quarta-feira, 21 de março de 2012

SUPERLIGA FEMININA 11/12: CBV divulga tabela oficial das semifinais

A Unidade Técnica de Competições de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta QUARTA-FEIRA (21.03), a tabela oficial das semifinais da Superliga feminina de vôlei 11/12. E o primeiro jogo será neste SÁBADO (24.03), às 10h, entre Sollys/Nestlé (SP) e Usiminas/Minas (MG). O confronto será no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), e terá transmissão ao vivo da TV Globo.
O segundo encontro entre os times paulista e mineiro será no dia 30 de março, às 18h45, desta vez na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). E, se necessário, o terceiro jogo acontecerá no dia seis de abril, às 18h45, novamente em Osasco. As duas partidas serão transmitidas pelo canal Sportv.
A outra série pelas semifinais da Superliga feminina, entre Unilever (RJ) e Vôlei Futuro (SP), terá início na próxima TERÇA-FEIRA (27.03), às 21h, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), com transmissão do Sportv. O segundo jogo será no dia 31 de março, às 10h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Esta partida será transmitida pela TV Globo. Em caso de empate, acontecerá o terceiro e decisivo duelo no dia seis de abril, às 21h, de novo no Rio de Janeiro.
As demais posições da Superliga feminina 11/12 já estão definidas. O Sesi-SP, eliminado pela Usiminas/Minas nas quartas-de-final, ficou com a quinta colocação. O Banana Boat/Praia Clube (MG), que perdeu para o Vôlei Futuro na fase passada, foi o sexto colocado, enquanto Mackenzie/Cia do Terno (MG), que foi derrotado pela Unilever, terminou em sétimo, e o BMG/São Bernardo, eliminado pelo Sollys/Nestlé, ficou em oitavo.
Quatro equipes disputaram a fase classificatória e não chegaram ao play-off da Superliga. O Pinheiros (SP) encerrou a competição em nono lugar, seguido por Rio do Sul (SC), Macaé Sports (RS) e São Caetano (SP).
SUPERLIGA FEMININA 11/12
PRIMEIRA RODADA DAS SEMIFINAIS
24.03 (SÁBADO) – Sollys/Nestlé x Usiminas/Minas, às 10h, no José Liberatti, em Osasco (SP) TV GLOBO
27.03 (TERÇA-FEIRA) – Vôlei Futuro x Unilever, às 21h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV
SEGUNDA RODADA DAS SEMIFINAIS
30.03 (SEXTA-FEIRA) – Usiminas/Minas x Sollys/Nestlé, às 18h45, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV
31.03 (SÁBADO) – Unilever x Vôlei Futuro, às 10h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ) TV GLOBO
TERCEIRA RODADA DAS SEMIFINAIS (SE NECESSÁRIO)
06.04 (SEXTA-FEIRA) – Sollys/Nestlé x Usiminas/Minas, às 18h45, no José Liberatti, em Osasco (SP) SPORTV
06.04 (SEXTA-FEIRA) – Unilever x Vôlei Futuro, às 21h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ) SPORTV

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Com sotaque cubano, Usiminas/Minas vence Sesi-SP e está nas semifinais

A Usiminas/Minas (MG) é a quarta semifinalista da Superliga feminina de vôlei 11/12. Numa partida recheada de emoções, o time mineiro recebeu o Sesi-SP e, de virada, venceu por 3 sets a 2 (17/25, 25/17, 22/25, 26/24 e 15/13), em 2h26 de jogo, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). Com o resultado, o time mineiro fechou a série melhor-de-três das quartas-de-final em 2 jogos a 1.
O adversário na luta por um lugar na decisão será o Sollys/Nestlé (SP), que derrotou o BMG/São Bernardo (SP), por 2 jogos a 0, nas quartas-de-final. No outro duelo das semifinais, a Unilever (RJ) enfrentará o Vôlei Futuro (SP). A tabela oficial da próxima fase será divulgada nesta QUARTA-FEIRA (21.03) pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Os destaques da partida foram as cubanas da Usiminas/Minas. A ponteira Herrera marcou 27 pontos, foi a maior pontuadora da partida e ainda ganhou o Troféu VivaVôlei como a melhor jogadora. A oposto Ramirez teve 26 acertos. O destaque do Sesi-SP foi a oposto Elisângela, com 20 pontos.
“A diferença foi a nossa forma de preparação para este jogo. Sabíamos que seria uma batalha dura, mas nos preparamos bem”, afirmou Herrera.
O choro fez parte da comemoração mineira. A levantadora Claudinha festejou a passagem para a próxima fase. “É um momento único. Nunca cheguei a uma fase tão avançada como esta. Hoje, no vestiário disse que seria a nossa final. Agora é retomar o trabalho e colocar a cabeça no lugar”, vibrou.
O técnico da Usiminas/Minas também avaliou a classificação. “Fomos melhor na fase classificatória e essa vitória é justa. Valeu pela garra e pela luta. Sabíamos que seria um jogo sofrido. O Sesi-SP é uma equipe experiente e vivida. Parabéns para todos e também para a nossa torcida que nos ajudou muito”, destacou Jarbas.
Do lado do Sesi-SP, o ponteira Sassá lamentou a desclassificação, mas deu os méritos da vitória para as adversárias. “Foi uma grande partida, decidida no detalhe, na luta. Infelizmente, não deu para a nossa equipe. Agora, temos que levantar a cabeça e saber que foi um grande espetáculo. Não desistimos em momento algum, mas, no tie-break, uma boa sequência de saques e contra-ataques da Usiminas/Minas fez a diferença”, avaliou a campeã olímpica.
O jogo
A Usiminas/Minas até começou bem a partida e abriu (4/1). Mas, já na primeira parada técnica, o Sesi-SP chegou à frente (8/6). O time paulista dominou toda a parcial. As donas da casa não conseguiram se encontrar em quadra. O Sesi-SP fez um bom trabalho de bloqueio e contou com a eficiência da oposto Elisângela, maior pontuador do set, com nove acertos. No final, 25/17 para as visitantes.
A Usiminas/Minas não se abateu e voltou com força para o segundo set. Forçando o saque, o time da casa dificultou a vida do Sesi-SP e abriu 10/5. Destaque para a cubana Herrera, que, com fortes ataques, ajudou as mineiras a chegarem ao segundo tempo técnico com o dobro de pontos (16/8). O bloqueio da Usiminas/Minas fez a diferença e ajudou a equipe a deslanchar no marcador (20/10). O Sesi-SP ainda fez quatro pontos consecutivos, mas as anfitriãs devolveram o placar do set anterior: 25/17.
O jogo ficou equilibrado no terceiro set. O Sesi-SP chegou a abrir dois (6/4), mas, com três pontos consecutivos, a Usiminas/Minas virou (7/6). Mas foi o Sesi-SP que chegou à primeira parada técnica à frente (8/7). Aos poucos, o time paulista tomou a dianteira do placar e abriu cinco pontos (20/15). As mineiras não conseguiram reverter a situação e viram o Sesi-SP marcar 25/22.
Na quarta parcial, a Usiminas/Minas saiu na frente (8/6). Apesar de estar sempre no comando, as mineiras perceberam que o Sesi-SP não ia deixar o placar deslanchar. As donas da casa chegaram a marcar 18/15, mas as paulistas empataram. A reta final do set ficou emocionante. Depois do ace de Natasha, a Usiminas/Minas marcou 24/23, mas o Sesi-SP empatou no erro de Herrera (24/24). Na invasão de Dani Lins, a Usiminas/Minas marcou (26/24) levou a decisão para o quinto set.
Na parcial decisiva, depois do bloqueio de Sassá sobre Ramirez, o Sesi-SP marcou 4/2. A Usiminas/Minas reagiu e marcou 5/5, no ataque de Herrera. Após um contra-ataque para fora de Fernanda Isís, o time paulista abriu 11/09. Depois de dois contra-ataques de Herrera, a Usiminas/Minas passou à frente e marcou 13/12. No erro de saque do Sesi-SP, as donas da casa fecharam em 15/13 e carimbaram o passaporte para as semifinais.
EQUIPES
USIMINAS/MINAS – Claudinha, Herrera, Ramirez, Mariana, Natasha e Fernanda. Líbero Tássia
Entraram – Dani Suco, Carla, Flavinha e Carol
Técnico – Jarbas Ferreira
SESI-SP – Dani Lins, Elisângela, Sassá, Soninha, Marina e Roberta. Líbero – Michelle.
Entraram – Marcela, Jéssica, Natália, Renata e Stephany.
Técnico – Talmo de Oliveira

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Álvaro Filho estreia parceria com Benjamin em João Pessoa

Além do fato de jogar em casa, o paraibano Álvaro Filho (PB) tem mais uma motivação especial para a disputa da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Nas areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), o canhoto de 21 anos estreará sua nova parceria, com o veterano Benjamin (MS), de 39. A dupla estará em ação na arena montada em frente ao busto de Tamandaré a partir de SEXTA-FEIRA (23.03), data de início da competição.
Álvaro Filho disputou a primeira etapa do ano, em Salvador (BA), ao lado do medalhista olímpico Fábio Luiz (ES). O paraibano ficou fora da segunda parada do Circuito Banco do Brasil, no Recife (PE), e agora volta à disputa ao lado de Benjamin.
“Essa etapa vai ser muito especial, já que vou jogar em casa e vou estrear a dupla com uma pessoa que admiro bastante. Passei as últimas três semanas treinando com o Benjamin em Fortaleza e vejo nosso time com muito volume de jogo e uma boa virada de bola. Neste ano quero disputar o Circuito Mundial e o Benjamin é a pessoa mais indicada para me acompanhar”, comenta o paraibano.
Aprender com a larga experiência do parceiro é um dos objetivos de Álvaro. Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Benjamin disputa o Circuito Mundial desde a temporada 1997.
“Apesar da idade, o Benjamin tem um espírito muito jovem. É um cara muito inteligente e sempre conversa muito comigo. É como se fosse um segundo técnico, que dentro da quadra cobra bastante. Quero crescer muito ao lado dele. Uma vez, depois de um treino, ele me questionou, perguntando quanto valia o meu sonho e isso fez com que eu refletisse bastante”, acrescenta.
Além de Benjamin/Álvaro Filho, outras 15 parcerias masculinas disputarão a etapa paraibana: Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Evandro/Harley (RJ/DF), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Franco/Jan (CE/PA), Jorge/Renatão (PB), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Fábio Luiz/Juca (ES/BA), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Marcus/Guto (RJ), Ícaro/Bernat (PB/RJ) e Gilmário/Luciano (PB/ES).
No feminino, a disputa será entre 12 parcerias: Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Karin/Raquel (SUE/SP), Taiana/Vivian (CE/PA), Ângela/Lili (DF/ES), Maria Clara/Raquel (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Josi/Thais (SC/RJ), Neide/Rebecca (AL/CE) e Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ).
O torneio em João Pessoa terá início na sexta, com 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas credenciadas a disputar os títulos. As equipes serão divididas em quatro chaves e as oito melhores avançarão às quartas-de-final, que acontecerão no SÁBADO (24.03), assim como as semifinais. As decisões e disputas de terceiro lugar serão realizadas na manhã de DOMINGO (25.03).
A etapa paraibana será a primeira da temporada 2012 a contar com os jogos noturnos em sua programação. Na sexta, a fase classificatória será encerrada com quatro partidas no período da noite, de 18h às 22h, todas na quadra central. No sábado, no mesmo horário, serão realizadas as semifinais da competição.
Os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol -http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp
CREDENCIAMENTO
O credenciamento da imprensa para cobertura da etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia será realizado na sala de imprensa da arena.
Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor.
As credenciais poderão ser retiradas de QUINTA-FEIRA (22.03) a SÁBADO (24.03). O jornalista Guilherme Torres (21-8419-4011) realizará o credenciamento.
Importante: Não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (25.03), dia das finais.
ENCONTRO COM A IMPRENSA
Os atletas Ricardo e Pedro Cunha atenderão a imprensa às 15h de QUINTA-FEIRA (22.03), na arena do Circuito Banco do Brasil (Praia do Cabo Branco, em frente ao Busto de Tamandaré).

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Unilever vence Mackenzie/Cia do Terno e garante lugar nas semifinais

A Unilever (RJ) está na semifinal da Superliga feminina de vôlei 11/12. Nesta SEGUNDA-FEIRA (19.03), o time carioca passou pelo Mackenzie/Cia do Terno (MG) por 3 sets a 0 (25/15, 25/21 e 25/16), em 1h15 de jogo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).
Com o resultado, a Unilever fechou a série melhor-de-três das quartas de final com duas vitórias e uma derrota sobre o Mackenzie/Cia do Terno. Na semifinal, o adversário das cariocas será o Vôlei Futuro (SP), em dias e horários a serem definidos.
No início do segundo set, a ponteira Thais, da equipe mineira, sofreu uma contusão no maxilar ao se chocar com a proteção da cadeira do arbitro quando subia para atacar uma bola na entrada de rede. A jogadora foi atendida no próprio ginásio e retornou ao banco de reservas no final do terceiro set.
A ponteira Mari, da equipe carioca, foi eleita a melhor jogadora da partida e ganhou o Troféu VivaVôlei. Sheilla, também da Unilever, terminou o jogo como a maior pontuadora, com 15 acertos.
"Não podíamos ter dado o tropeço que demos no primeiro jogo, mas o importante foi ter conseguido fechar essas duas partidas por 3 sets a 0. Temos condições de estar melhorando e daqui para frente não teremos adversário fácil", garantiu Mari.
A líbero Fabi, do time do Rio de Janeiro, elogiou o saque da equipe carioca e fez questão de parabenizar o bom trabalho feito pelo Mackenzie/Cia do Terno.
“A nossa experiência prevaleceu nessa partida. Elas têm um time jovem que valorizou muito o resultado dessas quartas-de-final. No primeiro jogo da série, elas jogaram com alegria e sem responsabilidade, o que tornou o time delas muito perigoso. Hoje conseguimos impor um ritmo e sacamos muito bem”, analisou a líbero.
Pelo lado do Mackenzie/Cia do Terno, a ponteira Gabi estava triste pela derrota, mas satisfeita com a boa campanha da equipe mineira.
“A Unilever jogou muito bem. Mesmo com a derrota, nós fizemos um bom trabalho nesta Superliga. Ganhamos no primeiro jogo quando ninguém esperava. Estou feliz com a oportunidade de jogar como titular”, disse a atacante.
O Jogo
O Mackenzie/Cia do Terno começou a partida com uma alteração em relação aos últimos jogos. Entrou Priscila Daroit e saiu Gabi. Com um ace da central Juciely, a Unilever abriu três (4/1). No segundo tempo técnico a vantagem do time carioca já era de seis pontos (16/10). Com tranquilidade, a Unilever fechou o primeiro set por 25/15.
No início do segundo set a ponteira Thais, do Mackenzie/Cia do Terno, sofreu uma pancada no rosto ao subir para atacar e teve que deixar a partida. Gabi entrou em seu lugar. Com um ponto de bloqueio da central Letícia sobre um ataque de Sheilla, o time mineiro foi para a primeira parada técnica com dois pontos de vantagem (8/6). O set ficou equilibrado. A ponteira Régis conseguiu uma boa sequência de saques, e a Unilever abriu três (20/17). O time carioca segurou a diferença até o final e venceu o segundo set por 25/21.
A Unilever veio para o terceiro set disposta a liquidar a partida e abriu três (8/5). No segundo tempo técnico, a vantagem do time do Rio de Janeiro era de cinco pontos (16/11). A central Juciely cresceu no final da parcial e ajudou a Unilever a fechar o último set por 25/16 e o jogo por 3 sets a 0.
Demais séries
Sollys/Nestlé (SP) e Vôlei Futuro (SP) passaram por BMG/São Bernardo (SP) e Banana Boat/Praia Clube (MG), respectivamente, e já estão garantidos nas semifinais da Superliga feminina de vôlei 11/12.
Usiminas/Minas (MG) e Sesi-SP definirão qual equipe ficará com a última vaga para as semifinais, às 21h desta TERÇA-FEIRA (20.03), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).O Sportv transmitirá ao vivo.
EQUIPES
MACKENZIE/CIA DO TERNO – Pri, Ingrid, Priscila Daroit, Thaís, Luciane e Letícia. Líbero: Sophia
Técnico – Ricardo Picinin
Entraram: Nathália, Samantha, Gabi e Tatiana
UNILEVER – Fernanda Venturini, Sheilla, Mari, Régis, Juciely e Valeskinha. Líbero: Fabi
Técnico – Bernardinho
Entraram: Jú Nogueira, Roberta e Carol
TERCEIRA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
19.03 (SEGUNDA-FEIRA) – Unilever 3 x 0 Mackenzie/Cia do Terno (25/15, 25/21 e 25/16), em 1h15 de jogo, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)
MAIOR PONTUADORA: Sheilla (Unilever),com 15 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI: Mari (Unilever)
20.03 (TERÇA-FEIRA) – Usiminas/Minas x Sesi-SP, às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV

FIVB confirma candidatura de Ary Graça à presidência da entidade

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou, nesta SEGUNDA-FEIRA (19.03), os candidatos que disputarão as eleições presidenciais da entidade, que acontecerão entre os dias 19 e 21 de setembro, na cidade de Anaheim, nos Estados Unidos. O brasileiro Ary Graça, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), é um dos candidatos confirmados.
Os adversários do brasileiro na votação, que compreenderá todas as 220 Federações Nacionais filiadas à FIVB, serão Doug Beal - presidente da Federação dos Estados Unidos - e Chris Schacht - que comanda a Federação da Austrália. O mandato será válido entre os anos de 2013 e 2016.
O presidente eleito irá suceder o chinês Jizhong Wei, que está à frente da FIVB desde 2008, e irá se tornar o quarto mandatário da história da entidade. O francês Paul Libaud, entre 1947 e 1984, e o mexicano Ruben Acosta, entre 1984 e 2008, foram os dois primeiros.
Ary Graça lançou candidatura em dezembro do ano passado e conta com apoio de quatro das cinco Confederações Continentais: Ásia, da África, da Norceca e da América do Sul.
Ary Graça tem 68 anos e nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Ele se formou em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e começou sua carreira profissional em 1966. O brasileiro é presidente da CBV, da Confederação Sul-Americana (CSV) e vice-presidente Executivo da FIVB.
Graça jogou pela seleção brasileira de voleibol nas décadas de 60 e 70 e recebeu muitos prêmios pela contribuição ao esporte e a sociedade brasileira. Recebeu o Prêmio Equilibrista – O executivo do ano, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do Rio de Janeiro (IBEF).

segunda-feira, 19 de março de 2012

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Lucarelli, do Vivo/Minas, é o melhor jogador da primeira rodada do play-off

O ponteiro Lucarelli, do Vivo/Minas (MG), foi o melhor jogador da primeira rodada do play-off das quartas-de-final da Superliga masculina de vôlei 11/12. Apesar da derrota do time mineiro para a Cimed/SKY (SC), por 3 sets a 2, o jovem atacante terminou a rodada na liderança das estatísticas de ataque e saque, além de ter alcançado o quinto melhor aproveitamento na defesa.
Outros dois destaques vieram da Cimed/SKY. O central Gustavo teve o melhor bloqueio e o levantador Bruninho foi o melhor na sua posição.
Assim como o time de Florianópolis (SC), o RJX (RJ) também começou o play-off das quartas-de-final com uma vitória por 3 sets a 2 sobre o Sesi-SP. O líbero Alan, da equipe carioca, teve a recepção mais eficiente. Já o ponteiro Dante, também do RJX, foi o maior pontuador da rodada, com 25 acertos.
Dois líberos também tiveram atuações destacadas na rodada. Mário Júnior, do Vôlei Futuro, foi eleito o melhor jogador da sua posição e Serginho, do Sada Cruzeiro (MG), teve a melhor defesa da rodada.
MELHOR JOGADOR: Lucarelli – 1º no ataque e no saque e 5º na defesa
MAIOR PONTUADOR: Dante (RJX), com 25 pontos
MELHORES
Ataque: Lucarelli (Vivo/Minas)
Bloqueio: Gustavo Endres (Cimed/SKY)
Saque: Lucarelli (Vivo/Minas)
Defesa: Serginho (Sada Cruzeiro)
Levantamento: Bruninho (Cimed/SKY)
Recepção: Alan (RJX)
Líbero: Mário Jr. (Vôlei Futuro)

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Sesi-SP e Usiminas/Minas fazem duelo final nas quartas

Na série considerada a mais equilibrada das quartas-de-final da Superliga feminina de vôlei 11/12, melhor para a equipe que jogou em casa. A Usiminas/Minas (MG), quarta colocada na fase classificatória, venceu o primeiro jogo, em Belo Horizonte (MG), enquanto o Sesi-SP, que se classificou em quinto, levou a melhor no segundo encontro, em São Paulo (SP). Agora, nesta TERÇA-FEIRA (20.03), as duas equipes decidem a vaga nas semifinais, no terceiro e último encontro, às 21h, na Arena Vivo, na capital mineira. A partida terá transmissão do canal Sportv.
A primeira partida, no dia 13 de março, foi equilibrada e o time mineiro venceu apenas no tie-break. Na segunda, no último domingo (18.03), o Sesi-SP saiu vitorioso por 3 sets a 0. Enquanto a Usiminas/Minas terá a vantagem de jogar em casa, a equipe paulista vem com moral após boa vitória. Por isso, para o terceiro jogo, a capitã da Usiminas/Minas, Natasha, destaca o provável equilíbrio.
“Temos, sim, a vantagem de jogar em casa. A torcida ajuda muito e o fato de conhecer bem a quadra facilita bastante, mas sabemos que é preciso entrar em quadra melhor do que no primeiro jogo, quando vencemos, já que, do outro lado, tem um time com jogadoras excelentes. Esse deve ser mais um jogo difícil para os dois lados”, destaca a central, que comenta sobre a derrota sofrida do último domingo.
“O que aconteceu já passou, ficou para trás, e não adianta ficar remoendo. Temos que estudar e ver o que temos que mudar para conseguirmos a vitória, pois, agora, a única opção é ganhar. Temos que jogar melhor e errar menos, já que o número de erros que cometemos foi decisivo na nossa derrota”, explica Natasha
Se a capitã do time mineiro demonstra confiança, o mesmo acontece pelo lado do Sesi-SP. Elisângela concorda que estar em Belo Horizonte é um benefício para a Usiminas/Minas, mas alerta para um detalhe consequente a esse fator.
“Jogar em casa é uma vantagem, mas, ao mesmo tempo, é uma pressão e uma responsabilidade a mais para elas. É um fator que incentiva o time da Usiminas/Minas, mas sabemos que os dois times estão vivos na competição. A série ainda está em aberto”, afirma Elisângela, maior pontuadora da história da Superliga feminina, com 3.631 pontos.
Apesar de confiante, a oposto do time paulista ressalta que, contra a Usiminas/Minas, uma boa performance é fundamental. “Temos que jogar melhor e manter a concentração que tivemos no segundo jogo. Não temos muito tempo para treinar e fazer correções, mas estamos estudando, vendo vídeos e vamos fazer de tudo para buscar essa vitória e a classificação”, concluiu Elisângela.
Unilever e Mackenzie/Cia do Terno decidem vaga nesta segunda-feira
Sollys/Nestlé (SP) e Vôlei Futuro (SP) passaram por BMG/São Bernardo (SP) e Banana Boat/Praia Clube (MG), respectivamente, e já estão garantidos nas semifinais da Superliga feminina de vôlei 11/12.
As outras duas vagas dependem do resultado de Usiminas/Minas e Sesi-SP e, ainda, do confronto entre Unilever (RJ) e Mackenzie/Cia do Terno (MG), que se enfrentam nesta SEGUNDA-FEIRA (19.03), às 21h15, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).
TERCEIRA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
19.03 (SEGUNDA-FEIRA) – Unilever x Mackenzie/Cia do Terno, às 21h15, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ) SPORTV
20.03 (TERÇA-FEIRA) – Usiminas/Minas x Sesi-SP, às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Estrelas em ação em João Pessoa

Vinte e duas vezes João Pessoa (PB). Parada obrigatória do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia desde sua primeira temporada, em 1991, a capital paraibana receberá as principais estrelas da modalidade mais uma vez neste final de semana, entre SEXTA-FEIRA (23.03) e DOMINGO (25.03), na terceira etapa da temporada 2012.
A arena da competição foi montada na Praia do Cabo Branco, em frente ao Busto de Tamandaré, e a entrada será gratuita nos três dias de disputas. Os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp
O torneio em João Pessoa terá início na sexta, com 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas credenciadas a disputar os títulos. As equipes serão divididas em quatro chaves e as oito melhores avançarão às quartas de final, que acontecerão no SÁBADO (24.03), assim como as semifinais. As decisões e disputas de terceiro lugar serão realizadas na manhã de domingo.
A etapa paraibana será a primeira da temporada 2012 a contar com os jogos noturnos em sua programação. Na sexta, a fase classificatória será encerrada com quatro partidas no período da noite, de 18h às 22h, todas na quadra central. No sábado, no mesmo horário, serão realizadas as semifinais da competição.
Campeãs mundiais buscam o hexa
Atuais campeãs do Circuito Banco do Brasil, Juliana e Larissa (CE/PA) buscarão o hexacampeonato da etapa paraibana. A dupla, que chegou à marca de 100 títulos em parceria na última etapa, no Recife (PE), conquistou nas areias paraibanas o primeiro título desta trajetória, em 2004. As campeãs mundiais venceram em João Pessoa também nas temporadas 2005, 2006, 2010 e 2011.
Quem também lutará pelo hexacampeonato na capital paraibana será o cearense Franco. Campeão nas areias de João Pessoa na primeira temporada do Circuito Banco do Brasil, em 1991, ao lado de Roberto Lopes (CE), o veterano de 45 anos conquistou mais dois títulos ao lado do eterno parceiro: em 1996 e 1999. Nas temporadas 2006 e 2007, Franco subiu ao lugar mais alto do pódio ao lado de Pedro Cunha (RJ).
A medalhista olímpica Shelda é a quarta pentacampeã da etapa paraibana. Campeã pan-americana, a ex-jogadora conquistou o título em João Pessoa nas temporadas 1994, ao lado de Gerusa (RJ), 2000, 2002 e 2003, já com Adriana Behar (RJ).
Candidatos ao título já estão definidos
As 16 duplas masculinas que disputarão a etapa paraibana são Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Evandro/Harley (RJ/DF), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Franco/Jan (CE/PA), Benjamin/Álvaro Filho (MS/PB), Jorge/Renatão (PB), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Fábio Luiz/Juca (ES/BA), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Marcus/Guto (RJ), Ícaro/Bernat (PB/RJ) e Gilmário/Luciano (PB/ES).
No feminino, a disputa será entre 12 parcerias: Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Karin/Raquel (SUE/SP), Taiana/Vivian (CE/PA), Ângela/Lili (DF/ES), Maria Clara/Raquel (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Josi/Thais (SC/RJ), Neide/Rebecca (AL/CE) e Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ).
TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA PARAIBANA
1991 - João Pessoa - Franco/Roberto Lopes (CE)
1992 – João Pessoa - Rose/Roseli (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1993 – João Pessoa - Mônica/Adriana (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – João Pessoa - Gerusa/Shelda (RJ/AL) e Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA)
1995 – João Pessoa - Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1996 – João Pessoa - Jacqueline/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1997 – João Pessoa - Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 – João Pessoa - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Lula/Adriano (PE)
1999 – João Pessoa - Jacqueline/Ana Paula (RJ/MG) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2000 – João Pessoa - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001 – João Pessoa - Sandra/Tatiana (RJ/RS) e Ricardo/Loiola (BA/ES)
2002 – João Pessoa - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – João Pessoa - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2004 – João Pessoa - Juliana/Larissa (CE/PA) e Alex/Luizão (MS/AM)
2005 – João Pessoa - Juliana/Larissa (CE/PA) e Fabinho/Murilo (CE/PE)
2006 – João Pessoa - Juliana/Larissa (CE/PA) e Franco/Pedro Cunha (CE/RJ)
2007 – João Pessoa - Renata/Talita (RJ/AL) e Franco/Pedro Cunha (CE/RJ)
2008 – João Pessoa – Maria Clara/Carolina (RJ) e Harley/Pedro Cunha (DF/RJ)
2009 – Joao Pessoa – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2011 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)

VÔLEI DE PRAIA: CBV faz primeira pré-convocação para o Sub-19 feminino

Depois das primeiras atividades com o masculino, chegou a vez das jovens revelações femininas do vôlei de praia brasileiro serem avaliadas no Ayrzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Nesta semana, entre QUARTA-FEIRA (21.03) e SÁBADO (24.03), um grupo de 11 atletas da categoria Sub-19 realizará treinamentos no local, sob o comando da técnica Jackie Silva.
As atletas fazem parte da primeira pré-convocação da categoria, visando o Campeonato Mundial, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de julho, no Chipre. Para Jackie, o período será importante para a avaliação das jogadoras.
“Este grupo é formado em sua maioria por jogadoras do Rio de Janeiro e tem uma média de idade entre 15 e 16 anos. São atletas muito jovens, mesmo para a categoria Sub-19, e este início de trabalho será importante para avaliar o nível de cada uma e fazê-las ver exatamente onde devem melhorar”, diz a campeã olímpica.
As onze atletas pré-convocadas são Paula Hoffman, Lais Vasques, Amanda Fillipo, Victoria Baptista, Mariana Chaia, Ana Carolina Santos, Isabela Ghetti, Ana Luiza Mohr, Thais Vieira Simões e Drussyla Andressa Felix Costa.
Praticamente no mesmo período, de QUINTA-FEIRA (22.03) a DOMINGO (25.03), também estarão em ação no Aryzão 11 atletas pré-convocados da categoria Sub-21 masculino. Allisson Ciittadin Francioni, Álvaro Marcelino Santos Andrade, Anderson Luiz Melo de Souza, Fábio Rodrigo Castro Bastos, Felipe dos Santos Siqueira Stersa, Gustavo Albretcht Carvalhaes, Marcus Vinícius Albretcht Carvalhaes, Ramon Ferreira Gomes, Saymon Barbosa Santos, Victor Garcia Angelo e Vinícius Gomes Cardozo de Araújo treinarão com o técnico Marco Antonio Albuquerque, o Marcão. O Mundial da categoria acontecerá em Halifax, no Canadá, de 29 de agosto a dois de setembro.

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Walewska, do Vôlei Futuro, é a melhor jogadora da segunda rodada do play-off

A central Walewska, do Vôlei Futuro (SP), foi a melhor jogadora da segunda rodada do play-off das quartas-de-final da Superliga feminina de vôlei 11/12. A atacante teve uma atuação de gala na vitória da equipe de Araçatuba (SP) sobre o Banana Boat/Praia Clube (MG) por 3 sets a 2. O resultado selou a classificação do time da meio de rede para as semifinais.
Walewska terminou a rodada como a maior pontuadora, com 25 pontos. A central ainda foi a melhor atacante e teve o segundo melhor bloqueio.
Da equipe de Araçatuba ainda vieram mais duas jogadoras que se destacaram na rodada. A ponteira Fernanda Garay teve a melhor defesa e a levantadora Ana Tiemi foi a melhor atleta da sua posição.
Já do confronto entre Sesi-SP e Usiminas/Minas (MG) saíram os outros destaques da rodada. A central Roberta, da equipe paulista, que venceu o time mineiro por 3 sets 0 e empatou a série melhor-de-três, foi a melhor sacadora, enquanto a líbero Tássia, da equipe de Belo Horizonte (MG), foi a melhor jogadora da sua posição e teve a melhor recepção.
MELHOR JOGADORA: Walewska (Vôlei Futuro) – 1ª no ataque e 2ª no bloqueio
MAIOR PONTUADORA: Walewska (Vôlei Futuro), com 25 pontos
MELHORES
Ataque: Walewska (Vôlei Futuro)
Bloqueio: Adenízia (Sollys/Nestlé)
Saque: Roberta (Sesi-SP)
Defesa: Fernanda Garay (Vôlei Futuro)
Levantamento: Ana Tiemi (Vôlei Futuro)
Recepção: Tássia (Usiminas/Minas)
Líbero: Tássia (Usiminas/Minas)

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Vôlei Futuro passa pela Medley/Campinas e abre vantagem nas quartas-de-final

O Vôlei Futuro (SP) não deu chances para a Medley/Campinas (SP) na primeira partida da série melhor-de-três das quartas-de-final da Superliga masculina de vôlei 11/12. Neste DOMINGO (19.03), em casa, a equipe de Araçatuba contou com o apoio da torcida e venceu o time campineiro por 3 sets a 0 (25/16, 25/18 e 25/19), em 1h21 de jogo, no ginásio Plácido Rocha.
O segundo jogo da série entre Vôlei Futuro e Medley/Campinas será no próximo SÁBADO (24.03), às 21h30, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP). Em caso de empate, o terceiro e decisivo confronto acontecerá no SÁBADO (31.03), às 13h15, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). O Sportv transmitirá as duas partidas.
O levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, teve uma atuação destacada e levou o Troféu VivaVôlei para casa, após ser considerado o melhor jogador da partida. O oposto Lorena, também da equipe de Araçatuba, foi o maior pontuador do confronto, com 17 acertos (13 de ataque, três de saque e um de bloqueio). O atacante gostou da atuação do Vôlei Futuro e já pensa no segundo jogo.
“Espero que o nosso time também jogue bem na próxima partida. Teremos mais tempo para treinar e descansar nesta semana. A Medley/Campinas tem uma grande equipe e temos que nos preparar bem”, disse Lorena.
Pelo lado da Medley/Campinas, o campeão olímpico André Heller lamentou a atuação da equipe campineira, mas garantiu que nada está decidido.
“Esse jogo teve duas situações distintas. O Vôlei Futuro jogou muito bem e nós não apresentamos o nosso melhor voleibol. Eles foram bem no saque e no bloqueio. No entanto, não tem nada decidido. Confio muito no nosso grupo. Já mostramos que temos um grande poder de reação”, afirmou André.
O jogo
O ponteiro Mão abriu o placar para a equipe de Campinas. Vini e Lorena conseguiram bons saques e o Vôlei Futuro foi para a primeira parada técnica com quatro pontos de vantagem (8/4). A Medley/Campinas não conseguia recepcionar o saque da equipe de Araçatuba e, em um ace de Lorena, o Vôlei Futuro abriu seis (18/12). Com tranquilidade, o time da casa fechou o primeiro set por 25/16.
O segundo set começou equilibrado. A Medley/Campinas abriu dois pontos (9/7). O time de Campinas voltou a cometer erros e o Vôlei Futuro virou o marcador (11/10). No segundo tempo técnico, a vantagem subiu para quatro (16/12). Em um ataque do central Vini, o Vôlei Futuro venceu o segundo set por 25/18.
O Vôlei Futuro veio para o terceiro set disposto a finalizar a partida. Depois de um belo bloqueio duplo da equipe de Araçatuba sobre um ataque do ponteiro Mão, o Vôlei Futuro abriu quatro (10/6). O time campineiro reagiu no final da parcial, mas a equipe da casa fechou o set por 25/19 e o jogo por 3 sets a 0.
Demais séries
Líder da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 11/12, o Sada Cruzeiro (MG) abriu com vitória o play-off das quartas-de-final da competição. Na última SEXTA-FEIRA (16.03), o time mineiro recebeu, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), o BMG/São Bernardo (SP) e venceu por 3 sets a 0 (25/21, 25/15 e 25/21), em 1h21 de jogo.
No último SÁBADO (17.03), no duelo dos maiores vencedores da história da Superliga masculina, com quatro títulos cada, a Cimed/SKY (SC) superou o Vivo/Minas (MG) por 3 sets a 2 (25/27, 25/17, 24/26, 25/20 e 15/8), em 2h18 de jogo, no Capoeirão, em Florianópolis (SC)
Já neste DOMINGO (18.03), o RJX (RJ) venceu o Sesi-SP, fora de casa, por 3 sets a 2 (25/23, 27/25, 17/25, 21/25 e 16/14),em 2h17 de jogo, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
EQUIPES
VÔLEI FUTURO – Ricardinho, Lorena, Camejo, Dentinho, Maurício e Vini. Líbero – Mário Jr.
Entraram – Evandro, Leozão e Piá
Técnico – Cézar Douglas
MEDLEY/CAMPINAS – Rodriguinho, Franco, Zanuto, Mão, Gustavão e André Heller. Líbero – Lukinha
Entraram – Aranha, Fidele e Bob
Técnico – Cacá Bizzocchi
SUPERLIGA MASCULINA 11/12
PRIMEIRA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
16.03 (SEXTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro 3 x 0 BMG/São Bernardo (25/21, 25/15 e 25/21), em 1h21 de jogo, no Riacho, em Contagem (MG)
MAIOR PONTUADOR – Wallace (Sada Cruzeiro), com 16 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – William Arjona (Sada Cruzeiro)
17.03 (SÁBADO) – Cimed/SKY 3 x 2 Vivo/Minas (25/27, 25/17, 24/26, 25/20 e 15/8), em 2h18 de jogo, no Capoeirão, em Florianópolis (SC)
MAIOR PONTUADOR – Rivaldo (Cimed/SKY), com 24 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Bruninho (Cimed/SKY)
18.03 (DOMINGO) – Sesi-SP 2 x 3 RJX (23/25, 25/27, 25/17, 25/21 e 14/16),em 2h17 de jogo, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
MAIOR PONTUADOR – Dante (RJX), com 25 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Alan (RJX)
18.03 (DOMINGO) – Vôlei Futuro 3 x 0 Medley/Campinas (25/16, 25/18 e 25/19), em 1h21 de jogo, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
MAIOR PONTUADOR – Lorena (Vôlei Futuro), com 17 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Ricardinho (Vôlei Futuro)

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Em jogo decisivo, Unilever recebe Mackenzie/Cia do Terno

O ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), será o palco do decisivo confronto entre as equipes da Unilever (RJ) e do Mackenzie/Cia do Terno (MG). Nesta SEGUNDA-FEIRA (19.03), a equipe carioca receberá o time mineiro, às 21h15, na terceira partida da série melhor-de-três das quartas-de-final da Superliga feminina de vôlei 11/12. O Sportv transmitirá ao vivo.
No último SÁBADO (17.03), a Unilever (RJ) empatou o play-off contra o Mackenzie/Cia do Terno (MG), ao vencer a equipe mineira por 3 sets a 0. No primeiro jogo da série, o time mineiro levou a melhor, e venceu por 3 sets a 2. O vencedor da partida desta segunda-feira terá como adversário nas semifinais o Vôlei Futuro (SP). A equipe de Araçatuba fechou a série melhor-de-três com duas vitórias sobre o Banana Boat/Praia Clube (MG).
Para a experiente líbero Fabi, da Unilever, o jogo desta segunda-feira será uma decisão para as duas equipes. “O Mackenzie/Cia do Terno certamente vai arriscar mais do que no sábado. Acredito que seja um jogo tenso, de coração e muita vibração. Já conversamos e para a Unilever não muda nada. Assim como na segunda partida, este terceiro jogo continua sendo decisivo. O time do Mackenzie é jovem e vai entrar com menos responsabilidade, o que torna o nosso adversário ainda mais perigoso”, explica Fabi.
Pelo lado do Mackenzie/Cia do Terno, o treinador Ricardo Picinin acredita que o grupo mineiro precisará entrar sem responsabilidade na partida para repetir a atuação do primeiro confronto da série.
“As meninas têm que entrar soltas em quadra, sem medo de errar e jogar com alegria. Não podemos entrar com a responsabilidade de ganhar porque quem tem a obrigação de vencer é a Unilever. Essa pressão não é nossa e temos que aproveitar a situação”, disse o treinador.
Demais confrontos
Duas equipes já garantiram seus lugares nas semifinais. Na última SEXTA-FEIRA (16.03), o Sollys/Nestlé (SP) superou o BMG/São Bernardo (SP) por 3 sets a 1 e fechou a série melhor-de-três com duas vitórias.
Já no último SÁBADO (17.03), o Vôlei Futuro venceu o Banana Boat/Praia Clube (MG) por 3 sets a 2 e fechou a série melhor-de-três também com duas vitórias.
O confronto entre a Usiminas/Minas (MG) e o Sesi-SP está empatado com uma vitória para cada equipe. A terceira e decisiva partida será disputada às 21h desta TERÇA-FEIRA (20.03), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).
SUPERLIGA FEMININA 11/12
TERCEIRA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
19.03 (SEGUNDA-FEIRA) – Unilever x Mackenzie/Cia do Terno, às 21h15, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)SPORTV
20.03 (TERÇA-FEIRA) –Usiminas/Minas x Sesi-SP, às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Sesi-SP vence a Usiminas/Minas e deixa tudo igual no play-off

O Sesi-SP conseguiu uma importante vitória sobre a Usiminas/Minas (MG) e deixou tudo igual na série melhor-de-três das quartas-de-final da Superliga feminina de vôlei 11/12. Neste DOMINGO (18.03), a equipe paulista superou o time mineiro por 3 sets a 0 (25/21, 27/25 e 25/23), em 1h34 de jogo, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).
Na última terça-feira (13.03), a Usiminas/Minas levou a melhor no primeiro jogo da série por 3 sets a 2, em Belo Horizonte (MG). O terceiro e decisivo confronto será disputado nesta TERÇA-FEIRA (20.03), às 21h, novamente na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). O Sportv transmitirá ao vivo.
A atacante Elisângela, do Sesi-SP, teve uma atuação de destaque e ganhou o Troféu VivaVôlei, após ser eleita a melhor atleta da partida.
“No jogo passado perdemos por 3 sets a 2 sem jogar bem. Nós sabíamos que podíamos ter atuado melhor. Nosso time jogou bem durante essa Superliga contra as equipes ditas favoritas e isso nos dava confiança. Agora, vamos jogar, mais uma vez, na casa delas e temos que atuar como hoje”, disse Elisângela, que marcou 11 pontos no confronto.
A ponteiras Soninha, do Sesi-SP, e Herrera, da Usiminas/Minas, foram as maiores pontuadoras do confronto, com 14 acertos cada.
O JOGO
Soninha abriu o jogo em ponto de contra-ataque a favor do Sesi-SP. Com forte ataque da cubana Daymi, a Usiminas/Minas abriu dois de vantagem (5/3). A diferença aumentou quando, com erro de saque do adversário, o time mineiro fez 8/5. Bem no bloqueio, com dois pontos consecutivos neste fundamento, a equipe paulista deixou o placar igual em oito pontos. As equipes trocaram pontos e seguiram com um jogo equilibrado. Até que, em boa sequência de saque da central Roberta, o Sesi-SP abriu em 17/12. A Usiminas/Minas encostou no marcador no final do set, mas o time paulista segurou a diferença e fechou a parcial, com 25/21.
A Usiminas/Minas voltou melhor para o segundo set e abriu quatro (4/0). Com boas sequências de saque das ponteiras Sassá e Soninha, o Sesi-SP virou o placar e foi para a segunda parada técnica com dois pontos de vantagem (16/14). O final do set foi disputado ponto a ponto e as paulistas venceram a segunda parcial por 27/25.
Assim como no segundo set, a Usiminas/Minas voltou melhor e abriu quatro (8/4). Elisangêla, do Sesi-SP, cresceu na partida e a equipe mineira começou a cometer muitos erros. Desta forma, o time paulista encostou no marcador (10/9). A central Natália, do Sesi-SP, conseguiu um belo ponto de bloqueio e a equipe paulista foi para a segunda parada técnica com um ponto de vantagem (16/15). No final do set, mais uma vez, foi o Sesi-SP que jogou melhor e, em um contra-ataque de Sassá, a equipe paulista fechou o set por 25/23 e o jogo por 3 sets a 0.
Outros confrontos
Na última SEXTA-FEIRA (16.03), o Sollys/Nestlé (SP) foi a primeira equipe a garantir uma vaga nas semifinais ao superar o BMG/São Bernardo (SP) por 3 sets a 1. O time de Osasco fechou a série melhor-de-três com duas vitórias.
Já no último SÁBADO (17.03) foi a vez do Vôlei Futuro (SP) garantir um lugar entre as quatro melhores equipes da competição. O time de Araçatuba venceu o Banana Boat/Praia Clube (MG) por 3 sets a 2 e fechou a série melhor-de-três também com duas vitórias.
No outro jogo disputado no SÁBADO (17.03), a Unilever (RJ) empatou o play-off contra o Mackenzie/Cia do Terno (MG), ao vencer a equipe mineira por 3 sets a 0. O terceiro e decisivo confronto será disputado às 21h15 desta SEGUNDA-FEIRA (19.03), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O Sportv transmitirá ao vivo.
EQUIPES
SESI-SP – Dani Lins, Elisângela, Soninha, Sassá, Marina e Roberta. Líbero – Michele
Técnico – Talmo de Oliveira
Entraram: Natália, Jéssica, Marcela e Stephany
USIMINAS/MINAS – Claudinha, Daymi, Herrera, Carol, Fernanda Ísis e Natasha. Líbero – Tássia
Técnico – Jarbas Soares
Entraram: Carla e Flavinha
SUPERLIGA FEMININA 11/12
SEGUNDA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
16.03 (SEXTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo 1 x 3 Sollys/Nestlé (19/25, 17/25, 25/21 e 14/25), em 1h42 de jogo, no ginásio Baetão, em São Bernardo (SP).
MAIOR PONTUADORA – Tandara (Sollys/Nestlé), com 21 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Adenízia (Sollys/Nestlé)
17.03 (SÁBADO) – Unilever 3 x 0 Mackenzie/Cia do Terno (25/15, 25/26 e 27/25), em 1h16 de jogo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)
MAIOR PONTUADORA – Thais (Mackenzie/Cia do Terno), com 16 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Valeskinha (Unilever)
17.03 (SÁBADO) – Banana Boat/Praia Clube 2 x 3 Vôlei Futuro (25/18, 25/20, 26/28, 16/25 e 11/15), em 2h28 de jogo, no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia (MG)
MAIOR PONTUADORA – Walewska (Vôlei Futuro), com 25 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Verê (Vôlei Futuro)
18.03 (DOMINGO) – Sesi-SP 3 x 0 Usiminas/Minas (25/21, 27/25 e 25/23), em 1h34 de jogo, no ginásio Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
MAIOR PONTUADORA – Herrera (Usiminas/Minas) e Soninha (Sesi-SP), com 14 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Elisângela (Sesi-SP)

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Fora de casa, RJX passa pelo Sesi-SP

Em tarde inspirada do ponteiro Dante, o RJX (RJ) largou na frente nas quartas-de-final da Superliga masculina de vôlei 11/12. Neste DOMINGO (18.03), fora de casa, a equipe carioca passou pelo Sesi-SP, atual campeão da competição, por 3 sets a 2 (25/23, 27/25, 17/25, 21/25 e 16/14), em 2h17 de jogo, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).
RJX e Sesi-SP voltarão a se enfrentar no próximo SÁBADO (24.03), às 12h, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Em caso de empate na série, o terceiro e decisivo jogo será no SÁBADO (31.03), na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). O Sportv transmitirá as duas partidas.
Na partida deste domingo brilhou a estrela do campeão olímpico Dante. O ponteiro do RJX foi o maior pontuador da partida, com 25 acertos (21 de ataque e quatro de saque). O jogador comemorou a vitória, mas garantiu que nada está definido na série.
“Foi uma vitória complicada. Ganhar do Sesi-SP neste ginásio, que é bem diferente do que o nosso, não é fácil. No entanto, nada acabou. Esse foi apenas o primeiro passo e já temos que pensar no jogo do próximo sábado”, disse o ponteiro.
Outro jogador do RJX que teve uma grande atuação foi o líbero Alan. O jogador foi eleito o melhor atleta do confronto e ganhou o Troféu VivaVôlei.
Pelo lado do Sesi-SP, o treinador Giovane Gávio comentou sobre o jogo e elogiou a atuação do ponteiro Dante.
“Os times vêm sacando forte para quebrar a nossa linha de passe, como fez o RJX hoje. O Dante também teve uma atuação sensacional. Foi um bom jogo e sábado que vem tem mais”, analisou o treinador.
O JOGO
O RJX começou melhor a partida e abriu três (11/8). O levantador Sandro, do Sesi-SP, conseguiu uma boa sequência de saques e a equipe paulista virou o marcador (12/11). O final da parcial foi disputado ponto a ponto. Melhor no bloqueio e no saque, a equipe do Rio de Janeiro fechou a primeira parcial por 25/23.
O início do segundo set foi marcado pelo equilíbrio. Na segunda parada técnica, os paulistas tinham quatro pontos de vantagem (16/12). O bloqueio carioca voltou a funcionar e o RJX empatou (16/16). Assim como na primeira parcial, o final do set foi disputado ponto a ponto. O ponteiro Dante, do RJX, teve grande atuação no final do set e os cariocas fecharam a parcial por 27/25.
O Sesi-SP voltou melhor para o terceiro set e foi para a primeira parada técnica com um ponto de vantagem (8/7). No segundo tempo técnico, a vantagem dos paulistas subiu para três (16/13). O oposto Wallace, do Sesi-SP, cresceu de produção no set e foi um dos responsáveis pela vitória dos paulistas por 25/17.
O RJX veio para o quarto set disposto a fechar a partida. Na segunda parada técnica, a equipe carioca já tinha seis pontos de vantagem (16/10). Com um saque eficiente, o RJX dificultava a virada de bola da equipe paulista. No entanto, o Sesi-SP conseguiu uma grande reação no final da parcial e venceu o set por 25/21.
O quinto e decisivo set seguiu a tônica da partida e foi indefinido até o final. Com boas atuações do ponteiro Dante e do líbero Alan, o RJX fechou o set por 16/14 e o jogo por 3 sets a 2.
Demais séries
Líder da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 11/12, o Sada Cruzeiro (MG) abriu com vitória o play-off das quartas-de-final da competição. Na última SEXTA-FEIRA (16.03), o time mineiro recebeu, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), o BMG/São Bernardo (SP) e venceu por 3 sets a 0 (25/21, 25/15 e 25/21), em 1h21 de jogo.
No último SÁBADO (17.03), no duelo dos maiores vencedores da história da Superliga masculina, com quatro títulos cada, a Cimed/SKY (SC) superou o Vivo/Minas (MG) por 3 sets a 2 (25/27, 25/17, 24/26, 25/20 e 15/8), em 2h18 de jogo, no Capoeirão, em Florianópolis (SC)
Ainda neste DOMINGO (18.03), às 21h30, será realizado o duelo entre terceiro, Vôlei Futuro (SP), e o sexto colocado, Medley/Campinas (SP), no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). O Sportv transmitirá ao vivo.
EQUIPES
SESI-SP – Sandro, Wallace, Murilo, Léo Mineiro, Thiago Barth e Sidão. Líbero – Serginho
Entraram – Diogo, Rodrigão, Jotinha e Léo
Técnico – Giovane Gávio
RJX– Marlon, Théo, Dante, Lipe, Riad e Lucão. Líbero – Alan
Entraram – Da Silva, Ualas, Guilherme, Vinícius e Carlos
Técnico – Marcos Miranda
SUPERLIGA MASCULINA 11/12
PRIMEIRA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
16.03 (SEXTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro 3 x 0 BMG/São Bernardo (25/21, 25/15 e 25/21), em 1h21 de jogo, no Riacho, em Contagem (MG)
MAIOR PONTUADOR – Wallace (Sada Cruzeiro), com 16 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – William Arjona (Sada Cruzeiro)
17.03 (SÁBADO) – Cimed/SKY 3 x 2 Vivo/Minas (25/27, 25/17, 24/26, 25/20 e 15/8), em 2h18 de jogo, no Capoeirão, em Florianópolis (SC)
MAIOR PONTUADOR – Rivaldo (Cimed/SKY), com 24 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Bruninho (Cimed/SKY)
18.03 (DOMINGO) – Sesi-SP 2 x 3 RJX (23/25, 25/27, 25/17, 25/21 e 14/16),em 2h17 de jogo, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
MAIOR PONTUADOR – Dante (RJX), com 25 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Alan (RJX)
18.03 (DOMINGO) – Vôlei Futuro x Medley/Campinas, às 21h30, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV

CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: Rebecca/Neide e Ícaro/Bernat vencem em João Pessoa

 Depois de três dias de intensa disputa nas areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), foram definidas neste DOMINGO (18.03) as duplas campeãs da terceira etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Rebecca/Neide (AL/CE), no feminino, e Ícaro/Bernat (PB/RJ), no masculino, subiram ao lugar mais alto do pódio na capital paraibana.
As duplas campeãs do torneio garantiram vaga na etapa do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá na capital paraibana no próximo final de semana. As parcerias Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ) e Gilmário/Luciano (PB/ES), que ficaram em segundo lugar, também estão classificadas.
No torneio feminino, Rebecca e Neide garantiram o título em João Pessoa vencendo Chell e Michelle Carvalho na decisão por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 22/20. Isabel Grael e Luciana (RJ/CE) garantiram o terceiro lugar depois de superarem Cida e Bruna (SE/PB). A veterana Cida sentiu-se mal no começo do jogo e não teve condições de seguir na disputa de terceiro lugar, cedendo a vitória por 21/2 e 21/0 às adversárias.
No masculino, com a torcida local dividida, Ícaro e o parceiro carioca Bernat levaram a melhor sobre Gilmário e o capixaba Luciano, vencendo por 2 sets a 0, parciais de 25/23 e 21/13. Na disputa de terceiro lugar, também em dois sets, Oscar e Edson Filipe (RJ/ES) ganharam de Jô e Ramon (PB/RJ), com parciais de 21/18 e 21/15.
A quarta etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil será realizada entre os dias 29 de março e primeiro de abril, em Fortaleza (CE). A competição também classificará as duas duplas mais bem colocadas em cada naipe para a etapa cearense do Circuito Banco do Brasil, que acontecerá entre os dias seis e oito de abril.

sexta-feira, 16 de março de 2012

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Cimed/SKY recebe o Vivo/Minas pelas quartas-de-final

A primeira rodada da série melhor de três das quartas-de-final da Superliga masculina de vôlei 11/12 terá um duelo entre os maiores vencedores da história da competição. Neste SÁBADO (17.03), a Cimed/SKY (SC), campeã nas edições 05/06, 07/08, 08/09 e 09/10, receberá o Vivo/Minas (MG), também detentor de quatro títulos (99/00, 00/01, 01/02 e 06/07), às 21h30, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC). O Sportv transmitirá ao vivo.
O confronto promete ser marcado pelo equilíbrio. O time de Santa Catarina terminou a fase de classificação na quarta colocação, com 46 pontos (16 vitórias e seis derrotas). Já a equipe mineira aparece logo atrás, na quinta posição, com 43 pontos e a mesma campanha dos catarinenses. No entanto, os catarinenses têm um maior número de resultados positivos por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1.
Durante a fase de classificação, a Cimed/SKY levou a melhor nos dois jogos contra o Vivo/Minas. No primeiro turno, vitória por 3 sets a 0, e no segundo, mais um resultado positivo, desta vez por 3 sets a 1. Apesar dos triunfos nos confrontos diretos, o levantador Bruninho, da equipe catarinense, não acredita que isso represente uma vantagem.
“Essas duas vitórias ficaram para trás. Na temporada passada nós tínhamos vencido o Vôlei Futuro duas vezes pela fase de classificação e acabamos eliminados nas quartas-de-final”, lembrou o jogador, que ainda analisou o adversário mineiro.
“O Vivo/Minas tem muito volume de jogo e um ataque muito forte. Vamos precisar sacar com eficiência para tirar o passe das mãos do Marcelinho, que está jogando muito bem. Estudamos bastante o time deles e continuamos na busca do nosso objetivo, que é chegar à final”, disse Bruninho, que aparece em segundo lugar entre os melhores levantadores, com 38,60% de aproveitamento.
Pelo lado do Vivo/Minas, o treinador Marcelo Fronckowiak comentou sobre o equilíbrio do confronto.
“Será uma série muito dura, contra uma equipe renomada, que tem a liderança do levantador da seleção brasileira e que, mesmo sofrendo mudanças durante a temporada, soube se adaptar. Sabemos da pressão de jogar em Florianópolis e a previsão é de muita dificuldade. Mas temos que levar em consideração tudo o que fizemos ao longo desses meses”, explicou o treinador.
Sobre as duas derrotas na fase de classificação para a equipe de Santa Catarina, o treinador garante que o momento é diferente. “Estes resultados significam uma dificuldade a mais para nós. Mas é tudo muito equilibrado. Vale ressaltar, por exemplo, que terminamos com o mesmo número de vitórias do que o primeiro colocado na classificação. Espero que os estudos, a recuperação e o descanso que foram feitos sejam suficientes”, afirmou Marcelo Fronckowiak.
Outros jogos
O play-off das quartas-de-final terá início nesta sexta-feira com o duelo o Sada Cruzeiro (MG) e o BMG/São Bernardo (SP), às 21h, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG).
Os outros dois confrontos terão início no domingo. No primeiro, às 12h, o segundo colocado, Sesi-SP abrirá a série em casa, no ginásio Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), contra o sétimo, RJX (RJ). E, às 21h30, será o duelo entre terceiro, Vôlei Futuro (SP), e o sexto colocado, Medley/Campinas (SP), no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). O Sportv transmitirá todos os jogos.
SUPERLIGA MASCULINA 11/12
PRIMEIRA RODADA DAS QUARTAS-DE-FINAL
16.03 (SEXTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro x BMG/São Bernardo, às 21h, no Riacho, em Contagem (MG) SPORTV
17.03 (SÁBADO) – Cimed/SKY x Vivo/Minas, às 21h30, no Capoeirão, em Florianópolis (SC) SPORTV
18.03 (DOMINGO) – Sesi-SP x RJX, às 12h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) SPORTV
18.03 (DOMINGO) – Vôlei Futuro x Medley/Campinas, às 21h30, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV