sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Elize Maia volta ao local onde tudo começou

Nove anos atrás, quando já tinha uma carreira sólida como modelo internacional, ela passava férias em Vitória (ES), sua cidade natal, quando resolveu bater uma bola nas areias. Ela mal poderia imaginar que aquele momento mudaria sua vida. Um técnico a viu jogando na praia e a convidou para fazer um teste. Desde então, Elize Maia nunca mais largou o esporte. Neste fim de semana, ela retorna à capital capixaba para disputar a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional.
Ainda na adolescência, aos 15 anos, Elize jogava vôlei no Álvares Cabral, tradicional clube de Vitória. Mas sua beleza já chamava muito a atenção e ela acabou abandonando as quadras para ingressar no mundo fashion como modelo. Saiu de casa cedo e, nos cinco anos seguintes, morou no Japão, na China, nos Estados Unidos e na França. Em cada um destes países, modelou por uma agência diferente. Mas jamais deixou de retornar ao Brasil para visitar seus pais e seus dois irmãos.
“Apesar de nova, não foi tão difícil sair de casa para morar sozinha. Estava bem empolgada com a oportunidade de trabalhar como modelo e de conhecer o mundo. Claro que sempre voltava para Vitória para rever minha família. Até que, em 2004, quando já queria dar um outro rumo à minha vida, batia uma bola na praia e um técnico me viu. Logo em seguida, já teve uma etapa do Circuito Banco do Brasil em Vitória. Joguei o qualifying e me apaixonei. Hoje, sinto-me muito mais feliz e mais saudável.”
No ano seguinte, a Confederação Brasileira de Voleibol criou o Projeto Renovação de Vôlei de Praia, para garimpar novos talentos para as areias. Foi quando Elize passou numa peneira e viveu um longo período de treinos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). A atleta Lili, também de Vitória (ES), e hoje na seleção brasileira, também surgiu nesse projeto. A ex-modelo vibra por ter feito a escolha certa.
“Sinto muita saudade dos meus tempos como modelo. Não desfilo mais em passarelas, mas ainda faço alguns trabalhos comerciais. No entanto, sempre gostei de jogar vôlei. E atuar na praia é fascinante. E o meu foco passou a ser esse”, afirma Elize, determinada a fazer um belo papel no Nacional em Vitória. “Eu e Fernanda jogaremos para ganhar essa etapa. Assim, ficaremos mais perto de disputar o Open com nossa própria força e nossos próprios méritos”, diz.
“Eu e Fernanda somos um time novo, formado no fim do ano passado para jogar o Circuito Sul-Americano”, lembrou Elize. A dupla, inclusive, foi a grande responsável por conduzir o Brasil ao título da temporada, vencendo quatro etapas e sendo vice em outras três. “A gente vai tentar aproveitar esse nosso bom entrosamento para fazer a diferença. E se conseguirmos vencer na minha casa, diante da minha família, melhor ainda”, ressalta a capixaba, de 29 anos.
Elize Maia e Fernanda Berti largam do torneio principal em Vitória
Enquanto Elize e Fernanda, além de Chell/Luciana (DF/CE), Julia/Pauline (ES/RJ), Naiana/Bruna (CE/PB), Aline/Rafaela (BA/PA), Amanda/Michelle (RJ), Evelyn/Rosimeire Lima (DF/AL) e Mari Paraíba/Natasha Valente (RJ), largarão do torneio principal no SÁBADO (14.09), outras oito duplas lutarão pelas últimas quatro vagas no qualifying, nesta SEXTA (11.09): Sandressa/Fabrine (AL/BA), Semírames/Camila (ES/RJ), Carol Horta/Fernanda Nunes (CE/RJ), Haissa/Karine (MS/CE), Mayara/Carol (CE/RJ), Ana Maria/Bia (DF), Solange/Elô (GO/DF) e Iza/Rany (PI).
Já pelo qualifying masculino, a briga será ainda maior. Nada menos do que 23 duplas lutando pelas últimas quatro vagas no torneio principal. São elas: Lucas/Jefferson (MG/DF), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Léo/Carlos Luciano (PB/RJ), Álvaro Andrade/Marcos Cabral (SE/RJ), Paulo Amado/Lobeira (DF), Luccas Lima/Yuri (SP/BA), Juliano/Eder (ES), Paulo Frank/Aílton (BA), Elias/Hugo (GO), Itamar/Nelsinho (DF/SC), Rafa/Maicon (SE/BA), Tiago/Léo Santos (DF), Miguel/Gustavo (MS/SP), Felício/Lizandro (AC/AM), Fábio/Saymon (CE/MS), Betinho/Mauro Nogueira (MS), Ralph Cabral/Dedé (RJ), Thales/Athos (MG), Douglas Calepes/Solmo (MS), Fernando/Raul (ES/SE), Adriano Fonseca/André (ES), Pedro/Pedro (ES) e Marquinho/Índio (ES).
Os quatro melhores, portanto, classificam-se para o torneio principal e se juntam a Lipe/Marcus (CE/RJ), Léo Vieira/Bernat (DF/RJ), Bernardo/João Paulo (RJ/CE), Luizão/Rhuan (AM/RJ), Ícaro/Fabiano (PB/PE), Guto/Allison (RJ/SC), Dolar/Stersa (PR/RJ) e Marcelo/Vinícius (RS/RJ).
CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL 2013/2014
2013
1ª etapa – Recife (PE) – 23 a 25 de agosto
2ª etapa – Vitória (ES) – 13 a 15 de setembro
3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 11 a 13 de outubro
4ª etapa – Guarujá (SP) – 8 a 10 de novembro
5ª etapa – São José (SC) – 29 de novembro a 1º de dezembro
2014
6ª etapa – São Luís (MA)
7ª etapa – Natal (RN)
8ª etapa – João Pessoa (PB)
9ª etapa – Maceió (AL)


Em Recife (PE), na etapa de abertura da temporada 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil, Elize Maia/Fernanda Berti foi uma das duplas a receber o wild card (convite) da CBV para jogar o Open, principal competição do vôlei de praia brasileiro, em que, no feminino, figuram as nove melhores parcerias do ranking e três convidadas. Na capital pernambucana, elas perderam para Val/Ângela (RJ/DF) por 2 a 1 e para Lili/Rebecca (ES/CE) por 2 a 0, terminando na nona colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário