel/Thati (PA/PB), Chell/Érica Freitas (DF/MG), Rebecca/Neide (CE/AL) e Duda/Thaís (SE/RJ) no torneio principal.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSAO credenciamento para a etapa de Aracaju do Circuito Banco do Brasil Challenger acontecerá na sala de imprensa da arena da competição. Entre SEXTA (09.08) e DOMINGO (11.08), os jornalistas deverão comparecer identificados com o crachá funcional de seus veículos de comunicação ou com uma carta de credenciamento do mesmo, assinada pelo editor ou chefe de reportagem. O assessor de imprensa Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário