quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CIRCUITO BB CHALLENGER: Última etapa visando à principal competição do país nas areias

A edição 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil Open, principal competição do vôlei de praia nacional, começa daqui a três semanas. O que explica, portanto, o recorde de duplas inscritas na quarta e última etapa Challenger, que será disputada em Aracaju (SE) de SEXTA (09.08) a DOMINGO (11.08). É a reta final de preparação dos atletas, que buscam os últimos ajustes para fazerem bonito na nova temporada que se aproxima.
A arena montada na Praia de Atalaia, na capital sergipana, receberá um total de 56 duplas, sendo 35 entre os homens e 21 entre as mulheres. Muitas delas, inclusive, formadas recentemente e que estrearão em Aracaju, projetando-se um novo cenário nas areias. Muitas já estão definidas. Outras, indefinidas ou em fase de adaptação. Há atleta que ainda corre atrás de parceiro. Tem também os que aguardam aquele jogador ou jogadora que está com a seleção. Ou seja: o momento é de novidades.
Uma delas, por exemplo, a recém formada parceria entre o brasiliense Harley e o paraibano Renatão, que jogaram a última edição do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia com Benjamin e Gilmário, respectivamente. Estes dois, inclusive, se juntaram para jogar o Challenger de Aracaju, mas ainda têm seus futuros incertos. Outro que está para anunciar seu novo parceiro é Fernandão, que tem jogado as etapas Challenger com Bruno, que, por sua vez, já acertou com Hevaldo para mais uma temporada.
Portanto, os jogos nas areias de Sergipe a partir de sexta-feira deverão revelar alguns mistérios. Pelo qualifying masculino, as duplas que lutarão pelas últimas quatro vagas no torneio principal são Lipe/Beto Pitta (CE/RJ), Averaldo/Jô (TO/PB), Ícaro/Luciano (PB/ES), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Lucas/Jefferson (MG/DF), Paulo Amado/Lobeira (DF), Álvaro Andrade/Victor Palis (SE/RJ), Daniel Lazzari/Marcus (SC/RJ), Índio/Marquinho (ES), Bernat/João Paulo (RJ/CE), Luccas Lima/Marcos Cabral (SP/RJ), Edson Filipe/Márcio Gaudie (ES/RJ), Éder/Juliano (ES), Luizão/Thomaz (AM/PA), Léo/Eduardo (PB/RJ), Vinícius Santana/Yuri (SE/BA), Rodrigo Saunders/Zé Írio (CE/MS), Thiaguinho/Thayan (PB/RJ), Itamar/Nelsinho (DF/SC), Márcio Araújo/Moca (CE/BA), Fábio/Saymon (CE/MS), Rodrigo/Anderson (SE), Vinícius/Marcelo (RJ/RS), Dólar/Felipe Vale (PR), Rafa/Augusto (SE), Artur/Raul (SE) e Paulo Frank/Aílton (BA).
As quatro duplas classificadas se juntarão as oito melhores do ranking, formadas por Léo Gomes/Daniel Souza (RJ), Bruno/Fernandão (AM/ES), Gilmário/Benjamin (PB/MS), Harley/Renatão (DF/PB), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Allison/Guto (SC/RJ) e Oscar/Thiago (RJ/SC). Allison e Guto, aliás, voltam a jogar juntos em areias brasileiras após a conquista do título mundial sub-21 no mês passado, em Umag, na Croácia.
No feminino, serão 15 duplas partindo do qualifying em busca das últimas quatro vagas. São elas: Josi/Raquel (SC/RJ), Luciana/Naiana (CE), Fabíola/Rachel (DF/RJ), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Semírames/Camila (ES/RJ), Sandressa/Fabrine (AL/BA), Bárbara/Priscila (RJ), Aline/Rafaela (BA/PA), Michelle/Amanda (RJ), Haissa/Karine (MS/CE), Mayara/Carol (CE/RJ), Fernanda Nunes/Pauline (RJ), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Piluca/Tainá (SC/SE) e Mainá/Camila Guimarães (BA/PE).
Quem avançar se juntará a Vivian/Pri Lima (PA/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Izabel/Thati (PA/PB), Chell/Érica Freitas (DF/MG), Rebecca/Neide (CE/AL) e Duda/Thaís (SE/RJ) no torneio principal.
Desde 1992, foram 11 etapas realizadas nas areias de Aracaju
Aracaju já está há muitos anos entre as cidades brasileiras que costumam receber etapas das principais competições do vôlei de praia. Logo na segunda temporada do Circuito Banco do Brasil, em 1992, lá estava a capital sergipana sediando uma etapa. Na ocasião, só houve o torneio masculino, com a dupla pernambucana Moreira e Garrido tornando-se a primeira campeã nas areias de Aracaju.
E elas fizeram outros inúmeros campeões. Dos que estarão na Praia de Atalaia de sexta a domingo, seis atletas já ganharam por lá. Entre as mulheres, a paraense Izabel, campeã em 2004 ao lado de Luiza Amélia, a também paraense Vivian, que conquistou o título com Bárbara Seixas em 2008, e Thati/Érica Freitas (PB/MG), no ano passado. Entre os homens, o sul-matogrossense Benjamin, campeão com Márcio em 2000 e com Bruno Schmidt em 2012, e o catarinense Thiago, que subiu ao lugar mais alto do pódio em 2008, ao lado de Jan.
TODOS OS CAMPEÕES EM SERGIPE:
1992 – Aracaju – Moreira/Garrido (PE)1993 – Aracaju – Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)1994 – Aracaju – Karina/Renata (RJ) e Ernesto/Ninahua (DF/PB)1995 – Aracaju – Jacqueline/Sandra Pires (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)2000 – Aracaju – Claudia/Mônica (DF/RJ) e Márcio/Benjamin (CE/MS)2003 – Aracaju – Larissa/Ana Richa (PA/RJ) e Murilo/Hevaldo (PE/CE)2004 – Aracaju – Izabel/Luiza Amélia (PA/CE) e Jan/Ricardo (PA)2007 – Aracaju – Virna/Sandra Pires (RN/RJ) e Alison/Bernardo (ES/PR)2008 – Aracaju – Vivian/Bárbara Seixas (PA/RJ) e Thiago/Jan (SC/PA)2011 – Aracaju – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)2012 – Aracaju – CHALLENGER – Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF)
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSAO credenciamento para a etapa de Aracaju do Circuito Banco do Brasil Challenger acontecerá na sala de imprensa da arena da competição. Entre SEXTA (09.08) e DOMINGO (11.08), os jornalistas deverão comparecer identificados com o crachá funcional de seus veículos de comunicação ou com uma carta de credenciamento do mesmo, assinada pelo editor ou chefe de reportagem. O assessor de imprensa Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário