sábado, 21 de setembro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Juliana a apenas uma vitória de marca histórica

Em 2001, época em que a dupla Adriana Behar/Shelda reinava nas areias, Juliana tinha apenas 18 anos. Pela primeira vez, ela vencia uma partida pelo Circuito Banco do Brasil. Mal sabia ela que, dali a alguns anos, seria a própria uma das sucessoras daquela parceria de sucesso. Nesta SEXTA (20.09), pela edição 2013/2014, após longos 12 anos, a atleta santista radicada em Fortaleza (CE) atingiu 499 vitórias na história da principal competição do vôlei de praia brasileiro.
Na abertura da etapa de Vitória (ES), realizada na arena montada na Praia de Camburi, Juliana, ao lado da atual parceira, Maria Elisa, venceu Fabíola/Rachel (DF/RJ) por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/14, e Val/Ângela (RJ/DF) por 2 a 1, de virada (16/21, 21/13 e 15/12), o que a deixou a uma vitória da de número 500 em 133 etapas já disputadas. O curioso é que ela tem quase tudo ainda bem fresco na memória. Chega a dar detalhes de vários de seus jogos, vitórias e títulos, que não são poucos.
“Tenho praticamente um HD na minha cabeça. Minha memória é ótima. A Larissa até ficava impressionada comigo”, comentou, citando a ex-parceira, com quem conquistou seus principais títulos nas areias. “Se me perguntar sobre jogos e vitórias, vou lembrar de quase tudo. E claro que não poderia me esquecer da minha primeira vitória no circuito nacional, em 2001, jogando ao lado da Soraya. Só vou ficar devendo contra quem foi”, disse Juliana, muito bem humorada.
No ano seguinte, Juliana já formava dupla com Larissa, que acabou se machucando às vésperas do Mundial Sub-21. A parceria só foi retomada em 2004, justamente o ano que ficaria marcado como o da “transição de gerações”, com o fim da hegemonia de Adriana Behar/Shelda e o surgimento de Juliana/Larissa. A primeira vitória da nova dupla acontecia exatamente sobre aquelas que viam como ídolos no esporte.
“Minha primeira vitória com a Larissa foi em cima de Adriana Behar e Shelda, em 2004, na etapa de João Pessoa. Lembro que as derrotamos por 16 a 14 no tie break. O que foi muito marcante para nós, pois desbancamos a nossa referência. Dali, conseguimos engatar uma série de títulos em etapas do Circuito Banco do Brasil”, relatou Juliana, que é pentacampeã (2005, 2006, 2007, 2010 e 2011) da competição ao lado de Larissa.
Ainda mais recente, e bem mais fácil de ser lembrada, a estreia da nova parceria com Maria Elisa. Segundo Juliana, uma outra vitória muito especial, por ter sido um divisor de águas na sua carreira, um novo começo, depois de dez anos ao lado de Larissa. Foi na etapa de Fortaleza, em janeiro deste ano: 2 a 0 sobre Elize Maia e Fernanda Berti. Mas tem uma outra vitória, que não faz parte das 499, por ter sido pelo Circuito Mundial, que ela faz questão de enaltecer e de recordar.
“Não tenho como não falar dessa vitória, porque foi emblemática e entrou para a história do vôlei de praia. Era a final da última etapa do Circuito Mundial de 2005, em Acapulco, no México, contra as campeãs olímpicas Walsh e May. Foram praticamente três jogos em um, pois durou 1h42. Vencemos o primeiro set por 30/28, perdemos o segundo por 42/40 e ganhamos o tie break por 21/19. Era o meu primeiro título mundial com a Larissa”, narrou Juliana, conhecida como Ronaldinha entre os mexicanos.
Juliana e Maria Elisa enfrentam as irmãs nas quartas
Das 9h às 13h deste SÁBADO (21.09) serão realizadas as quartas de final. Juliana e Maria Elisa enfrentarão as irmãs cariocas Maria Clara e Carol. Nos outros jogos, Talita/Taiana (AL/CE) x Josi/Raquel (SC/RJ); Lili/Rebecca (ES/CE) x Val/Ângela (RJ/DF); e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) x Duda/Thaís (SE/RJ). Já no fim da tarde, a partir das 16h30, entrarão em cena as semifinais, com finais e disputas de terceiro lugar marcadas para as 9h de DOMINGO (22.09).
Assim como na última temporada, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). O SporTV transmite as semifinais, no sábado, e as finais, no domingo. Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.


CREDENCIAMENTO: O credenciamento para a cobertura da etapa de Vitória será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas até SÁBADO (21.09). O assessor Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (22.09), dia das finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário