quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Gigante carioca de 2,10m busca o título em casa

Ele nasceu e cresceu em Madureira. Há um ano, para ficar mais próximo da Urca, onde treina, mudou-se para Copacabana, bairro vizinho da Zona Sul do Rio de Janeiro. E é no quintal da sua nova residência que o gigante Evandro jogará a terceira etapa Open do Circuito Banco do Brasil 2013/2014, de SEXTA (18.10) a DOMINGO (20.10), diante de parentes e amigos. Inclusive, ao lado do parceiro Vitor Felipe, ele defende a liderança do ranking.
Sua estatura de 2,10m é, atualmente, diretamente proporcional ao seu momento nas areias. Evandro está mesmo em alta no vôlei de praia. Em agosto, conquistou seu primeiro título no Circuito Mundial, no Grand Slam de Berlim (ALE). E na etapa seguinte, em Moscou (RUS), só que jogando com Emanuel, ainda foi vice. Uma semana depois, entrou em cena a edição 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil: foi terceiro lugar em Recife (PE) e campeão em Vitória (ES). Chegou a hora de jogar em casa.
“Espero manter esse bom momento com o título no Rio. Seria sensacional. Vontade não falta. Cheguei perto no ano passado, quando eu e Vitor perdemos para Bruno Schmidt e Pedro Solberg nas semifinais. Mas vencemos Alison e Emanuel e terminamos em terceiro, subindo ao pódio”, lembrou o jovem Evandro, de 23 anos, eleito revelação do Circuito Banco do Brasil 2011.
Jogar no Rio de Janeiro já o marcou de uma forma que chega até a ser difícil expôr em palavras. Em 2010, na sua estreia como atleta de vôlei de praia, em Búzios (RJ), partida justamente contra uma das duplas mais badaladas da época, Alison/Emanuel. Na arquibancada, um torcedor especial acompanhava tudo de perto.
“Meu pai, que era meu fã número 1, até mais do que minha mãe, estava lá. Era a última etapa daquela temporada e eu jogava com o Jefferson. E vencemos dois gigantes do nosso esporte. No fim do jogo, eu e meu pai nos emocionamos demais, choramos abraçados. Infelizmente, ele não pôde me ver jogando o Rei da Praia e o Circuito Mundial neste ano, o que era um sonho dele. Tudo que busco hoje é pensando nele. E meu maior objetivo, agora, é disputar os Jogos Olímpicos de 2016”, declarou.
Seu Evandro falaceu no ano passado, aos 53 anos, vítima de uma diabetes. Em 2009, quando deixou o vôlei de quadra depois que o patrocinador de seu clube em São Paulo abandonou a modalidade, Evandro optou por voltar ao Rio para dar mais atenção à família e cuidar da saúde de seu pai. Foi quando o destino lhe apresentou o vôlei de praia.
“Acho que foi coisa do destino mesmo. Não que as portas da quadra se fecharam pra mim, mas uma outra se abriu logo depois e fui chamado para fazer um teste na praia. Sou muito grato ao Leon, que me fez conhecer o esporte. E eu me interessei na hora. Comecei a treinar, depois fui para o núcleo da Jacqueline Silva, em Ipanema, e, em 2010, já chegava à seleção de base. Só uma pena o meu pai não ter me visto chegar aonde cheguei. Foi uma perda muito grande”, disse.
Etapa do Rio, na Praia do Leme, já começa às 8h desta sexta
Além de Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), disputarão o torneio masculino da etapa do Rio as duplas Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Harley/Renatão (DF/PB), Moisés/Gilmário (BA/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Thiago/Oscar (SC/RJ), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Márcio Gaudie/Rodrigo Saunders (RJ/CE), Averaldo/Jô (TO/PB), Lipe/Marcus (CE/RJ), Léo Vieira/Bernat (DF/RJ), Ícaro/Fabiano (PB/PE) e Allison/Guto (SC/RJ).
Já no feminino, as parcerias que lutarão pelo título são Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Josi/Raquel (SC/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Izabel/Thati (PA/PB), Neide/Érica Freitas (AL/MG), Luciana/Luiza Amélia (CE) e Pauline/Camila (RJ). Os jogos começam às 8h desta sexta e a entrada é gratuita.
E assim como na última temporada, todas as partidas realizadas na quadra central da arena têm transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). O SporTV transmite as semifinais e finais. Além disso, usuários de iPhones, iPads e iPods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.


CREDENCIAMENTO: O credenciamento para a cobertura da etapa do Rio de Janeiro será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão se apresentar com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas de SEXTA (18.10) a SÁBADO (19.10). O assessor Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (20.10), dia das finais.
ENCONTRO COM A IMPRENSA: Os atletas Bruno Schmidt, Maria Elisa e Bárbara Seixas atenderão a imprensa às 15h desta QUINTA-FEIRA (17.10) na área VIP da arena montada na Praia do Leme.
O CIRCUITO BANCO DO BRASIL 2013/2014:
20131ª etapa – Recife (PE) – 30 de agosto a 1º de setembro2ª etapa – Vitória (ES) – 20 a 22 de setembro3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 18 a 20 de outubro4ª etapa – Guarujá (SP) – 15 a 17 de novembro5ª etapa – São José (SC) – 6 a 8 de dezembro
20146ª etapa – São Luís (MA)7ª etapa – Natal (RN)8ª etapa – João Pessoa (PB)9ª etapa – Maceió (AL)
SUPER PRAIA – Salvador (BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário