CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Produção de talentos em série nas areias do Espírito Santo
Poucos Estados brasileiros revelaram tantos atletas para o vôlei de praia quanto o Espírito Santo. É uma verdadeira máquina de produção de talentos, desde o lendário Loiola até nomes da atualidade, como Lili e os medalhistas olímpicos Fábio Luiz e Alison, por exemplo. De SEXTA (20.09) a DOMINGO (22.09), a capital Vitória receberá estes e outros craques das areias na Praia de Camburi. É a segunda etapa Open do Circuito Banco do Brasil, principal competição da modalidade no país.
E há um protagonista nessa história de sucesso, responsável por essa colheita nas areias. Seu nome? Leandro Brachola. Não é exagero dizer que todos esses nomes passaram pelas suas mãos. Ex-jogador de voleibol de quadra, há tempos ele se tornou técnico de vôlei de praia e descobridor de novos atletas. Hoje, também faz parte do Comitê Olímpico do Espírito Santo (COES). Basta conversar com qualquer jogador que nasceu no Estado para o seu nome vir logo à tona.
“Toda essa repercussão do vôlei de praia no meu Estado se deve muito ao trabalho realizado pelo Leandro Brachola, meu técnico desde os 15 anos. Ele está há muito tempo nisso. Treinou até o Loiola, quando eu ainda era sparring dele. É um cara muito persistente, que faz um trabalho de conscientização bem bacana. E não pensa apenas no atleta, mas no cidadão. Ele constrói esse laço e participa da vida de cada um, ganhando a sua confiança”, relatou o capixaba Fábio Luiz, medalha de prata nos Jogos de Pequim/2008.
Alison, que também conquistou a medalha de prata, só que na Olimpíada de Londres/2012, é outro que reforça a importância de Brachola para o esporte. Segundo ele, pelo seu Estado não ser um pólo tradicional do vôlei de quadra, muitos jovens acabam procurando o treinador para ingressar na praia. Até mesmo atletas de fora, como o brasiliense Bruno Schmidt, apostaram nele para vingarem nas areias.
“O Leandro é uma referência. Todos o procuram, até mesmo atletas e jovens de outros Estados. Um dos pontos fortes dele é o fato de ele acreditar muito no potencial dos atletas, mais até do que os próprios. Dificilmente o Espírito Santo produziria tantos bons valores se não fosse ele. Às vezes, seja no esporte que for, um dos culpados por não fornecermos tantos atletas de ponta se dá por não termos profissionais de qualidade para formá-los. Graças a Deus, no caso do Leandro, nunca tivemos esse problema”, afirmou o Mamute.
E Leandro não descobre e treina apenas homens. Basta gostar de vôlei de praia, independentemente do sexo. A capixaba Lili, por exemplo, que treinou durante três anos com ele, é outra que rasga elogios ao trabalho feito por esse ícone das areias.
“Sem dúvida alguma, o Leandro é um dos melhores técnicos do Brasil e do mundo, além de ser uma pessoa maravilhosa. Ele ajuda muito no lado psicológico também. Todos os atletas que trabalharam com ele cresceram demais. Ele tem uma metodologia de trabalho diferente, que sempre surtiu resultados. Se você erra uma bola, vai fazer com que você repita até acertar. Ele é rígido, cobra, mas não é de gritar. E ganha o respeito de todos assim. É um apaixonado pelo vôlei de praia. Levarei seus ensinamentos para o resto da minha vida”, desabafou Lili.
Saque inicial da etapa de Vitória já se dará às 8h de sexta
A etapa de Vitória será disputada de SEXTA (20/09) a DOMINGO (22.09), e os atletas chegarão à capital capixaba nesta QUINTA (19.09), dia do Congresso Técnico que definirá a tabela dos jogos. O torneio masculino é disputado por 16 duplas, sendo as 12 melhores do ranking e outras quatro convidadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). No feminino, um total de 12 duplas (nove pelo ranking e três com convite).
Entre os homens, a briga pelo título será entre Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Moisés/Gilmário (BA/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Harley/Renatão (DF/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Luciano/Márcio Gaudie (ES/RJ), Rodrigo Saunders/Daniel Souza (CE/RJ), Beto Pitta/Léo Gomes (RJ), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Averaldo/Jô (TO/PB) e Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE).
Já entre as mulheres, estarão na disputa pelo pódio as duplas Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Talita/Taiana (AL/CE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Josi/Raquel (SC/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Neide/Érica Freitas (AL/MG), Vivian/Andrezza (PA/AM), Izabel/Thati (PA/PB), Fabíola/Rachel (DF/RJ) e Duda/Thaís (SE/RJ).
Assim como na última temporada, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). O SporTV transmite as semifinais, no sábado, e as finais, no domingo. Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
CREDENCIAMENTO: O credenciamento para a cobertura da etapa de Vitória será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas de SEXTA-FEIRA (20.09) a SÁBADO (21.09). O assessor Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (22.09), dia das finais.
ENCONTRO COM A IMPRENSA: Os atletas Alison, Emanuel, Ricardo, Bruno Schmidt e Lili atenderão a imprensa às 15h desta QUINTA-FEIRA (19.09) na área VIP da arena montada na Praia de Camburi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário