segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SUPERLIGA MASCULINA 11/12: Vôlei Futuro enfrenta o Vivo/Minas para manter a liderança

 Antes da pausa carnavalesca, o Vôlei Futuro (SP) assumiu a liderança da Superliga masculina de vôlei 11/12 ao superar a Cimed/SKY (SC) por 3 sets a 0. Para se manter no topo da tabela, a equipe de Araçatuba buscará, nesta SEXTA-FEIRA (24.02), às 21h, uma vitória contra o Vivo/Minas (MG), no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). A partida, válida pela sétima rodada do returno, terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
O Vivo/Minas, que aparece em quinto lugar na tabela, com 33 pontos (12 vitórias e cinco derrotas), promete dificultar a vida do Vôlei Futuro. No primeiro turno, os mineiros venceram o time de Araçatuba por 3 sets a 1. Para Marcelo Fronckowiak, treinador do Vivo/Minas, o jogo tem tudo para ser disputado.
“A tônica para essa partida é a mesma de toda a competição: equilíbrio. Quando os enfrentamos no primeiro turno, eles também estavam na liderança. É a mesma situação, e isso mostra o quanto eles são bons e têm uma trajetória interessante”, afirma Marcelo, que ainda comentou o fato de as duas equipes terem o melhor ataque do torneio. O Vivo/Minas está na liderança do fundamento, com 38,05% de aproveitamento, seguido de perto pelo Vôlei Futuro, com 38,03%.
“É um conjunto. Os atacantes estão se destacando porque os times têm uma boa recepção, e os levantadores, que são experientes, fazem a diferença. Marcelinho e Ricardinho são de nível mundial e isso muda qualquer partida”, garante Fronckowiak.
Pelo lado do Vôlei Futuro, o técnico Cezar Douglas espera que sua equipe aproveite o bom momento na competição (a equipe de Araçatuba está invicta no segundo turno, com seis vitórias) e o fato de jogar em casa.
“Vamos buscar reverter o resultado do primeiro turno, quando eles sacaram muito bem e nós não conseguimos ser eficientes nos fundamentos. Estamos bem na competição e vamos jogar dentro de casa, com o calor da nossa torcida, para conseguir essa vitória”, explica Cezar Douglas, que ainda analisou a equipe mineira.
“Além da consistência no ataque, eles melhoraram muito na recepção. O Filip tem se destacado, mas não só ele. O grupo todo do Vivo/Minas está bem. Temos que ser eficientes no saque, na defesa e no bloqueio, além de tentarmos trabalhar com a primeira bola para fugir da marcação de bloqueio deles”, diz Cezar Douglas.
Duelo de pontudores
O confronto entre o Vôlei Futuro e o Vivo/Minas marcará o encontro dos dois maiores pontuadores da competição. O oposto Lorena, da equipe de Araçatuba, lidera as estatísticas, com 321 pontos, enquanto o atacante tcheco Filip, do time mineiro, aparece logo em seguida, com 296 acertos. Outro duelo interessante será entre os dois atacantes mais eficientes da competição. O ponteiro cubano Camejo, do Vôlei Futuro, tem o melhor ataque, com 44,41% de aproveitamento. Já o ponteiro Lucarelli, do Vivo/Minas, é o segundo mais eficiente no fundamento, com 44,02%.
RJX enfrenta o BMG/São Bernardo
No outro jogo da rodada, nesta sexta-feira, o RJX (RJ) buscará a reabilitação na competição contra o BMG/São Bernardo (SP), às 19h30, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). A partida terá transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo. Na última rodada, os cariocas foram derrotados pelo Vivo/Minas por 3 sets a 0.
As duas equipes têm campanhas similares no torneio e brigam por uma vaga no playoff que reunirá as oito melhores. O RJX está em sexto lugar, com 27 pontos (nove resultados positivos e oito negativos), enquanto o BMG/São Bernardo aparece em sétimo, com 26 pontos e a mesma campanha dos cariocas. O RJX está na frente por ter um maior número de vitórias por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1.
O atacante Dante, do RJX, comentou a importância do confronto para ambas as equipes. “Temos um objetivo, que é a vaga para os playoffs, para isso, precisamos vencer. Vamos jogar em casa, onde estamos invictos há alguns jogos, a equipe cresceu, evoluiu no campeonato e contamos com o apoio do nosso torcedor. O BMG/São Bernardo é um bom time, que está em situação parecida com a nossa, e uma vitória vale praticamente dobrado, pois subimos na tabela e abrimos uma vantagem maior para eles. Faltam poucos jogos para o fim da fase de classificação e precisamos de uma arrancada, vamos atrás de vitórias, sempre pensando em um jogo de cada vez”, garante Dante.
Na equipe do BMG/São Bernardo, o levantador Paulo Renan vê a partida contra o RJX como uma decisão.
“Como no primeiro turno é uma briga direta pela sexta colocação, por isso sabemos que eles virão com a força máxima, sem contar que eles estão em um outro momento na competição. Temos que lembrar que fomos capazes de vencê-los em casa por que jogamos bem. Será um jogo bem difícil, mas sabemos que podemos surpreender novamente”, conclui o levantador da equipe do ABC Paulista.
Outros jogos
A sétima rodada do returno será finalizada neste SÁBADO (25.02), com mais quatro confrontos. O Sesi-SP jogará com o BMG/Montes Claros (MG), às 11h, no ginásio Vila Leopoldina, em São Paulo. Às 19h, o Volta Redonda (RJ) receberá a Medley/Campinas (SP) no ginásio Ilha São João, em Volta Redonda (RJ).
O Londrina/Sercomtel (PR) duelará com a UFJF (MG), no ginásio da UFJF, em Juiz de Fora (MG) e o Sada Cruzeiro (MG) terá pela frente a Cimed/SKY (SC), às 21h, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário