domingo, 1 de setembro de 2013

GRAND PRIX: Brasil vence o Japão e segue invicto na fase final

 A seleção brasileira feminina de vôlei deu mais um passo rumo ao nono título do Grand Prix. Nesta QUINTA-FEIRA (29.08), o Brasil venceu o Japão, que contou com o apoio de uma apaixonada torcida, por 3 sets a 0 (25/21, 25/22 e 25/17), em 1h22 de jogo, no Hakkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo, no Japão.
Com o resultado, o time verde e amarelo assumiu a liderança isolada da fase final com seis pontos. Na estreia, as atuais campeãs olímpicas superaram os Estados Unidos também por 3 sets a 0. O Brasil voltará à quadra às 3h30 (horário de Brasília) desta SEXTA-FEIRA (30.08) para enfrentar a Itália. A TV Globo, o SporTV e o Esporte Interativo transmitirão ao vivo.
Na partida contra o Japão brilhou a estrela da ponteira Gabi. A jovem atacante foi a maior pontuadora do jogo com 19 acertos. Companheira de posição de Gabi, Fernanda Garay foi eleita a melhor jogadora do confronto e também pontuou bem com 15 pontos. Já a central Thaisa marcou 14 vezes para o time verde e amarelo.
“O segredo do confronto de hoje foi paciência. As japonesas têm muito volume de jogo. O Zé Roberto nos avisou que a partida seria disputada ponto a ponto e que precisaríamos de tranquilidade. E foi isso o que aconteceu. Conseguimos a vitória porque soubemos nos manter tranquilas”, disse Gabi, de apenas 19 anos.
Para a oposto Sheilla, que substituiu Monique no primeiro set e se manteve em quadra até o final do confronto, o resultado foi importante para classificação final do Brasil.
“Sabíamos que seria um jogo de paciência. O Japão defende muito. É um time chato de se enfrentar. Conseguimos crescer durante a partida. É importante já termos seis pontos em um campeonato de pontos corridos”, afirmou a bicampeã olímpica.
José Roberto Guimarães elogia GabiO treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da vitória brasileira e gostou da atuação do Brasil nos momentos decisivos.
“Nossa recepção não foi das melhores hoje, mas tivemos paciência. O Japão tem uma precisão incrível para usar o bloqueio adversário. Elas estavam quebrando muito o ritmo e isso dificultou nossas ações. No entanto, a equipe soube se portar bem nos momentos decisivos”, analisou o treinador tricampeão olímpico, que ainda fez questão de elogiar a atuação da ponteira Gabi.
“Ao longo dos anos temos experimentado um time mesclado com jogadoras jovens e outras experientes. Tivemos o aparecimento da Gabi que veio nos ajudar muito. Ela é talentosa e tem a cabeça no lugar. Hoje, ela foi fundamental, principalmente nos momentos decisivos”, elogiou José Roberto Guimarães.
Para o jogo desta sexta-feira contra a Itália, o treinador brasileiro pede atenção especial para três atacantes italianas.
“A Itália apesar de ter duas derrotas é sempre um adversário perigoso. Elas têm duas excelentes atacantes de ponta, a Sorokaite e a Costagrande, além de uma oposto com quase dois metros, a Diouf. As italianas estão sentindo a falta das meios que estão jogando pouco. Temos que marcar bem as bolas de ponta e os ataques da Diouf. Para isso, vamos precisar sacar bem”, finalizou José Roberto Guimarães.
O JOGOA central Thaísa fez o primeiro ponto do jogo. O set começou equilibrado e o Japão foi para a primeira parada técnica com um de vantagem (8/7). Com muito volume de jogo, as donas da casa abriram três (14/11). Quando o Japão tinha vantagem de dois (18/16), o treinador José Roberto Guimarães trocou as opostos. Entrou Sheilla e saiu Monique. A substituição fez bem ao Brasil que empatou (20/20). Com uma boa sequência de saques de Sheilla, as brasileiras venceram o primeiro set por 25/21.
O Japão voltou melhor para o segundo set e fez 9/4. As japonesas seguiram melhores e, em um contra-ataque da ponteira Saori Kimura, mantiveram a vantagem (13/9). As brasileiras cresceram de produção e empataram (14/14). Na segunda parada técnica, as atuais campeãs olímpicas tinham um de vantagem (16/15). O set seguiu equilibrado até o final, mas as brasileiras foram melhores nos momentos decisivos e fecharam a parcial por 25/22.
A Brasil voltou ainda melhor para o terceiros set e fez 5/1. O Japão equilibrou as ações de jogo, mas as brasileiras ainda tinham uma pequena vantagem na primeira parada técnica (8/7). O set ficou disputado ponto a ponto. Mais uma vez, as atuais campeãs olímpicas cresceram de produção na reta final da parcial e venceram o set por 25/17 e o jogo por 3 sets a 0.
BRASIL – Dani Lins, Monique, Fê Garay, Gabi, Fabiana e Thaísa. Líbero – Fabi
Entraram – Sheilla, Michelle e Claudinha
Técnico – José Roberto Guimarães
JAPÃO – Saori Kimura, Miyashita, Iwasaka, Shinnabe, Ebata e Otake. Líbero – Kotoki
Entraram – Hashimoto e Hishida
Técnico – Manabe Masayoshi

Nenhum comentário:

Postar um comentário