CIRCUITO BB CHALLENGER: No vestibular em Aracaju, professor Márcio passa na prova
Nesta SEXTA-FEIRA (09.08), o qualifying masculino da etapa de Aracaju (SE) do Circuito Banco do Brasil Challenger mais parecia um vestibular nas areias. A relação candidato/vaga era uma das mais altas e concorridas já vistas no vôlei de praia: nada menos do que 27 duplas lutando pelos quatro últimos lugares no torneio principal, que começa neste SÁBADO (10.08). E um gabaritado professor, dentre vários bons alunos, foi um dos que passaram nesta prova.
O experiente Márcio, de 39 anos, que representou o Brasil em duas Olimpíadas, sendo prata nos Jogos de Pequim/2008, com Fábio Luiz, e nono lugar ao lado de Benjamin, em Atenas/2004, ainda parece um garoto tamanha vitalidade. Lá se vão 20 anos de praia. E o que não falta na sua prateleira são troféus. E muitos. Em Circuitos Mundiais, foram 53 pódios (20 ouros, 17 pratas e 16 bronzes). Na história do Circuito Banco do Brasil Open, do qual é bicampeão (2000 e 2005), outros 97, subindo ao lugar mais alto 40 vezes. Além da medalha olímpica, outra consagração: o título mundial em 2005.
Nesse festival de números expressivos, figura como o terceiro atleta do vôlei de praia brasileiro com mais vitórias nas areias (não entram nessa conta torneios nos tempos em que os atletas moraram/jogaram fora do país, em países como Estados Unidos, Alemanha e Espanha, por exemplo). Com as três conquistadas nesta sexta, chegou à impressionante marca de 1.552 na carreira. Ele só é superado pelos campeões olímpicos Emanuel e Ricardo, que têm 1.970 e 1.623 vitórias, respectivamente – já contabilizado o Grand Slam de Berlim (ALE) do Circuito Mundial, que acontece nesta semana.
“Acho que consegui construir uma carreira bonita. Sempre fui atleta, desde os meus três anos de idade, quando já fazia ginástica olímpica e saltos ornamentais. Só fui pegar em bola aos 14 anos, mas no futebol. Mas era só coisa de moleque mesmo. O meu pai (Manuel Araújo), que foi árbitro da FIFA, sempre exigiu que os filhos praticassem esporte. Comecei a jogar vôlei no colégio, passando também por clube. Até que, aos 19 anos, o técnico de Franco e Roberto Lopes me chamou para conhecer o vôlei de praia e estou aí até hoje”, declarou o cearense Márcio.
Mas a sorte e a boa preparação sempre estiveram ao lado de Márcio, que jamais se lesionou em toda carreira. Por isso que, às portas de completar 40 anos, ainda consegue fazer planos para seguir adiante nas areias. Para a temporada 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil Open, que entra em cena no dia 29 de agosto, já fechou parceria com o baiano Moisés. Segundo ele, seu planejamento passou a ser ano a ano. E afirma que tem como objetivo disputar mais uma Olimpíada, agora no Brasil, em 2016. “Graças a Deus, fisicamente ainda me sinto muito bem.”
Em ambos os naipes, últimas vagas preenchidas
Nesta sexta, na arena montada na Praia de Atalaia, na capital sergipana, Márcio e Moisés precisaram de três jogos para garantir uma das vagas no torneio principal. Primeiro, venceram Thiaguinho/Thayan (PB/RJ) por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/15. Em seguida, derrotaram Lipe/Beto Pitta (CE/RJ) por 2 a 1, de virada (15/21, 21/14 e 15/10). Por fim, na partida que valia a classificação, vitória sobre Bernat/João Paulo (RJ/CE) por 2 a 0 (21/16 e 21/14). As outras três que avançaram foram Averaldo/Jô (TO/PB), Ícaro/Luciano (PB/ES) e Bernardo Lima/Ramon (CE/RJ).
As quatro duplas classificadas se juntam no torneio principal as oito melhores do ranking, formadas por Léo Gomes/Daniel Souza (RJ), Bruno/Fernandão (AM/ES), Gilmário/Benjamin (PB/MS), Harley/Renatão (DF/PB), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Allison/Guto (SC/RJ) e Oscar/Thiago (RJ/SC). Allison e Guto, aliás, voltam a jogar juntos em areias brasileiras após a conquista do título mundial sub-21 no mês passado, em Umag, na Croácia.
Pelo qualifying feminino, um total de 13 duplas brigavam por quatro vagas. E quem se garantiu foram Josi/Raquel (SC/RJ), Luciana/Naiana (CE), Aline/Rafaela (BA/PA) e Sandressa/Fabrine (AL/BA), que se juntam Vivian/Pri Lima (PA/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Izabel/Thati (PA/PB), Chell/Érica Freitas (DF/MG), Rebecca/Neide (CE/AL) e Duda/Thaís (SE/RJ) no torneio principal.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSAO credenciamento para a etapa de Aracaju do Circuito Banco do Brasil Challenger acontecerá na sala de imprensa da arena da competição. Até DOMINGO (11.08), os jornalistas deverão comparecer identificados com o crachá funcional de seus veículos de comunicação ou com uma carta de credenciamento do mesmo, assinada pelo editor ou chefe de reportagem. O assessor de imprensa Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário