terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Marcelinho e William Arjona se reencontram em duelo mineiro

Sada Cruzeiro (MG) e Sesi-SP dividem a liderança da Superliga masculina de vôlei 11/12, com 40 pontos. O time paulista entrará em quadra ainda nesta TERÇA-FEIRA (28.02), às 18h45, contra a Cimed/SKY no Capoeirão, em Florianópolis (SC). Já a equipe cruzeirense terá um duelo mineiro nesta QUARTA-FEIRA (29.02), contra o Vivo/Minas. O confronto será às 21h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), e terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
Com 14 vitórias e quatro derrotas, o time cruzeirense está na primeira posição, enquanto a equipe minastenista soma 35 pontos em 13 vitórias e cinco derrotas e ocupa o quarto lugar. No confronto mineiro, ainda há outra disputa, já que os dois levantadores estão entre os mais bem colocados nas estatísticas deste fundamento. William Arjona, do Sada Cruzeiro, é o primeiro, com 39,88% de eficiência, enquanto Marcelinho, do Vivo/Minas, é o terceiro melhor levantador, com 37,37%.
Mas a disputa é saudável. Afinal, este é um reencontro de jogadores que atuaram juntos em 1996, pelo time de Suzano, onde Marcelinho era levantador titular e Arjona, no primeiro ano como profissional, era seu reserva. Passados 16 anos, e atualmente com 37, cinco a mais que William Arjona, Marcelinho elogia o time adversário e o levantador cruzeirense.
“O Sada Cruzeiro cresceu nesse segundo turno e conta com um levantador do nível do William, um jogador inteligente, de raciocínio rápido e que pode desequilibrar. Para tentar diminuir esse volume de jogo deles, temos que tentar tirar a bola da mão dele e precisamos explorar o nosso saque, que vem funcionando bem. Ter paciência é fundamental, já que será um jogo muito intenso”, afirma Marcelinho.
O levantador ainda destaca o fato do Vivo/Minas estar em primeiro lugar nas estatísticas de ataque, enquanto adversário desta quarta lidera na defesa. “É um confronto interessante, do melhor ataque, contra a melhor defesa. Isso já mostra como vai ser o jogo, muito equilibrado, pela qualidade e pelo nível dos dois times. E pelo momento dos times na competição também”, diz Marcelinho.
Para o levantador do Sada Cruzeiro, reencontrar Marcelinho sempre significa recordar bons momentos. “Tive grandes professores na minha carreira e o Marcelinho foi um deles. Sempre é muito bacana jogar contra. Mas temos que estar muito atentos, pois o Marcelinho é um levantador que, com a bola na mão, complica qualquer partida”, destaca Willian Arjona, que também espera um confronto equilibrado.
“Estamos em uma fase muito boa e a tendência é que esse seja um jogo bastante interessante. O time do Vivo/Minas é bem completo, com jogadores que estão fazendo uma boa temporada, como o Lucarelli, por exemplo. Nós temos que tentar manter o nosso padrão de jogo, pois acredito que o time que conseguir manter esse padrão no alto, em grandes chances de sair com a vitória”, conclui William Arjona.
Vôlei Futuro e RJX se enfrentam em Araçatuba
Terceiro colocado na tabela de classificação, o Vôlei Futuro (SP) jogará em casa nesta rodada. A equipe comandada em quadra pelo levantador Ricardinho terá o RJX (RJ) como adversário nesta quarta-feira (29.02), às 20h, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP).
Complementando a rodada, o BMG/São Bernardo (SP) enfrentará o Londrina/Sercomtel (PR) às 19h, no Poliesportivo, em São Bernardo do Campo (SP). O BMG/Montes Claros (MG) receberá o Volta Redonda (RJ), às 19h30, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG). E a Medley/Campinas (SP) terá um confronto contra a UFJF (MG), no Taquaral, em Campinas (SP).
SUPERLIGA MASCULINA 11/12
OITAVA RODADA DO RETURNO
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Cimed/SKY x Sesi-SP, às 18h45, no Capoeirão, em Florianópolis (SC) SPORTV
29.02 (QUARTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x Londrina/Sercomtel, às 19h, no Poliesportivo, em São Bernardo (SP)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – BMG/Montes Claros x Volta Redonda, às 19h30, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – Medley/Campinas x UFJF, às 19h30, no Taquaral, em Campinas (SP)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – Vôlei Futuro x RJX, às 20h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – Vivo/Minas x Sada Cruzeiro, às 21h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Márcio e Pedro Solberg estreiam parceria no Recife

 Adiada por duas vezes, a estreia da dupla Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ) é uma das atrações da etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a segunda da temporada 2012, que acontece neste final de semana, no Recife (PE). Entre SEXTA-FEIRA (02.03) e DOMINGO (04.03), o cearense e o carioca buscarão o primeiro título juntos na arena montada na Praia do Pina, em frente ao Recife Praia Hotel. A entrada na arena é gratuita.
Márcio e Pedro firmaram parceria na reta final da temporada passada. No último torneio que disputava ao lado do então parceiro Ferramenta (RJ), justamente no Recife, Pedro fraturou o pé esquerdo e ficou fora das duas últimas etapas de 2011, adiando a estreia da dupla pela primeira vez.
O carioca pretendia disputar a etapa de abertura da temporada 2012, em Salvador, já ao lado de Márcio, mas acabou não se recuperando a tempo. Finalmente juntos, Pedro e Márcio correm contra o tempo para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.
A dupla é uma das três selecionadas para o projeto “Corrida Olímpica”, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que apontará as parcerias que defenderão o Brasil na capital inglesa.
“Vamos ter pouco tempo para mostrar que somos capazes de representar o Brasil em Londres, mas sabemos que temos todas as condições para isso e estamos muito motivados. Depois de tudo que aconteceu comigo no ano passado, estou com sangue nos olhos e a faca nos dentes”, ressalta Pedro.
Na etapa de estreia, a dupla enfrentará o primeiro obstáculo: a falta de entrosamento. Como Pedro estava em fase final de recuperação física, após sofrer uma lesão no pé esquerdo, no fim de 2011, não pode ir para Fortaleza treinar com o cearense.
“Vamos jogar sem termos treinado juntos, o que não é o ideal, mas acredito que pela nossa experiência e pela nossa qualidade podemos pensar, sim, em um bom resultado na estreia. Na primeira etapa, o Márcio viveu esta mesma situação, jogando com o Franco, e chegou à final. Sabemos que teremos dificuldades, mas vamos nos esforçar para superá-las”, garante.
Mais experiente, Márcio, de 38 anos, não esconde a ansiedade para estrear a nova parceria nas areias pernambucanas.
“Já estávamos na expectativa de jogarmos juntos desde o ano passado, mas infelizmente até agora não havíamos conseguido. Estou muito ansioso para iniciar essa parceria, pois tenho certeza que esta união tem tudo para dar certo. O Pedro é um guerreiro e um excelente jogador”, destaca.
A primeira fase da etapa pernambucana terá 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas em ação. Na primeira fase, os times formarão quatro chaves, de onde se classificarão oito duplas para as quartas-de-final. As finais e disputas de terceiro lugar serão no domingo.
Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol -http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp
Márcio e Pedro Solberg disputarão o título da etapa pernambucana com Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Juca/Benjamin (BA/MS), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Evandro/Harley (RJ/DF), Jorge/Renatão (PB), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fred/Bernardo (RJ), Gilmário/Luciano (PB/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Jô/Ramon (PB/RJ).
No feminino, Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Karin/Raquel (SUE/SP), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Maria Clara/Raquel (RJ), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Izabel/Pri Lima (PA/RJ) e Josi/Thais (SC/RJ) lutam para vencer a segunda etapa da temporada.

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Vôlei Futuro reage e vence Sesi-SP de virada

 Depois de perder os dois primeiros sets, o Vôlei Futuro (SP) reverteu o placar e venceu o Sesi-SP na noite desta SEGUNDA-FEIRA (27.02). Em casa, o time de Araçatuba ganhou por 3 sets a 2 (18/25, 23/25, 25/23, 25/18 e 15/03), em 2h21 de jogo, no ginásio Plácido Rocha. A partida foi válida pela oitava rodada do returno da Superliga feminina de vôlei 11/12.
Com o resultado, o Vôlei Futuro soma 45 pontos na classificação geral e continua na briga pela vice-liderança da competição contra o Sollys/Nestlé (SP), que soma 46 e entrará em quadra, nesta terça-feira (28.02), contra o Pinheiros (SP), a partir das 20h, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo. A liderança da Superliga é da Unilever (RJ), que acumula 50 pontos e jogará nesta terça-feira contra a Usiminas/Minas (MG), a partir das 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo do canal Sportv. O Sesi-SP está na quarta colocação, com 38 pontos.
Um dos nomes da reação do Vôlei Futuro foi a levantadora Ana Cristina. A jogadora entrou durante a partida e ajudou a mudar o cenário da partida. No final, foi eleita melhor em quadra e ganhou o Troféu VivaVôlei.
“Sempre que saio do banco, acho que tenho que mudar algo. E foi isso que tentei fazer. Nosso time é forte, mas tem momentos que fica morno e não consegue reagir. Valeu a minha bagunça dentro de quadra hoje. O lado psicológico pesou para os dois times. Primeiro erros de um lado e depois de outro. E como elas aproveitaram as nossas falhas, nós também soubemos tirar proveito das delas”, disse Ana.
Para a ponteira Fernanda Garay, a mudança de estratégia durante a partida fez a diferença a favor do time da casa. “Apesar de não termos tido um início tão bom, corremos atrás. O Sesi-SP teve seu mérito. Elas estudaram muito nosso time e sabiam de que forma me parar. Por isso, eu tinha que ter recursos para mudar e virar as bolas”, destacou Garay, que acumulou 16 pontos no jogo.
Do outro lado, a capitã da equipe do Sesi-SP, Elisângela, lamentou as falhas. “Começamos a errar e deixamos de ser eficientes. Nós sabemos jogar contra o Vôlei Futuro. Conseguimos fazer um jogo equilibrado, com exceção deste tie-break. Nunca, na minha vida, perdi um quinto set por 15/3. Foi atípico. Agora é focar e corrigir os erros”, avaliou a oposto, que marcou 17 pontos na partida.
Apesar de derrota, o Sesi-SP teve a maior pontuadora do duelo. A ponteira Soninha, jogadora que mais vezes marcou na Superliga até o momento, acumulou mais 20 pontos. No Vôlei Futuro, o destaque foi a oposto Joycinha, com 17 acertos.
O próximo desafio do Vôlei Futuro será na SEXTA-FEIRA (02.03) diante do Sollys/Nestlé (SP), a partir das 18h45, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP). O canal Sportv transmitirá o duelo ao vivo.
Já o Sesi-SP buscará a reabilitação, no mesmo dia, diante do BMG/São Bernardo (SP). O duelo será no ginásio do Sesi, na Vila Leopoldina, em São Paulo, a partir das 18h.
Outras partidas
Os outros quatro jogos pela oitava rodada do returno serão realizados nesta TERÇA-FEIRA (28.02): BMG/São Bernardo (SP) x Rio do Sul (SC), às 20h, no Baetão, em São Bernardo (SP); Pinheiros (SP) x Sollys/Nestlé (SP), às 20h, no Henrique Villaboim, em São Paulo (SP); Macaé Sports (RJ) x São Caetano (SP), às 20h, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ), e Usiminas/Minas (MG) x Unilever (RJ), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 21h, com transmissão ao vivo do Sportv.
EQUIPES
VÔLEI FUTURO – Ana Tiemi, Joycinha, Paula Pequeno, Fernanda Garay, Walewska e Andressa. Líbero - Verê
Entraram: Ju Odilon, Ana Cristina, Fê Berti e Vivi.
Técnico – Paulo Coco
SESI-SP – Dani Lins, Elisângela, Soninha, Sassá, Marina e Natália. Líbero – Michelle.
Entraram: Jéssica, Marcela e Gabi.
Técnico – Talmo de Oliveira
SUPERLIGA FEMININA 11/12
OITAVA RODADA DO RETURNO
27.02 (SEGUNDA-FEIRA) – Banana Boat/Praia Clube 2 x 3 Mackenzie/Cia do Terno (25/18, 14/25, 22/25, 25/22 e 13/15), em 2h11 de jogo, no ginásio Praia Clube, em Uberlândia (MG)
MAIOR PONTUADORA – Gabi (Mackenzie/Cia do Terno), com 19 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI - Letícia Hage (Mackenzie/Cia do Terno)
27.02 (SEGUNDA-FEIRA) – Vôlei Futuro 3 x 2 Sesi-SP (18/25, 23/25, 25/23, 25/18 e 15/03), em 2h21 de jogo, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
MAIOR PONTUADORA – Soninha (Sesi-SP), com 20 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Ana Cristina (Vôlei Futuro)
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Pinheiros x Sollys/Nestlé, às 20h, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP)
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Usiminas/Minas x Unilever, às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Macaé/Sports x São Caetano, às 20h, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ)
28.02 (TERÇA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x Rio do Sul, às 20h, no ginásio Baetão, em São Bernardo (SP)

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Mackenzie/Cia do Terno vence duelo mineiro e garante vaga nos playoffs

No duelo mineiro, melhor para o Mackenzie/Cia do Terno (MG). E a vitória teve sabor especial. Nesta SEGUNDA-FEIRA (27.02), o time de Belo Horizonte venceu o Banana Boat/Praia Clube (MG), por 3 sets a 2 (18/25, 25/14, 25/22, 22/25 e 15/13), em 2h11 de jogo, no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia. Com o resultado, o Mackenzie/Cia do Terno garantiu a classificação para as quartas-de-final da Superliga feminina de vôlei 11/12.
Também já estão classificados para os playoffs: Unilever (RJ), Sollys/Nestlé (SP), Vôlei Futuro (SP), Sesi-SP, Usiminas/Minas (MG) e Banana Boat/Praia Clube (MG).
Com apenas 17 anos, a ponteira Gabi, do Mackenzie/Cia do Terno, foi o destaque do duelo. A jovem teve 19 acertos e foi a maior pontuadora da partida.
“Fiz uma boa partida. Foi um jogo difícil, mas conseguimos a vitória. No final, no tie-break, erramos menos e aproveitamos melhor os contra-ataques”, disse Gabi, que tem um sonho. “Quero chegar um dia a jogar uma edição dos Jogos Olímpicos”, finalizou.
Outro destaque do Mackenzie/Cia do Terno foi a também ponteira, Thaís. “Foi um duelo apertado. Mas o empenho do nosso time fez a diferença. Jogamos motivadas e bastante concentradas. Além disso, a alegria no final da partida foi determinante para a vitória”, disse a atacante, que marcou 17 pontos no duelo.
A central Letícia Hage, do Mackenzie/Cia do Terno, foi eleita a melhor em quadra e ganhou o Troféu VivaVôlei.
No Banana Boat/Praia Clube, as ponteiras Dayse e Suelle foram as principais pontuadoras, com 15 acertos cada uma.
O jogo
A central Angélica abriu o marcador a favor do Banana Boat/Praia Clube. Mas o Mackenzie/Cia do Terno virou e, quando fez 5/3, forçou o técnico do time de Uberlândia, Spencer Lee, a pedir tempo. A parcial seguiu equilibrada (10/10). Na reta final, o Banana Boat/Praia Clube abriu vantagem (23/18) e fechou o set em 25/18.
Na segunda parcial, o Mackenzie/Cia do Terno saiu na frente (7/5). O time de Belo Horizonte ampliou a vantagem e chegou a fazer 12/7. Contando com erros do Banana Boat/Praia Clube, o Mackenzie/Cia do Terno aumentou ainda mais a diferença no placar e fez 20/11. Sem dificuldades, o time venceu por 25/14 e deixou o jogo igual.
Após a derrota no segundo set, o Banana Boat/Praia Clube voltou disposto e fez 3/0 sobre o adversário. O Mackenzie/Cia do Terno buscou e, em boa sequência de saque da central Lara, empatou em 8/8 e, com bloqueio da central Letícia, virou o placar. Com grande rendimento no bloqueio, a equipe de Belo Horizonte abriu quatro de vantagem: 16/12. Com a entrada da levantadora Camila Torquette no saque, o Banana Boat/Praia Clube buscou e virou (18/19). As visitantes voltaram a equilibrar o placar, empataram em 21/21 e marcaram 25/22, selando a vitória na parcial e virando o jogo para 2 sets a 1.
O Banana Boat/Praia Clube não se abateu e saiu na frente (8/6). Mas, rapidamente, o Mackenzie/Cia do Terno não deixou o adversário descolar no placar, empatou (8/8) e abriu (13/9). Novamente com um bom trabalho no bloqueio, o time de Belo Horizonte ampliou a vantagem (19/14). Mas as donas da casa foram buscar a diferença, de cinco pontos, e empataram: 19/19. A equipe de Uberlândia embalou na reta final e fechou o set em 25/22, levando a decisão para o tie-break.
O Mackenzie/Cia do Terno não se abalou e abriu 3/0 no quinto e decisivo set. Depois de estar perdendo por 3/6, o Banana Boat/Praia Clube foi buscar e virou o marcador: 9/7, com destaque para a ponteira Nicolle. A equipe de Belo Horizonte empatou (10/10) e o jogo foi decidido nos detalhes. E as visitantes chegaram ao match-point, depois de dois erros de saque do time da casa e de um ponto de ataque da jovem Gabi. No erro do Banana Boat/Praia Clube, o Mackenzie/Cia do Terno fechou o set em 15/13 e selou a vitória.
Outros jogos
Ainda nesta segunda-feira, o Vôlei Futuro receberá o Sesi-SP para um confronto paulista. A partida será às 21h15, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), e terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
Os outros quatro jogos pela oitava rodada do returno serão realizados nesta TERÇA-FEIRA (28.02): BMG/São Bernardo (SP) x Rio do Sul (SC), às 20h, no Baetão, em São Bernardo (SP); Pinheiros (SP) x Sollys/Nestlé (SP), às 20h, no Henrique Villaboim, em São Paulo (SP); Macaé Sports (RJ) x São Caetano (SP), às 20h, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ), e Usiminas/Minas (MG) x Unilever (RJ), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 21h, com transmissão ao vivo do Sportv.
EQUIPES
BANANA BOAT/PRAIA CLUBE – Juliana, Monique, Dayse, Suele, Giovanna e Angélica. Líbero: Arlene
Entraram: Camila Paracatu, Elis, Nicolle e Camila Torquette.
Técnico – Spencer Lee
MACKENZIE/CIA DO TERNO – Pri, Ingrid, Thaís, Gabi, Letícia e Lara. Líbero: Sophia
Entraram: Nathália, Samanta, Luciane e Priscila
Técnico – Ricardo Picinin

SUPERLIGA 11/12: Alteração na tabela

Um jogo da Superliga feminina de vôlei 11/12 sofreu alteração de data e horário na décima rodada do returno da competição. Por solicitação do canal Sportv, que transmitirá ao vivo, a partida entre Usiminas/Minas (MG) e Mackenzie/Cia do Terno (MG) passou do dia 06 para o dia 05 de março e das 20h para as 18h30. O confronto continua marcado para a Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).
SUPERLIGA FEMININA
Alteração de data e horário de jogo, por solicitação do Sportv
Jogo 124 – Usiminas/Minas x Mackenzie/Cia do Terno
De: 20h
Para 18h30
De: 06.03.2012 (terça-feira)
Para: 05.03.2012 (segunda-feira)

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Recife recebe a competição pela 20ª vez

 Quando a bola subir para a abertura da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012, na próxima SEXTA-FEIRA (02.03), a cidade do Recife (PE) irá comemorar uma marca histórica. Um dos mais importantes polos do vôlei de praia no país, a capital pernambucana receberá a principal competição nacional pela 20ª temporada.
A etapa pernambucana acontecerá entre sexta e DOMINGO (04.03), na arena montada na Praia do Pina, em frente ao Recife Praia Hotel. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol -http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp
Celeiro de craques do vôlei de praia brasileiro como Lula, Adriano, Moreira e Garrido, Recife receberá o Circuito Banco do Brasil pela 20ª vez. Desde 1991, quando a competição teve início, a capital pernambucana só ficou fora em 1998 e 2010.
Na 20ª edição, 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas lutarão pelos títulos nas areias pernambucanas. Na primeira fase, estas duplas serão divididas em quatro chaves e as oito melhores avançarão para as quartas-de-final. Os campeões serão definidos no domingo.
Duplas já estão definidas
As duplas que disputarão o título nas areias da Praia do Pina já estão definidas. No masculino, a disputa será entre Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Juca/Benjamin (BA/MS), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Evandro/Harley (RJ/DF), Jorge/Renatão (PB), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fred/Bernardo (RJ), Gilmário/Luciano (PB/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Jô/Ramon (PB/RJ).
No feminino, Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Karin/Raquel (SUE/SP), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Maria Clara/Raquel (RJ), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Izabel/Pri Lima (PA/RJ) e Josi/Thais (SC/RJ) lutam para vencer a segunda etapa da temporada.
Pentacampeão, Emanuel é recordista
Atual campeão do Circuito Banco do Brasil, o paranaense Emanuel é referência na etapa pernambucana. O campeão olímpico é o recordista de conquistas nas areias do Recife, com cinco títulos. O primeiro veio em 2000, ao lado carioca Tande. Em 2002, 2006 e 2008, o melhor jogador do mundo venceu ao lado de Ricardo (BA). Em 2011, na etapa em que garantiu o título nacional, o tricampeão mundial sagrou-se campeão formando dupla com Alison (ES).
Dois atletas pernambucanos dividem com Ricardo o posto de tricampeões no Recife. Os lendários Lula e Adriano, ícones do vôlei de praia pernambucano, venceram em casa as etapas de 1994, 1997 e 2001.
No feminino, as atuais campeãs nacionais, Juliana e Larissa (CE/PA), podem chegar ao penta. A dupla venceu a etapa pernambucana em 2005, 2006, 2007 e 2011.
As campeãs mundiais dividem a liderança de títulos no feminino com as medalhistas olímpicas Sandra Pires (RJ), campeã em 1995, 2000, 2001 e 2003, e Adriana Behar (RJ), que subiu ao lugar mais alto do pódio no Recife em 1994, 1997, 1999 e 2002.
TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA PERNAMBUCANA
1991 – Recife - Dennys/Zé Marco (PB)
1992 – Recife - Marlos/Guilherme (RJ)
1993 – Recife - Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Recife - Magda/Adriana Behar (AL/RJ) e Lula/Adriano (PE)
1995 – Recife - Jacqueline/Sandra (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1996 – Recife - Mônica/Adriana (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1997 – Recife - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Lula/Adriano (PE)
1999 – Recife - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
2000 – Recife - Adriana/Sandra (RJ) e Tande/Emanuel (RJ/PR)
2001 – Recife - Sandra/Tatiana (RJ/RS) e Lula/Adriano (PE)
2002 – Recife - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – Recife - Sandra/Ana Paula (RJ/MG) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2004 – Recife - Renata/Shaylyn (RJ/CE) e Bruno/Fabinho (AM/CE)
2005 – Recife - Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2006 – Recife - Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Recife - Juliana/Larissa (CE/PA) e Franco/Pedro Cunha (CE/RJ)
2008 – Recife – Renata/Talita (RJ/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2009 – Recife – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2011 – Recife – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/P

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SUPERLIGA FEMININA 11/12: BMG/São Bernardo e Pinheiros iniciam disputa pela última vaga

A fase classificatória da Superliga feminina de vôlei 11/12 caminha para a reta final e, com seis times matematicamente classificados e uma equipe muito perto de avançar, BMG/São Bernardo (SP) e Pinheiros (SP) travam duelo direito pela oitava e última vaga nas quartas-de-final da competição. Nesta TERÇA-FEIRA (28.02), as duas equipes entrarão em quadra, na oitava rodada do returno, para confrontos importantes na definição da classificação para a segunda fase da competição.
O BMG/São Bernardo jogará em casa, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), às 20h, contra o Rio do Sul (SC). No mesmo horário, o Pinheiros receberá o Sollys/Nestlé (SP), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).
Ao término da sétima rodada do returno, Unilever (RJ), com 50 pontos, Sollys/Nestlé (SP), 46, Vôlei Futuro (SP), 43, Sesi-SP, 37, Usiminas/Minas (MG), 35, e Banana Boat/Praia Clube (MG), 28, estão matematicamente garantidos nas quartas. O Mackenzie/Cia do Terno (MG), que soma 26, depende de mais uma vitória nas últimas quatro rodadas para confirmar sua classificação. Assim, BMG/São Bernardo e Pinheiros, com 16 pontos cada, lutam pela última vaga.
O time do ABC paulista, que perdeu por 3 sets a 0 para o Mackenzie/Cia do Terno na última rodada, conta com uma vitória em casa para seguir na luta pela vaga e também para se distanciar da equipe catarinense, que tem 11 pontos e pode entrar na disputa em caso de resultado positivo.
“O jogo contra Rio do Sul será muito importante, pois se eles nos superarem também entrarão na briga pela última vaga. É uma partida que nos exigirá muita paciência e tranquilidade para superar a forte defesa do adversário”, diz o técnico do BMG/São Bernardo, José Alexandre Devesa, que projeta uma disputa intensa pela classificação.
“Nossa equipe e a do Pinheiros são bastante niveladas, tanto que os últimos confrontos terminaram em 3 a 2. Nas próximas rodadas, teremos adversários que ocupam posições inferiores em relação aos times que o Pinheiros vai enfrentar, mas o importante é manter o foco e encarar a responsabilidade que temos de garantir a classificação. Vamos ter que jogar muita bola”, acredita.
Do lado do Pinheiros, o técnico Wagner Coppini aposta no crescimento da equipe no returno para brigar pela vaga nas quartas-de-final. Segundo o treinador, a equipe vem apresentando um bom padrão de jogo, apesar de, na rodada passada, ter sido superada pelo Vôlei Futuro por 3 sets a 0.
“No primeiro turno, perdemos alguns jogos em situações em que controlávamos a partida e tivemos muita atenção para que isso não se repetisse no returno. À exceção da última partida, quando a equipe sentiu a pressão por jogar em Araçatuba e teve desempenho bem abaixo, o time vem se comportando muito bem. Tenho dito às atletas que o mais importante é que dependemos apenas dos nossos resultados para avançar”, explica Wagner, que acredita que pontuar já na partida contra o Sollys/Nestlé fundamental.
“Analisando as próximas rodadas, avalio que o BMG/São Bernardo terá confrontos teoricamente mais favoráveis que os nossos. Então, temos que tentar pontuar em todas as partidas. Acredito que somando mais seis ou sete pontos nestes últimos jogos teremos chances de alcançar o nosso objetivo e chegar à segunda fase”, completa.
Outros jogos
A oitava rodada da Superliga feminina 11/12 começa nesta SEGUNDA-FEIRA (27.02), com duas partidas, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv: Banana Boat/Praia Clube (MG) x Mackenzie/Cia do Terno (MG), às 18h30, no ginásio do Praia Clube, em Belo Horizonte (MG), e Vôlei Futuro (SP) x Sesi-SP, às 21h15, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba.
Na terça, além das partidas entre BMG/São Bernardo x Rio do Sul e Pinheiros x Sollys/Nestlé, também acontecerão os seguintes duelos: Macaé Sports (RJ) x São Caetano (SP), às 20h, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ), e Usiminas/Minas (MG) x Unilever (RJ), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 21h, com transmissão ao vivo do Sportv.

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Cimed/SKY e Sesi-SP fazem confronto de campeões

Quatro vezes campeã da Superliga, a Cimed/SKY (SC) receberá o atual vencedor da competição, Sesi-SP, para um duelo que promete agitar a oitava rodada do returno da Superliga masculina de vôlei 11/12. O confronto será nesta TERÇA-FEIRA, às 18h45, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), e terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
O time paulista está em segundo lugar na classificação, com 40 pontos, enquanto a equipe catarinense ocupa a quinta colocação, com 35. Melhor jogador de ataque da rodada passada, na vitória do Sesi-SP sobre o BMG/Montes Claros (MG) por 3 sets a 0, o ponteiro Murilo espera repetir o resultado positivo.
“Ainda estamos sem os dois opostos (Wallace e Léo, que estão contundidos) e, como a Cimed/SKY vem de derrota, acredito que chegue com muita atenção e vontade de vencer para esse jogo contra o nosso time. Tudo isso preocupa, mas estamos dispostos a buscar a vitória, que vai ser importante nessa reta final de fase classificatória”, afirma Murilo.
O ponteiro ainda destaca a forte sequência de partidas que o Sesi-SP terá pela frente. “Enfrentaremos, agora, os times mais bem colocados e isso vai decidir as primeiras posições. Acredito que ninguém esteja com o primeiro lugar garantido e que não temos como fazer previsão. Isso mostra que estamos todos fazendo um campeonato excelente”, destaca Murilo, sobre a série contra Vivo/Minas (MG), Vôlei Futuro (SP) e Sada Cruzeiro (MG) até o final da fase classificatória.
No time da Cimed/SKY, o levantador Bruno espera conseguir uma vitória para apagar os resultados negativos das duas últimas rodadas, quando o time catarinense foi superado pelo Sada Cruzeiro (MG) e pelo Vôlei Futuro (MG) por 3 sets a 0.
“Esse vai ser mais um jogo complicadíssimo, contra uma equipe que está entre as favoritas ao título e, depois de duas derrotas em que jogamos muito abaixo do normal, vamos entrar em quadra para tentar uma boa atuação, principalmente diante da nossa torcida”, garante Bruno.
O levantador encara o momento de dificuldade da equipe. “Derrotas são aceitáveis, mas não da forma como aconteceram. Foram jogos em que jogamos mal e isso não pode se repetir. Uma boa atuação é necessária nessa partida”, conclui Bruno.
Jogos de quarta-feira
O confronto entre Cimed/SKY e Sesi-SP será o único jogo da rodada realizado nesta terça. As outras cinco partidas acontecerão na QUARTA-FEIRA (29.02). O primeiro deles será às 19h, entre BMG/São Bernardo (SP) e Londrina/Sercomtel (PR), no ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo (SP).
Dois jogos acontecerão às 19h30: BMG/Montes Claros (MG) x Volta Redonda (RJ), no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), e Medley/Campinas (SP) x UFJF (MG), no Taquaral, em Campinas (SP). Às 20h, jogarão Vôlei Futuro (SP) e RJX (RJ), no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) e, às 21h30, com transmissão ao vivo do Sportv, o Vivo/Minas (MG) receberá o Sada Cruzeiro (MG) na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).
SUPERLIGA MASCULINA 11/12
OITAVA RODADA DO RETURNO
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Cimed/SKY x Sesi-SP, às 18h45, no Capoeirão, em Florianópolis (SC) SPORTV
29.02 (QUARTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x Londrina/Sercomtel, às 19h, no Poliesportivo, em São Bernardo (SP)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – BMG/Montes Claros x Volta Redonda, às 19h30, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – Medley/Campinas x UFJF, às 19h30, no Taquaral, em Campinas (SP)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – Vôlei Futuro x RJX, às 20h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
29.02 (QUARTA-FEIRA) – Vivo/Minas x Sada Cruzeiro, às 21h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Duelos regionais agitam a oitava rodada do returno

 Dois duelos regionais prometem agitar, nesta SEGUNDA-FEIRA (27.02), a oitava rodada do returno da Superliga feminina de vôlei 11/12. O Banana Boat/Praia Clube (MG) enfrentará o Mackenzie/Cia do Terno (MG), às 18h30, no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia (MG). Logo depois, às 21h15, o Vôlei Futuro (SP) receberá o Sesi-SP, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). As duas partidas terão transmissão ao vivo do Sportv.
Os dois jogos serão marcados pelo equilíbrio. No confronto entre as equipes do estado de São Paulo, o Vôlei Futuro aparece na terceira colocação, com 43 pontos (14 vitórias e quatro derrotas). Já o Sesi-SP está em quarto lugar, com 37 pontos (12 resultados positivos e seis negativos). No primeiro turno, o Sesi-SP levou a melhor e venceu o time de Araçatuba por 3 sets a 2.
Para o treinador do Vôlei Futuro, Paulo Coco, sua equipe precisará tomar cuidado com o volume de jogo das adversárias. O Sesi-SP tem a melhor defesa do torneio, com 45,27% de aproveitamento.
“Teremos que ter de paciência no ataque. O time do Sesi-SP tem um bom volume de jogo, com um sistema defensivo muito forte. É uma partida complicada. No primeiro turno cometemos muitos erros e, com um time experiente como o do Sesi-SP, isso não pode acontecer”, explicou Paulo Coco, que também fez questão de comentar a boa fase da ponteira Soninha, do Sesi-SP, que aparece como a maior pontuadora da competição, com 280 acertos. Na temporada passada, a atacante foi comandada por Paulo Coco na equipe do Pinheiros (SP).
“A Soninha é uma jogadora experiente e muito forte. Ela é muito consistente e está fazendo uma grande Superliga tanto que aparece muito bem nas estatísticas”, disse o treinador do Vôlei Futuro.
Além de Soninha, outras jogadoras das duas equipes vêm se destacando nas estatísticas individuais da Confederação Brasileira de Voleibol. A ponteira Fernanda Garay, da equipe de Araçatuba, tem o melhor ataque, a nona recepção mais eficiente, além de ser a quarta maior pontuadora. Já a levantadora Dani Lins, do Sesi-SP, tem a segunda melhor defesa da competição.
Confronto mineiro
O outro jogo da rodada reunirá duas equipes mineiras que estão em situação similares na competição. O Banana Boat/Praia Clube ocupa a sexta colocação na tabela, com 28 pontos (10 vitórias e oito derrotas). Já o Mackenzie/Cia do Terno vem logo atrás, na sétima posição, com 26 pontos (nove resultados positivos e nove negativos). No primeiro turno, o Mackenzie/Cia do Terno superou a equipe e Uberlândia por 3 sets a 1.
O treinador do Mackenzie/Cia do Terno (MG), Ricardo Picinin, afirmou que o confronto tem uma grande importância para os dois times. “O Banana Boat/Praia Clube tem um bom volume de jogo. É um time que erra pouco, defende muito bem e conta com o apoio da torcida, que sempre enche o ginásio. As duas equipes se conhecem muito bem e quem conseguir anular os pontos fortes do outro tem mais chances de vencer. Temos que ter tranquilidade, porque só a vitória interessa para buscarmos a classificação em sexto” concluiu Picinin.
Outros jogos
Quatro jogos da oitava rodada do returno acontecerão na TERÇA-FEIRA (28.02). Três partidas serão realizadas, às 20h. O Pinheiros (SP) receberá o Sollys/Nestlé (SP), no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP). O Macaé/Sports (RJ) medirá forças com o São Caetano (SP), no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ). E o BMG/São Bernardo (SP) enfrentará o Rio do Sul (SC), no ginásio Baetão, em São Bernardo (SP).
Já a Usiminas/Minas (MG) duelará com a Unilever (RJ), às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). O Sportv transmitirá ao vivo.
SUPERLIGA FEMININA 11/12
OITAVA RODADA DO RETURNO
27.02 (SEGUNDA-FEIRA) – Vôlei Futuro x Sesi-SP, às 21h15, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Pinheiros x Sollys/Nestlé, às 20h, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP)
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Usiminas/Minas x Unilever, às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) SPORTV
28.02 (TERÇA-FEIRA) – Macaé/Sports x São Caetano, às 20h, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ)
27.02 (SEGUNDA-FEIRA) – Banana Boat/Praia Clube x Mackenzie/Cia do Terno, às 18h30, no ginásio Praia Clube, em Uberlândia (MG) SPORTV
28.02 (TERÇA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x Rio do Sul, às 20h, no ginásio Baetão, em São Bernardo (SP)

CIRCUITO SUL-AMERICANO: Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla garantem ouro para o Brasil no Uruguai

 O Brasil segue sem dar chances aos rivais na temporada 2011/2012 do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (26.02), na praia de Pocitos, em Montevidéu, no Uruguai, o país garantiu, com as duplas Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla, os títulos masculino e feminino da quinta etapa da temporada.
No torneio masculino, Thiago e Ferramenta levaram a melhor sobre os argentinos Ian Mahamed e Julio Azaad por 2 sets a 0, com duplo 21/17. Na semifinal, a dupla brasileira passou por Farid Mussa/Leonard Colina, vencendo por 2 a 1 (16/21, 21/15 e 15/11). O terceiro lugar ficou com os uruguaios Guillermo Williman e Nicolas Zanota, que bateram os venezuelanos por 2 a 0 (23/21 e 21/19).
No feminino, vitória da juventude com a conquista de Rebecca, de 18 anos, e Drussylla, de 16. A dupla comandada pela campeã olímpica Jackie Silva derrotou as argentinas Ana Galais e Virginia Zonta por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17) na decisão. A vaga na final foi garantida com o triunfo sobre as uruguaias Maria Nieto e Karina Cardozo na semifinal: 2 a 1 (18/21, 21/18 e 15/12). Depois de derrotarem as uruguaias também por 2 a 1 (20/22, 21/16 e 15/10), as argentinas Gabriela Albano e Lucia Forguez garantiram o bronze.
"Mais uma vez vou levar ótimas recordações do Uruguai. Em novembro do ano passado vim ao país defender a seleção infantil no Campeonato Sul-Americano, ficamos com o título e fui considerada a melhor jogadora. Agora, no vôlei de praia, ganhamos a medalha de ouro", comemora.
Líder isolado do ranking continental, o Brasil já soma 13 medalhas na temporada 2011/2012. São nove ouros, uma prata e três bronzes.
O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.
Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o Brasil foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio. Na última semana, no Peru, Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide mantiveram a bandeira verde e amarela no topo do ranking continental.

CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: Tiago/Jefferson e Izabel/Pri Lima são campeões em Olinda

 Fim das disputas em Olinda (PE) na segunda etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Neste DOMINGO (26.02), na arena montada no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias, as duplas Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Izabel/Pri Lima (PA/RJ) garantiram os títulos da competição.
Além das duplas campeãs, as parcerias Jô/Ramon (PB/RJ) e Josi/Thais (SC/RJ), vice-campeãs da competição, também garantiram vaga na etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá no próximo final de semana, na Praia do Pina, no Recife (PE).
No torneio masculino, Tiago e Jefferson garantiram o primeiro título da dupla superando Jô e Ramon por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/12. O paraibano Vitor Felipe e o baiano Moisés ficaram em terceiro lugar depois de superarem Ícaro e Bernat (PB/RJ) em três sets: 26/24, 15/21 e 20/18.
No feminino, a final foi entre Josi/Thais e Izabel/Pri Lima, que levou a melhor, vencendo o duelo por 2 sets a 1, parciais de 20/22, 21/19 e 17/15. Chell e Michelle Carvalho (DF/RJ) garantiram o terceiro posto do pódio com a vitória por 2 a 0, com duplo 21/17, diante de Luana e Júlia Schmidt (ES).
A terceira etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil acontecerá em João Pessoa (PB), entre os dias 15 e 18 de março. Assim como aconteceu na etapa pernambucana, a competição valerá vaga na etapa do Circuito Banco do Brasil que acontecerá na capital paraibana na semana seguinte.

REI DA PRAIA: Adriana Behar e Franco são homenageados

 Antes da decisão do Rei da Praia 2012, a organização do evento preparou uma homenagem especial para dois ícones do vôlei de praia brasileiro. A carioca Adriana Behar, duas vezes medalhista olímpica, e o cearense Franco, bicampeão do Circuito Mundial, receberam placas de agradecimento das mãos de Tadeu Saad, superintendente de vôlei de praia da CBV, e Luiz Paulo Moura, diretor da Intersport.
Para Adriana, que deixou as quadras no fim da temporada 2007, a homenagem representou ainda uma nova possibilidade de reencontrar pessoas especiais em sua carreira.
“É muito emocionante depois de tanto tempo voltar a uma arena e estar nesta competição. Só posso agradecer a todos pelo carinho. Já fazia um bom tempo que eu não pisava na areia e hoje estou tendo a possibilidade de reencontrar atletas e amigos de tantos anos. Estou revendo muitas pessoas da minha geração, com o Franco e a Letícia Pessoa (técnica), que compartilham o empenho e a paixão pelo vôlei de praia”, diz Adriana.
Para Franco, que segue em atividade aos 45 anos, voltar a Ipanema relembrou um momento especial no início da sua carreira.
“Não poderia receber esta homenagem em um palco que representasse melhor o vôlei de praia. Em 1989, disputei um classificatório para o Mundial aqui em Ipanema e perdi logo na primeira fase. Fiquei na arquibancada assistindo meus ídolos jogarem e prometi voltar. Estar aqui 22 anos depois, sendo homenageado, é sinal de que tudo que eu fiz valeu a pena”, resume o canhoto.

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Lukianetz, da Medley/Campinas, é o jogador mais eficiente da sétima rodada do returno

 Na vitória da Medley/Campinas (SP) sobre o Volta Redonda (RJ) por 3 sets a 0 brilhou a estrela do ponteiro Lukianetz. O jogador da equipe campineira teve o melhor saque e a segunda defesa mais eficiente da sétima rodada do returno da Superliga masculina de vôlei 11/12. Desta forma, o atacante foi eleito o melhor jogador da rodada.
A Medley/Campinas ainda colocou outro atleta entre os melhores da rodada. O levantador Rodriguinho foi o mais eficiente na defesa.
Da vitória do Sada Cruzeiro (MG) sobre a Cimed/SKY (SC) por 3 sets a 0 vieram outros três destaques. Todos jogadores da equipe celeste. O ponteiro Filipe teve a melhor recepção. Já o levantador William e o líbero Serginho foram os mais eficientes nas suas posições.
O Sesi-SP, que venceu o BMG/Montes Claros (MG) por 3 sets a 0, também teve jogadores entre os melhores. O ponteiro Murilo foi o melhor no ataque e o central Sidão liderou as estatísticas entre os bloqueadores.
Mesmo com a derrota do Londrina/Sercomtel (PR) para a UFJF (MG) por 3 sets a 1, a equipe londrinense teve um motivo para comemorar. O oposto Caio foi o maior pontuador da rodada, com 28 acertos.
SUPERLIGA MASCULINA 11/12
OS MELHORES DA SÉTIMA RODADA DO RETURNO
MELHOR JOGADOR – Lukianetz (Medley/Campinas), primeiro no saque e segundo na defesa
MAIOR PONTUADOR – Caio (Londrina/Sercomtel), com 28 pontos
MELHORES
ATAQUE – Murilo (Sesi-SP)
BLOQUEIO – Sidão (Sesi-SP)
SAQUE – Lukianetz (Medley/Campinas)
DEFESA – Rodriguinho (Medley/Campinas)
LEVANTAMENTO – William (Sada Cruzeiro)
RECEPÇÃO – Filipe (Sada Cruzeiro)
LÍBERO – Serginho (Sada Cruzeiro)

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Jaqueline, do Sollys/Nestlé, é a melhor jogadora da sétima rodada do returno

A campeã olímpica Jaqueline, do Sollys/Nestlé (SP), foi a melhor jogadora da sétima rodada do returno da Superliga feminina de vôlei 11/12. A atacante teve papel determinante na vitória da equipe de Osasco sobre a Usiminas/Minas (MG) por 3 sets a 0. A ponteira liderou a estatística de bloqueio, e ainda teve a terceira melhor recepção e o quarto ataque mais eficiente da rodada.
Da partida entre o time de Osasco e a equipe mineira saíram mais dois destaques. A líbero Camilla Brait, do Sollys/Nestlé, teve a melhor recepção e foi a mais eficiente entre as jogadoras da sua posição. Já a oposto cubana Daymi Ramirez, da Usiminas/Minas, dividiu o posto de melhor defensora com a levantadora Ana Tiemi, do Vôlei Futuro (SP).
A equipe de Araçatuba, que venceu o Pinheiros (SP) por 3 sets a 0, teve ainda a ponteira Paula Pequeno como a melhor atacante da rodada.
Outros dois destaques vieram de equipes mineiras. A ponteira Gabi, do Mackenzie/Cia do Terno (MG), teve o melhor saque e a levantadora Juliana Carrijo, do Banana Boat/Praia Clube (MG), foi a mais eficiente na sua posição.
Já a ponteira Ellen, do Rio do Sul (SC), foi a maior pontuadora da rodada, com 22 acertos.
SUPERLIGA FEMININA 11/12
AS MELHORES DA SÉTIMA RODADA DO RETURNO
MELHOR JOGADORA – Jaqueline (Sollys/Nestlé) – primeira no bloqueio, terceira na recepção e quarta no ataque
MAIOR PONTUADORA – Ellen (Rio do Sul), com 22 pontos
MELHORES
ATAQUE – Paula Pequeno (Vôlei Futuro)
BLOQUEIO – Jaqueline (Sollys/Nestlé)
SAQUE – Gabi (Mackenzie/Cia do Terno)
DEFESA – Ana Tiemi (Vôlei Futuro) e Daymi Ramirez (Usiminas/Minas)
LEVANTAMENTO – Juliana Carrijo (Banana Boat/Praia Clube)
RECEPÇÃO – Camila Brait (Sollys/Nestlé)
LÍBERO – Camila Brait (Sollys/Nestlé)

REI DA PRAIA: Alison supera parceiro Emanuel e amplia o reinado

 E a coroa do vôlei de praia brasileiro não mudou de dono. Campeão da edição 2011 do torneio Rei da Praia, o capixaba Alison ampliará seu reinado até o ano que vem, já que, neste DOMINGO (26.02), ao lado de Bruno Schmidt, o “Mamute” superou o parceiro Emanuel e o carioca Pedro Solberg por 2 sets a 1 (21/15, 14/21 e 15/4) na decisão da 14ª edição da competição, nas areias de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Com a conquista, Alison torna-se o único bicampeão da competição. Seu parceiro, Emanuel, soma três conquistas (2004, 2005 e 2008). Tande, Fred, Loiola, Ricardo, Guto, Luizão, Fábio Luiz, Pedro Solberg e Harley completam a lista de atletas coroados.
“Vencer o Rei da Praia mais uma vez é uma alegria muito grande. Gosto muito de jogar este torneio, que disputei pela terceira vez, e espero ainda voltar muitas e muitas vezes. Minha família se reuniu para ver a final em Vitória e dedico esta conquista a eles, especialmente aos meus pais, Nicea e Abílio”, comenta o capixaba.
Assim como em 2011, Alison enfrentou o parceiro Emanuel na partida decisiva. O “Mamute” revelou que, mais uma vez, foi incomum a sensação de ter o companheiro como adversário.
“É uma situação à qual não estamos acostumados, mas, tanto da minha parte quanto da dele, existe muito respeito, então no fim do torneio saímos felizes, de cabeça erguida e satisfeitos por mais uma conquista da nossa equipe. Aprendo com o Emanuel a cada dia. Ele tem 38 anos, já ganhou tudo que poderia e, alguns dias, tem mais disposição para treinar do que eu. É uma lição de vida diária”, elogia.
Na decisão, Alison repetiu a estratégia utilizada no ano passado e escolheu Bruno Schmidt para auxiliá-lo no jogo decisivo.
“O Bruno foi meu primeiro parceiro no começo da carreira. É um atleta com uma habilidade incrível e que já tinha me ajudado muito em 2011. Joguei muito bem com o Pedro Cunha na primeira fase, mas, como ele joga na mesma posição que eu, na entrada de rede, optei pelo Bruno, que atua pela saída, para evitar muitas modificações. O Bruno jogou muito bem, principalmente no primeiro set, e só tenho que agradecer a ele”, afirma.
Para Bruno, o sucesso da dupla temporário deve-se muito à ótima relação estabelecida fora das quadras.
“O Alison é um amigo pessoal que tenho, todos na minha família gostam muito dele. Por isso, foi muito emocionante poder ajudá-lo e procurei dar o meu melhor para vê-lo coroado mais uma vez. Fez um calor muito grande na final e tivemos dificuldades, mas no fim tudo deu certo”, comenta.
O JOGO
Antes do início da partida, Emanuel e Alison precisaram definir seus parceiros para a partida decisiva. O paranaense revelou que ficou em dúvida entre o ex-parceiro Ricardo e Pedro Solberg, mas optou pelo carioca em função dos bons resultados que já teve a seu lado no Rei da Praia. Apostando na mesma lógica, Alison escolheu Bruno Schmidt, seu parceiro na decisão de 2011.
Alison e Bruno começaram o primeiro set melhor a abriram 5/3 com um ataque do brasiliense. Emanuel e Pedro reagiram e empataram no sexto ponto, mas os rivais voltaram a escapar em 10/7. Em um erro de Pedro, a diferença saltou para seis pontos, em 15/9. Mantendo a vantagem até o fim, Alison e Bruno confirmaram a vitória por 21/15.
No segundo set, a vantagem inicial foi de Emanuel e Pedro, que logo marcaram 5/2 com um bloqueio do carioca. Alison e Bruno se aproximaram m 9/7, após um erro de Pedro, mas não conseguiram ir além. Na reta final, um ataque errado de Bruno deixou Emanuel e Pedro perto da vitória, confirmada em uma largada do carioca: 21/14.
Com Alison bem na rede e Bruno chegando em todas as bolas no fundo, a dupla começou o terceiro set de modo arrasador e logo abriu 8/2. Três pontos seguidos de Bruno fizeram a diferença chegar a 11/2. No fim, um bloqueio de Alison garantiu a coroa: 15/4.

TODOS OS REIS DA PRAIA
1999 - Tande
2000 - Fred
2001 - Loiola
2002 - Ricardo
2003 - Guto
2004 - Emanuel
2005 - Emanuel
2006 - Luizão
2007 – Fábio Luiz
2008 - Emanuel
2009 – Pedro Solberg
2010 – Harley
2011 - Alison
2012 - Alison

CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: Disputas entram na fase decisiva em Olinda

Quatro duplas masculinas e oito parcerias femininas seguem na disputa pelos títulos da segunda etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. A definição da competição, que acontece na arena montada no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias, em Olinda (PE), será neste DOMINGO (26.02).
Além dos títulos masculino e feminino, também estarão em jogo na competição duas vagas para a etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil. As duas parcerias finalistas em cada naipe garantirão presença na segunda etapa da principal competição do país, que acontecerá entre os dias dois e quatro de março, na Praia do Pina, no Recife (PE).
No torneio masculino, as disputas da etapa pernambucana estão mais adiantadas. Após o fim da programação de sábado, já foram definidos os cruzamentos da fase semifinal: Tiago/Jefferson (BA/RJ) x Ícaro/Bernat (PB/RJ) e Moisés/Vitor Felipe (BA/PB) x Jô/Ramon (PB/RJ).
No feminino, a etapa pernambucana avançou até as quartas-de-final. Os confrontos serão os seguintes: Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ) x Luciana/Isabel Gral (CE/RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ) x Cris/Luiza Amélia (SP/CE), Renata/Elize Maia (RJ/ES) x Josi/Thais (SC/RJ) e Luana/Júlia Schmidt (ES) x Pauline/Isabela Maio (RJ/ES).

CIRCUITO SUL-AMERICANO: Brasileiros vão à semifinal no Uruguai

O Brasil segue avançado na quinta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2011/2012. Neste SÁBADO (25.02), as duplas Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla garantiram vaga nas semifinais do torneio realizado em Pocitos, em Montevidéu, no Uruguai. O torneio será finalizado neste DOMINGO (26.02).
Comandados pelo técnico Marco Albuquerque, o Marcão, Thiago e Ferramenta venceram o duelo com os venezuelanos nas quartas-de-final. A dupla brasileira superou Fernando Ramos/Antonio Silva por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/18 e 18/16.
Também avançaram às semifinais as parcerias Marco Grimalt/Esteban Grimalt, do Chile, Farid Mussa/Leonard Colina, da Venezuela, e Guillermo Williman/Nicolas Zanotta, do Uruguai.
No feminino, Rebecca e Drussylla garantiram classificação superando as paraguaias Patricia Caballero e Gabriela Filippo por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/17. A dupla comandada pela campeã olímpica Jackie Silva disputará o título com Maria Nieto/Karina Cardozo, do Uruguai, e Ana Galais/Virginia Zonta e Gabriela Albano/Lucia Forguez, ambas da Argentina.
O Brasil vem dominando a temporada 2011/2012 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.
Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o Brasil foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio. Na última semana, no Peru, Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide mantiveram a bandeira verde e amarela no topo do ranking continental.

SUPERLIGA FEMININA 11/12: Em casa, Sollys/Nestlé vence a Usiminas/Minas

 A festa estava armada, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), para celebrar, neste SÁBADO (25.02), o aniversário da levantadora Karine e a equipe da casa fez a sua parte. Ao som de “Parabéns a você”, o Sollys/Nestlé (SP) comemorou a vitória sobre a Usiminas/Minas (MG) por 3 sets a 0 (25/18, 25/19 e 25/23), em 1h21 de jogo. A partida foi válida pela sétima rodada do returno da Superliga feminina de vôlei 11/12.
O resultado manteve o Sollys/Nestlé na vice-liderança, com 46 pontos (15 vitórias e três derrotas). Já a Usiminas/Minas está em quinto lugar, com 35 pontos (13 resultados positivos e cinco negativos).
Na próxima rodada, o time de Osasco lutará por mais uma vitória contra o Pinheiros (SP), às 20h desta TERÇA-FEIRA (28.02), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP). A Usiminas/Minas buscará a reabilitação, em casa, contra a Unilever (RJ), também na terça-feira às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). O Sportv transmitirá ao vivo.
A levantadora Karine, aniversariante do dia, que entrou na partida no terceiro set, fez questão de comentar o carinho da torcida. “Tenho que agradecer o carinho do público e das minhas companheiras. Estou muito feliz”, disse a jogadora.
Sua companheira de equipe, a ponteira Jaqueline foi o destaque do confronto. A atacante foi a maior pontuadora da partida, com 14 pontos (nove de ataque, quatro de bloqueio e um de saque). A central Adenízia, da equipe de Osasco, também teve uma boa atuação, com 13 acertos (sete de bloqueio e seis de ataque). O bloqueio foi uma das armas na vitória da equipe da casa. Ao todo foram 16 pontos neste fundamento.
“É sempre muito difícil bloquear os ataques das cubanas. Quando conseguimos temos que comemorar muito. Treinamos muito durante o carnaval e hoje deu tudo certo”, afirmou a campeã olímpica Jaqueline.
O jogo
A central Natasha, da Usiminas/Minas, coseguiu um belo bloqueio sobre um ataque de Thaisa e abriu o marcador para a equipe mineira. O jogo começou equilibrado. No primeiro tempo técnico, a vantagem era do time da casa (8/7). Depois de uma boa sequência de saques da levantadora Fabíola, a diferença em favor do time de Osasco subiu para três pontos (10/7). As mineiras reagiram no final do set, mas o Sollys/Nestlé venceu a primeira parcial por 25/18.
A Usiminas/Minas veio para o segundo set com uma alteração no meio de rede. Entrou Dani Suco e saiu Fernanda Ísis. A vitória no primeiro set fez bem para o time de Osasco, que abriu dois pontos na primeira parada técnica (8/6). O saque e o bloqueio do Sollys/Nestlé incomodavam a equipe mineira. Com um ponto de contra-ataque da central Thaisa, a diferença subiu para seis (15/9). A Usiminas/Minas continuou cometendo muitos erros, e o time de Osasco fechou o segundo set por 25/19.
O início da terceira parcial foi marcado por erros das duas equipes. O Sollys/Nestlé conseguiu um ponto de bloqueio sobre um ataque da cubana Daymi e abriu três (14/11). A Usiminas/Minas empatou o placar depois de uma boa sequência de saques da ponteira Mari Paraíba (18/18). O set seguiu equilibrado até o final, mas a equipe de Osasco venceu o set por 25/23 e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPES
SOLLYS/NESTLÉ – Fabíola, Hooker, Jaqueline, Tandara, Adenízia e Thaisa. Líbero – Camila Brait
Entraram – Karine e Ivna
Técnico – Luizomar de Moura
USIMINAS/MINAS – Claudinha, Daymi, Herrera, Mari Paraíba, Natasha e Fê Isis. Líbero – Tássia
Entraram – Carol, Carla e Dani Suco
Técnico – Jarbas Soares
SUPERLIGA FEMININA 11/12
SÉTIMA RODADA O RETURNO
24.02 (SEXTA-FEIRA) – Vôlei Futuro 3 x 0 Pinheiros (25/19, 25/18 e 25/19),em 1h33 de jogo, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
MAIOR PONTUADORA – Joycinha (Vôlei Futuro), com 17 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Ana Tiemi (Vôlei Futuro)
24.02 (SEXTA-FEIRA) – Sesi-SP 3 x 2 Rio do Sul (21/25, 25/19, 25/14, 22/25 e 15/10), em 2h15 de jogo, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
MAIOR PONTUADORA – Ellen (Rio do Sul), com 22 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Elisângela (Sesi-SP)
24.02 (SEXTA-FEIRA) – Mackenzie/Cia do Terno 3 x 0 BMG/São Bernardo (25/22, 25/22 e 25/10), em 1h19 de jogo, no Mackenzie, em Belo Horizonte (MG)
MAIOR PONTUADORA – Gabriela (Mackenzie/Cia do Terno), com 15 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Gabriela (Mackenzie/Cia do Terno)
24.02 (SEXTA-FEIRA) – São Caetano 0 x 3 Banana Boat/Praia Clube (20/25, 28/30 e 18/25), em 1h33 de jogo, no Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP)
MAIOR PONTUADORA – Monique (Banana Boat/Praia Clube), com 19 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Giovanna (Banana Boat/Praia Clube)
24.02 (SEXTA-FEIRA) – Macaé Sports 0 x 3 Unilever (24/26, 24/26 e 16/25), em 1h27 de jogo, no Juquinha, em Macaé (RJ)
MAIORES PONTUADORAS – Neneca (Macaé Sports) e Mari (Unilever), com 14 pontos cada
TROFÉU VIVAVÔLEI – Mari (Unilever)
25.02 (SÁBADO) – Sollys/Nestlé 3 x 0 Usiminas/Minas (25/18, 25/19 e 25/23), em 1h21 de jogo, no José Liberatti, em Osasco (SP)
MAIOR PONTUADORA – Jaqueline (Sollys/Nestlé), com 14 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI – Jaqueline (Sollys/Nestlé)